Quase meio século depois de apresentar no palco do Teatro Arthur Azevedo o espetáculo de teatro "Meu Tio Iauaretê" (foto à direita), baseado no obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa, Cacá Carvalho, um dos mais brilhantes atores brasileiros estará de volta a São Luís na próxima semana.
Cacá Carvalho é conhecido do grande público pela interpretação do personagem Jamanta na novela da Globo "Torre de Babel". Tão marcante foi a personagem a ponto de retornar no elenco de "Belíssima", na programação de novela das oito da emissora.
Desta vez ele expõe sua veia de diretor teatral na peça "O Homem Provisório" (foto à esquerda), também baseada em Guimarães Rosa, montada pela Casa Laboratório para as Artes do Teatro.
O espetáculo foi gestado em pleno sertão do Cariri, precisamente na cidade de Nova Olinda, local do retiro artístico de Cacá Carvalho. Trabalhando com crianças e adolescentes, iluminado pelo intenso sol do sertão, a Casa acabou abordando novamente a obra de Rosa.
Uma dúzia de xilogravuras de Nilo contribuem para retratar esse universo paralelo vivo na obra do autor de "Grandes Sertões Veredas", obra inspiradora de 'O Homem Provisório".
A densidade da linguagem de Rosa foi abrandada pelos versos de cordel na linha de Patativa do Assaré do poeta Geraldo Alencar, autor dos 120 sonetos que alinhavam o texto em cena.
"O Homem Provisório" dirigido por cacá Carvalho será apresentado em São Luís nos dias 3 e 4 de junho, no Teatro Alcione Nazaré em duas sessões no primeiro dia ( 18h00 e 20h30) e apenas uma (20horas) no segundo dia. Um oportunidade para fomentar um debate sobre teatro e nossos horizontes.