24 de fev. de 2010

Rodrigo Comerciário será fiel da balança na decisão sobre alianças no PT estadual

Rodrigo Comerciário (foto) será o fiel da balança no encontro estadual do Partido dos Trabalhadores que decidirá sobre alianças nas eleições de outubro deste ano. Comerciário, ex-candidato a vice-prefeito na chapa do deputado Flávio Dino (PCdoB) na eleição município de 2008 de início era defensor da aliança com os partidos do campo de esquerda.

Aparentemente a matemática petista é cartesiana. Dos 175 delegados, o deputado Domingos Dutra tem 38 delegados; Bira do Pindaré, 29; Augusto Lobato, 14, perfazando um total de 81.  Na tabuada do partido de Lula no Maranhão, a soma se completa com os 80 delegados, divididos entre o deputado Washington Luiz que possui 54; o secretário estadual de Trabalho, José Antônio Heluy detentor de 14 votos dos delegados e Fransuíla, com apenas 9. Eles pregam a aliança com o PMDB de Roseana Sarney (PMDB). Os outros 14 delegados (as) são de Rodrigo Comerciário. Dependerá destes a aliança ou não com o grupo peemedebista orientado pela Família Sarney.

É a segunda vez em que o sindicalista ocupa a posição de minerva. Na primeira, durante o Processo de Eleição Direta, PED, no ano passado, Rodrigo Comerciário manteve uma dubiedade obscura na disputa entre Augusto Lobato e Raimundo Monteiro.

Depois da resolução do 4.º Congresso Nacional do PT que deliberou que a palavra final será dada pelo Diretório Nacional em concordância com as Direções Estaduais; a não priorização da aliança com o PMDB e afirmou a necessidade de fortalecer o bloco da esquerda (PCdoB,PSB e PDT) haja vista que todos são da base apoio do Governo Lula.

Para o petista Silvio Bembem, cumprirá aos petistas maranhenses fazer a parte deles aprovando a tática com PT, PCdoB, PSB, PRB liderado por Flávio Dino - Governador e Bira -Senador no Encontro Estadual do PT/MA.

A primeira reunião do Novo Diretório do PT está marcada para o próximo sábado, 27. Na oportunidade será eleita a Comissão Executiva Estadual e marcada a data do Encontro Estadual, previsto para os dias 20 e 21 de março.

“Estamos trabalhando nesses dias para não deixar serem cooptados por Sarney. Essa deverá ser a nossa principal estratégia, para derrotar a turma da oligarquia dentro do PT/MA. Se ganharmos o Encontro de delegados(as) não terá intervenção com vem pregando a mídia da oligarquia”, conclui Bembem.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!