A semana será marcada pelos preparativos das convenções partidárias no final de semana, que oficializará as candidaturas à Presidência da República. O PT, PMDB e PV farão suas convenções em Brasília, enquanto os tucanos escolheram Salvador como sede, o que aumenta a expectativa de que o vice de Serra seja o deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM). O PT deve anunciar ainda hoje (7) o apoio ao PMDB de Minas Gerais para garantir a aliança nacional dos dois partidos.
Além do problema em Minas, onde o PT deve apoiar a candidatura de Hélio Costa ao Governo do Estado, mas sem a garantia do empenho dos petistas na campanha; o diretório nacional tem que resolver a questão do PT do Maranhão, que já aprovou o apoio à candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) ao Governo no Estado, mas os peemedebistas, liderados pelo senador José Sarney (AP), querem a aliança com Roseana Sarney, candidata à reeleição.
Para o PSDB, os problemas residem na escolha do vice para a chapa de José Serra. Com a negativa do ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) de integrar a chapa, os tucanos querem anunciar um vice nesta semana para não enfraquecer o lançamento oficial de Serra na convenção nacional do partido marcada para sábado (12).
Além de Aleluia, vice-presidente do DEM, também está sendo cogitado para o cargo o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), que já manifestou preferência em disputar a reeleição.
O PMDB também fará sua convenção nacional no sábado, em Brasília. Superada a crise das alianças regionais, o Partido deve confirmar a coligação com o PT, tendo Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara, como vice na chapa de Dilma Roussef.
Uma corrente encabeçada pelo líder da bancada na Câmara, Henrique Alves (RN), defende o adiamento da convenção para 27 de junho, mas Temer, que quer ser o vice, tenta acalmar os dissidentes. Alves chegou a dizer que sem o apoio do PT em Minas, o PMDB deve romper a aliança e ficar neutro na disputa presidencial.
Pela lei eleitoral, as convenções partidárias para definição dos candidatos devem ser realizadas entre os dias 10 e 30 de junho. O PV vai ratificar a candidatura da senadora Marina Silva (AC) à Presidência da República em Brasília, na quinta-feira (10). A convenção nacional do PT será no domingo (13), em Brasília. E o PCdoB deve confirmar o apoio à Dilma em convenção nacional, também em Brasília, na quarta-feira (16).
As convenções se aproximam aguardando a definição do efeito da lei sobre os candidatos Fichas Limpas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve responder, ainda esta semana, a consulta do PSDB sobre o alcance da lei sancionada pelo presidente Lula na última sexta-feira (4). Cabe ao TSE esclarecer se a norma valerá para as eleições de outubro ou apenas a partir do pleito de 2012.
Do Portal Vermelho
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!