Fotografias da comunidade de São José de Pinho, no município de Codó, mostram crianças de uma pré-escola escrevendo de joelhos. Na escola improvisada em uma construção abandonada as crianças sentam no chão. Codó é a terra natal do deputado estadual, César Pires (DEM), ex-secretário de estado da Educação do governo Roseana e ex-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão.
Somente na metade deste semestre letivo as fotografias foram vistaw pelo promotor da Infância e Juventude de Codó,Helenilton Santos Júnior.
São dezenove crianças que não têm sequer uma carteira para estudar. São José de Pinho é uma das nove comunidades do assentamento Cit Novo Horizonte. Quase todos os moradores adultos são analfabetos.
São dezenove crianças que não têm sequer uma carteira para estudar. São José de Pinho é uma das nove comunidades do assentamento Cit Novo Horizonte. Quase todos os moradores adultos são analfabetos.
Na quinta-feira da semana passada, 1º de julho, o promotor junto com membros do Conselho Tutelar do município foram até o local, vistoriar a situação. Constataram o quadro deplorável.
O promotor Helenilton Santos Júnior convocou o responsável pela educação rural da prefeitura de Codó. Só depois de apresentadas as justificativas para o descaso comprovado é que pretende chamá-lo para assinar um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta. Se não houver acordo, o promotor ameaça “realmente”, enviar o caso para justiça.
Essa é a realidade do Maranhão que envergonha os membros do clã Sarney. Habituados a viver no bem bom os integrantes do grupo político que pleiteia permanecer no controle do poder do Estado renegam a realidade medonha enfrentada pelos maranhenses.
Em Codó, onde agora conta com a parceria política do prefeito Zito Rolim e descendentes da classe dominante refinada, a escola de São José de Pinho é apenas um dos problemas enfrentados pelos pobres, quase todos negros quilombolas.
Matéria da TV Mirante (Globo), de propriedade dos Sarney, mostrou as fotos que ainda são aguardadas pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado. Segundo a assessoria, as fotos da situação caótica da educação em Codó serão divulgadas para a imprensa. Resta aguardar o retrato da educação do Maranhão do atraso.
2 comentários:
Enquanto a sociedade não se conscientizar que somente através da participação popular teremos uma sociedade mais justa e igualitária para todos continuaremos presenciando absurdos como esse, ver crianças estudando com péssimas condições de aprendizagem.Por isso precisamos continuar denunciando.
Situações como essa são o resultado de anos e anos de descaso e falta de compromisso com o povo. Nos ultimos 16 anos 2 prefeitos se revezaram na ato de se apropriar do dinheiro publico e deixar as crianças do municipio nessa situação. E a bomba ficou nas mãos do Zito. Ainda bem que ele está sabendo como tirar o povo dessa situação. Todas as escolas do municipio estão sendo reformadas, pelo menos mais uma dezena construidas.
Postar um comentário
Comente aqui!!!