O governo federal vai treinar 15 policiais militares e guardas municipais de cada estado para combater o tráfico e o consumo de crack. O anúncio do treinamento foi feito na sexta-feira,26, pelo secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Bakestreri, durante reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, CBDD, na sede do Movimento Viva Rio, no Rio de Janeiro.
“O crack é uma droga que possui uma nova característica. É vendida nas ruas, não em pontos específicos, em pequenas quantidades e por baixos valores. Nossa polícia ainda não tem khow how para combatê-la”, explicou.
Balestreri aproveitou o encontro também para defender alterações na legislação sobre as drogas. Ele sustentou que é preciso tratar de maneira diferenciada os pequenos e grandes traficantes.
“Hoje, a política de enfrentamento ao tráfico de drogas não é inteligente.È preciso alterá-la. Não podemos penalizar o pequeno traficante da mesma forma que aquele que produz em escola industrial”, orientou.
De acordo com o secretário,cerca de 90 mil pessoas estão presas por tráfico de drogas no país. Deste grupo, 90% são réus primários. Têm bons antecedentes e foram presos com pequena quantidade de droga.
“E sabemos que os presídios funcionam como escola de crime”, completou.
A idéia da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia é encaminhar ao Congresso um projeto de lei que trate do assunto.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!