Pedra Caída, em Carolina |
O ministro do Turismo do governo Dilma Rousseff, Pedro Novais, indicado pelo PMDB (Sarney diz que não foi ele), não tem afinidades com o eleitorado das cidades com potencial turístico no Maranhão. Novais tem fama de só pisar no estado quando é para renovar o mandato ou inaugurar obras resultante de emendas parlamentares de sua autoria. Tem obtido êxito como deputado turista em sua própria base. Não é à toa que está no sétimo mandato. Nas eleições passadas retornou como deputado federal para Brasília com 89.658 votos, o nono de sua coligação e o décimo entre os eleitos pelo Maranhão para a Câmara.
Margem do Rio Corda, em Barra do Corda |
No destino vislumbrado por Novais o atual prefeito Manuel "Nenzim", desviou mais de R$ 50 milhões e livrou-se das algemas da PF com uma liminar obtida com a bênção do senador José Sarney (PMDB-AP).
A votação de Novais foi apenas 0,07% dos 36.998 votos válidos no primeiro turno em Barra do Corda. Cresceu em relação à anterior, de 2006, quando novamente eleito, Pedro Novais Lima obteve apenas sete votos dos 37.922 eleitores que compareceram às urnas. Nesse pleito 48.241 estavam habilitados para participar do pleito no município.
Nas cidades potencialmente turísticas no Maranhão sua performance eleitoral é sofrível. Em Barrerinhas, por exemplo, cidade portal dos Lençóis Maranhenses, Novais teve 45 votos no primeiro turno das eleições de 2006, entre 25.060 votos válidos. Na época o município contava com 30.724 cadastrados. Nas eleições passadas, Novais conquistou 68 votos dos 26.810 votos válidos.
Igreja do Carmo, construção do Século XVII, em Alcântara |
Em Alcântara, cidade fundada em 1648, nem se fala. Nas eleições de 2006, para não dizer que não saiu sem nada, ganhou um voto dos 11.448 eleitores participantes do pleito no município que já esperou um rei que nunca nem chegou. Em 2010 teve sete votos na cidade tombada pelo patrimônio nacional. No município de Carolina, outro polo turístico do Maranhão onde está Cachoeira de Pedra Caída, Novais teve apenas 43 dos mais de 11 mil votos válidos em 2010.