2 de mar. de 2010

Homenagens à Tancredo

de José Carlos M. Lobato *

Oh grande descobridor
que redescobriu o Brasil
com o seu sentimento
de fé e esperança
e seu amor varonil

Oh mártir da democracia
Oh grande conciliador
o maior presidente
que nos presidir
o presidente do amor

deixou a nação órfã
pois Deus para o céu levou
mas Tancredo,
descanse em paz,
pois viveremos seu exemplo de amor


* Toada do LP Bumba Meu Boi de Morros, de 1985, que teve apoio cultural do Grupo Arpaso.
Na contracapa do longplay um pequeno texto dos tempos em que a cultura não tinha o selo da subserviência oficial:

"No primeiro lançamento, o bumba-boi de Morros homenageou o seu fndador, o saudoso Zuza Lobato. Neste novo trabalho o coração do povo morroense é todo verde/amarelo no peito, numa homenagem ao idealizador da Nva República, Dr. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES.
E, em nome da Associação Buma-meu-boi de Morros, agradecemos a tofos, qe colaboraram direta e indiretamente destacando: dedequinho, Arsênio, Camelo e Oscar".

A música abria o lado A do LP gravado no Stúdio Sonato.  Sem eles não seria possível a realização deste trabalho



   No mesmo ano, o Bumba-meu-boi de Ribamar apresentou a toada "Brasil de Luto",de autoria e cantada por Cantanhede no LP partrocinado pelo Serviço de Imprensa e Obras gráficas do Estado - SIOGE, na administração de Fracisco Alves Camêlo. Na época, Bilu se apresentava como proprietário do grupo que além de Cantanhede tinah como amos e cantadores Preto e Josias. 
Na ficha técnica do LP Bumba-Meu-Boi de Ribamar era registrada a participação especial de: J. Câmara, prefeito de São José de Ribamar; Cervamar- Maranhense com muito orgulho; Fernando Martins, Diretor de transporte; e Oswaldo Gomes. O LP foi gravado no Estúdio Sonato em maio de 1985.

    Na mesma pegada o Boi de Maioba no LP "Terra de Gonçalves Dias" traqzia a toada "Novo presidente da Nação", um Lá vai composto por João Chiador com duração de 03`40``. O trabalho foi também financiado pelo SIOGE, com apoio da Eletroautopeças. João Chiador foi diretor artístico do trabalho produzido por M. Atan com capa de Geisa. O disco trazia 12 faixas, todas interpretadas por João Chiador.





     Tancredo Neves nasceu em 4 de março de 1910 em São João Del Rey (Minas Gerais). Foi eleito pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, representando a corrente contra Paulo Maluf.  Na véspera de tomar a posse, em 14 de março, o político foi internado em estado grave no hospital e o vice-presidente José Sarney assumiu o cargo. Morreu no dia 21 de abril de 1985, em São Paulo.

No Ato

Moradora do povoado Taparepeua, também conhecido como Jararaí depois de servir como locação para o filme "O Dono do Mar", em São José de Ribamar. Comum na região de mangue, o macaco prego está ameaçado de extinção afugentado pelas obras do programa Minha Casa, Minha Vida

Manchetes dos jornais

AQUI-MA - Caso Maura/Cohatrac: "Era só para assustar"

JORNAL PEQUENO - Bando assalta banco, faz reféns, leva 300 mil e toca fogo em carro

O ESTADO DO MARANHÃO - Terreno de R$ 2 mi pode ter motivado assassinato de casal

O IMPARCIAL - Enem: Ufma e IFA ainda oferecem 1432 vagas