Mestre Joaquim Carlota |
Rabequeiros de vários estados brasileiros se revezaram no palco no 4º Festival da Rabeca, em Bom Jesus (645 km de Teresina), no Piauí, na abertura do evento na quinta-feira,11. Neste sábado,13, terceiro e último dia da 4ª edição do Festival o grupo Eistein, de Portugal será a última atração do Salão da Serra de Bom Jesus. O grupo de teatro traduz em cena infantil as descobertas e invenções do gênio.
Uma inovação dentro do festival é o “Projeto Rabeca Itinerante”, onde mestres rabequeiros do festival, como o bomjesuense Joaquim Carlota (foto), se apresentam em vários pontos de Bom Jesus e arredores no intuito de divulgar a música e a cultura rabequeira. A ideia é que a cada dia de festival um mestre rabequeiro faça um concerto dentro do cotidiano de várias cidades próximas a Bom Jesus. As cidades de Cristino Castro, Currais, Redenção do Gurguéia e Santa Luz devem receber o projeto itinerante.
Também de Portugal, o grupo “Velha Gaiteira” se apresentou na sexta-feira. Durante o evento foi realizada uma oficina que ensina tocar rabeca também acontece na cidade.
O trio “Velha Gaiteira” de Portugal apresentou músicas regionais do norte de Portugal, tendo a gaita de fole como principal instrumento. Formado há mais de uma década o grupo já se apresentou na Espanha, França e Eslovênia. Esta é a primeira vez que o trio se apresenta no Brasil. “Estamos muito felizes de estar aqui. Conheci a rabeca através de um documentário”, relata Ricardo Santos.
Com informações de assessorias
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!