21 de jul. de 2010

Abstenção eleitoral no MA é uma das maiores no país

     Com crescimento eleitoral acima da média nacional o Maranhão apresenta uma curiosidade: o elevado número de abstenções. Com 4.324.696 habitantes aptos a votar, segundo divulgou o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, o Estado é o décimo primeiro dos 27 colégios eleitorais do país. O crescimento do eleitoral em relação às eleições gerais anteriores foi de 10,3%. No país o eleitorado é de 135,8 milhões. 
     Em 2006 o eleitorado era formado por 3.920.608 eleitores aptos a votar. Destes, cerca de um milhão se abstiveram de votar. Tanto na eleição para presidente quanto para governador do Estado. O índice de abstenção no Estado foi crescente entre o primeiro e segundo turnos. É um dos mais elevados do país.
     As abstenções dos eleitores na votação para governador do Estado corresponderam a quase 70% dos votos dados ao candidato eleito, Jackson Lago, que obteve 1.393.754. Brancos e nulos, que entram no cômputo eleitoral, foram também significativos: 387 mil no primeiro turno. No segundo houve uma pequena queda, quando 286 mil eleitores optaram por votar em branco ou anularam seus votos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!