|
Vista da fachada do Hospital Municipal em reforma, Icatu, Maranhão, Brasil |
Os pacientes que estão procurando socorro médico no hospital improvisado do município de Icatu (MA), distante 133 de São Luís, sofrem ameaças de serem colocados no chão. Na última segunda-feira,2, um paciente procurou o antigo estádio municipal de futebol com fortes dores na barriga.
Era meia-noite, no entanto, não havia nenhuma maca disponível no estádio, transformado em hospital de pronto atendimento. Uma vergonha!
O descaso foi tanto, que as atendentes, para dar lugar ao paciente, tiveram que desocupar uma maca em que estava o corpo de uma criança que residia no Povoado Salgado, que teria morrido há poucas horas.
De acordo com pacientes que estavam no "hospital", a situação da saúde pública de Icatu está ficando insustentável. Muitos leitores escreveram e-mails para a redação do blog para saber se não estão mais sendo transferidos recursos para o município, devido ao abandono da área da saúde pela administração municipal.
Em pesquisa ao portal da transparência da CGU, o blog verificou que somente no ano passado o Governo Federal repassou mais de R$ 3 milhões para ser aplicado nos seguintes programas: saúde da família, agentes comunitários, vigilância sanitária, farmácia básica e vigilância epidemiológica.
Do Blog de Icatu