O Projeto “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade” é uma radionovela sobre a história de Negro Cosme e a guerra da balaiada no Maranhão. O Projeto foi premiado pelo Prêmio Roquete-Pinto, da Associação Brasileira de Rádios Públicas, Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobrás, na categoria Radiodramaturgia.
A realização é do Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite. “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade” será veiculado em todas as rádios públicas e educativas do país, como, por exemplo, na Radio Nacional de Brasília. No caso do Maranhão, o programa será veiculado na Radio Universidade FM e Rádio Timbira AM.
“A idéia de realizar uma radionovela sobre o contexto da guerra da balaiada no Maranhão partiu de Magno Cruz, que em 2001 nos procurou para montarmos o roteiro, iniciamos o projeto e paramos. Com o lançamento do Prêmio Roquete-Pinto, em abril deste ano, decidimos participar e fomos premiados. Infelizmente Magno Cruz, que assinaria roteiro junto comigo não esta mais entre nós. O projeto será em homenagem a ele “, afirma Elizandra Rocha, que assina a direção geral do programa.
“Dom Cosme – O Tutor da Liberdade” é baseado nas revistas em quadrinho “Negro Cosme e a guerra da balaiada”, de Magno Cruz e “ A guerra da balaiada” de Iramir Araujo. O Projeto tem direção geral de Elizandra Rocha, direção musical e sonoplastia de Neto de Nanã, direção de elenco de Lauande Aires. Assinam o roteiro Elizandra Rocha e Lauande Aires.
A realização é do Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite, que é uma instituição cultural do bairro da Liberdade que desenvolve ações na comunidade de afirmação da identidade étnico-cultural, de desenvolvimento artístico-cultural e valorização do pertencimento local, com base na religiosidade de matriz africana.
A instituição possui quatro ações continuas e prioritárias na Comunidade da Liberdade, o “Bloco Afro Netos de Nanã”, o “Cacuriá Libertos na Noite”, o “Cacuriá Mirim Sonho de Criança” e a “Escola de Capoeira de Angola Filhos de Nanã”. Desde 1999, a instituição desenvolve ações de construção da cidadania; formação artística profissional; resgate e fortalecimento da identidade étnico-cultural, por meio, de oficinas, seminários, cursos em diversas linguagens artísticas como: música, canto, capoeira, moda, teatro, dança, audiovisual, comunicação entre outros.
“Para a seleção de elenco na comunidade realizamos uma oficina de teatro, a fim de oportunizarmos as pessoas do bairro a participarem do projeto. Sendo o bairro da Liberdade um quilombo urbano, acreditamos que este momento é de reencontro com a história de nossos verdadeiros heróis que lutaram pela liberdade.” Afirma Neto de Nanã, coordenador geral da instituição e diretor musical do projeto.
A radionovela “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade” estará finalizada no final de setembro, devendo ser veiculada a partir de outubro deste ano.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!