O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, acusou o governo de financiar “blogs sujos” e praticar “patrulhamentos e perseguições sistemáticas” a jornalistas. Em discurso nesta quinta-feira (19/08), no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, o tucano afirmou que o PT ameaça a liberdade de imprensa.
“O PT, inclusive tendo colocado isso no projeto de governo que foi enviado à Justiça Eleitoral, defendeu o controle da imprensa, em documento que foi rubricado pela candidata”, criticou.
O candidato também criticou a TV Brasil, que, segundo ele, foi criada para servir de instrumento de poder para o partido.
"Boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos, como por exemplo da TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido”, disse.
Sem citar nomes, Serra também criticou a proximidade do governo brasileiro com países que não respeitam a liberdade de imprensa, como Venezuela, Cuba e Irã. “Em relação à política externa, o Brasil tem um carinho e uma amizade maior com esses países onde a liberdade de imprensa não existe”, afirmou.
No entanto, o candidato se recusou a responder três perguntas feitas por jornalistas ao fim do discurso. Ele foi questionado sobre a suposta falta de oposição no Brasil e sobre quais blogs sujos a que se referiu. E respondeu: “alguma outra pergunta?”.
No evento, Serra assinou a Declaração de Chapultepec, documento com dez pontos que defendem a liberdade de expressão.
Com informações de O Globo, Folha.com e R7
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui!!!