DO RIO
Um blog e jornais ligados à candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão tentaram intimidar repórter da Folha que investigava indícios de compra de votos no Estado.
A repórter Elvira Lobato estava em São Luís apurando informações de que apoiadores da campanha de Roseana estavam supostamente pagando contas de eleitores pobres em troca de voto nela.
O dono de uma lotérica havia relatado que um homem chegou com centenas de contas de luz, água e telefone para pagar. Desembolsou R$ 10 mil em espécie. Como o dinheiro não foi suficiente para quitar todas as contas, saiu e voltou com mais R$ 10 mil.
Mesmo assim, faltou dinheiro. O homem então deixou na lotérica uma pilha de boletos não pagos dizendo que iria buscar mais dinheiro para saldá-los.
A repórter foi até a lotérica anteontem e conferiu os dados e fotografou contas de várias pessoas. Com os nomes e endereços dos donos das contas, ela chegou a suas casas. Nas ruas do bairro, onde moram pessoas de baixa renda, havia cartazes de Roseana e de Ricardo Murad -cunhado da peemedebista, ex-secretário de Saúde e candidato a deputado estadual.
A procuradora Carolina da Hora Mesquita abriu procedimento administrativo para apurar se as contas foram pagas em troca de votos.
BLOG
No mesmo dia, o "Blog do Décio" -pertencente ao jornalista Aldenísio Décio Leite de Sá e hospedado no site do jornal "O Estado do Maranhão", pertencente à família Sarney- postou nota com o título: "Folha prepara novo factóide contra Roseana".
O blogueiro publicou foto da jornalista, com o número do celular dela. A repórter começou então a receber telefonemas e mensagens com insultos e ameaças.
"O jornal Folha de S. Paulo está preparando um novo factóide para tentar atingir a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB). A repórter do jornal Elvira Lobato esteve reunida hoje pela manhã com Aderson Lago e Aziz Santos [assessores de Jackson Lago, adversário de Roseana] para colher deles algumas informações no sentido de embasar suas matérias", escreveu o blogueiro.
Uma das mensagens enviadas ao celular da repórter dizia: "Você envergonha a classe (...). Bandida, deixe o Maranhão em paz!"
A repórter esteve com assessores de Lago em busca de notícias sobre a queda de helicóptero usado na campanha. Os assessores disseram à repórter ter ouvido relatos de compra de votos.
O post de Décio Sá foi reproduzido na íntegra pelo jornal "Tribuna do Maranhão", de Timon (MA), e por diversos outros blogs de linha governista no Estado.
A Folha ligou para Décio Sá, que não quis explicar as razões sobre o que escreveu: "Foi uma informação que recebi", disse antes de desligar.
A campanha de Roseana Sarney não se manifestou até a conclusão desta edição.
Em julho de 2009, o mesmo Décio Sá já havia tentado constranger o trabalho do repórter da Folha Hudson Corrêa, enviado especial do jornal ao Maranhão para investigar um suposto desvio de verba pública pela Fundação José Sarney.
Décio chegou a escrever no blog, citando o nome de Corrêa, que o jornalista preparava "novo factóide" contra Sarney e conspirava com o PSDB. Também relatava, distorcendo os fatos, os passos do repórter em São Luís.
Da Folha de S. Paulo
1 comentários:
Querida,
É por causa de profissionais assim que se beneficiam da máquina pública às custas da miséria do povo maranhense que temos uma luta árdua contra esta familia degenerada. Entenda não é regra esse tipo de atitude. ´Nós Maranhenses queremos A ROSEANA FORA e toda essa cambada espoliadora das riquezas deste estado.
Postar um comentário
Comente aqui!!!