A deputado estadual Gardênia Castelo (PSDB), filha do prefeito João Castelo, também tucano, não gostou nada da programação desenhada pela Fundação Municipal de Cultura, FUNC, para o arraial oficial da Prefeitura de São Luís montado na Praça Maria Aragão.
A temporada de festas patrocinada pela Prefeitura foi dada ontem, 1º de junho, e se estenderá até o dia 4 de julho. Serão 34 dias de programação junina desenvolvida no local. Das 154 apresentações programadas para acontecer nesse período, 31 foram reservadas aos grupos filiados à Liga Independente dos Bumba-meu-boi.
Desde o ano passado, primeiro da atual administração, a última palavra sobre programação - e tudo da administração municial - é da parlamentar filha do prefeito. Com a programação divulgada será difícil, mas não impossível, fazer modificações para atender ao eleitorado ligado aos grupos folclóricos.
Segundo o presidente da FUNC, o professor licenciado do curso de Comunicação da UFMA, Euclides Moreira Neto, no cadastro do órgão da prefeitura estão inscritas 686 brincadeiras juninas,entre grupos de danças, tambor de crioula, quadrilhas e bumba-meu-boi.
Embora os cantadores Humberto de Maracanã e Chagas da Maioba tenham participado da solenidade de abertura do projeto São Luís do São Luís, financiado pela Prefeitura de São Luís, os bois da Maioba e Macaranã ficaram de fora da programação da FUNC. Ambos são da Liga criada por Ricardo Murad.
No discurso de abertura do São João, o prefeito João Castelo disse que o arraial será um espaço para desopilamento do cidadão. "O que mais nos desgasta é o estress", afirmou o prefeito. Nenhuma palavra mais sobre a buraqueira que se transformou a ilha de São Luís. Estressada mesmo só a deputada Gardênia Gonçalves.
1 comentários:
OS BOIS da LIGA são do Estado do Maranhão e da cidade de São Luís. Não vamos fazer da nossa cultura um palanque eleitoreiro.
Postar um comentário
Comente aqui!!!