Com 99,80% dos votos apurados até as 23h deste domingo (3), o candidato a deputado federal Francisco Everardo de Oliveira (PR), o palhaço Tiririca, tinha 1.350.438 votos, o maior número já obtido desde a eleição do candidato Enéas Carneiro (Prona), morto em 2007, que em 2002 recebeu 1,571 milhão de votos.
Tiririca, estreante na política, obteve mais que o dobro do segundo candidato a deputado federal mais votado, Gabriel Chalita (PSB), que tinha até o horário 559.118 votos.
Chalita já foi secretário de Educação do Estado de São Paulo, quando ainda era coligado ao PSDB.
Suposto analfabetismo
A escolaridade de Tiririca, no entanto, chegou a ser objeto de investigação: a PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo) questionou a documentação que informava a respeito da escolaridade do candidato.
Como a candidatura foi deferida no dia 19 de agosto, no entanto, a procuradoria decidiu que a presença dele na disputa seria mantida.
No entanto, Tiririca pode não assumir o cargo de deputado federal mesmo se vencer as eleições, se a procuradoria constatar irregularidade nos documentos que informam a escolaridade dele.
Se for comprovado que Tiririca é analfabeto, ele pode ser vetado por inelegibilidade constitucional, conforme artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal.
R7
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!