A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) começa hoje a passar em revista a mídia mundial para mapear, até 2015, o quanto a mídia é democrática (ou não) nos 193 países membros.
"Será uma análise complexa: sobre o conteúdo, o grau de liberdade dos profissionais e o acesso das pessoas às diferentes mídias", diz Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil.
O trabalho conta como suporte dos consultores Toby Mendel (canadense) e Eve Salomon (inglesa).
Hoje será divulgada em www.unesco.org.br versão em português do documento "Indicadores de Desenvolvimento de Mídia", texto aprovado em 2008 pelo Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da organização.
O material mostra os cinco focos de análise, que se desdobram em mais de cem indicadores, uma tecnologia em desenvolvimento no escritório de Montreal do órgão.
São eles: composição do mercado, conteúdo veiculado, independência profissional, acessibilidade e composição das empresas (privadas, estatais ou públicas).
No próximo dia 23, o trabalho será discutido em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!