3 de dez. de 2010

Plano Nacional de Cultura é sancionado pelo governo

    A lei que institui o Plano Nacional de Cultura ( PNC) e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais foi publicada nesta sexta-feira (3) no "Diário Oficial da União". São objetivos do PNC reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional brasileira; proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais, arquivos e coleções; universalizar o acesso à arte e à cultura e estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional.
     Há também, entre os objetivos do plano, a qualificação da gestão da área cultural nos setores público e privado, a profissionalização e especialização dos agentes e gestores culturais, a descentralização das políticas públicas de cultura e a consolidação dos processos de consulta e participação da sociedade na formulação das políticas culturais.
     Segundo a lei, compete ao poder público formular políticas públicas e programas que conduzam à efetivação dos objetivos, diretrizes e metas do PNC; garantir a avaliação e a mensuração do desempenho do plano e assegurar sua efetivação pelos órgãos responsáveis.

Encontro reunirá bancada do Nordeste e governadores

    Um evento organizado pelo deputado federal baiano Zezéu Ribeiro (PT) reunirá os deputados federais da bancada do Nordeste e os governadores da região eleitos. O encontro – um café da manhã - será na próxima quarta-feira (8), na Conferência Nacional da Indústria, em Brasília. O objetivo da reunião é discutir os rumos da política regional durante os próximos quatro anos, ou seja, durante o governo Dilma.

5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - Programação desta sexta,3


13h30
DOIS MUNDOS – Thereza Jessouroun (Brasil, 15 min, 2009, doc)
AMÉRICA TEM ALMA - Carlos Azpurua (Bolívia/ Venezuela, 70 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

15h30
VLADO, 30 ANOS DEPOIS - João Batista de Andrade (Brasil, 85 min, 2005, doc)
Classificação indicativa: 14 anos

17h30
A HISTÓRIA OFICIAL - Luis Puenzo (Argentina, 114 min, 1985, fic)
Classificação indicativa: 12 anos

19h30
XXY - Lúcia Puenzo (Argentina/ França/ Espanha, 86 min, 2006, fic)
Classificação indicativa: 16 anos

Vale poderá transportar combustível da Refinaria Premium do Maranhão

    A Petrobras está negociando com a Vale para transportar pela ferrovia da mineradora o combustível que será processado na Refinaria Premium do Maranhão, a partir de 2014. Segundo o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa Costa, o objetivo é atender a região Centro-Oeste com o combustível a ser processado na unidade. "Hoje os vagões seguem cheios de grãos e minério para o Porto de Itaqui (MA), mas voltam vazios", afirmou.
    A idéia é instalar sobre estes vagões tanques de armazenamento modulares para receber o combustível. De acordo com Costa, a Refinaria do Ceará deverá atender o mercado externo, apenas se não houver demanda excedente no mercado interno. "Então, há a possibilidade de se usar esses mesmos vagões com tanques modulados, tipo contêineres no formato de tanque para produto. Uma parte desses vagões também voltam vazios e nós podemos usar produto de refino, em relação a parte de petróleo para suprir o Centro-Oeste", comentou, acrescentando que o abastecimento feito por caminhões não é a melhor logística para suprir a região.
Do Monitor Mercantil

Tadeu Palácio se oferece para ser o candidato a prefeito do grupo Sarney

    O ex-prefeito de São Luís e ainda Secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio (hoje filiado ao PMDB), afirma que está pronto para disputar a cadeira de Castelo com o mesmo e outros mais. Não confirmado para permanecer no cargo pela governadora Roseana Sarney (PMDB), a partir de janeiro, Tadeu disse faz um rewind da sua história política para provar que sempre ao lado do grupo Sarney.
    "Quando fui vice na chapa de Jackson Lago (PDT) ele teve apoio da governadora Roseana (em um de seus ene mandatos)", diz o ex-pedetista.
    Tadeu Palácio assumiu a prefeitura de São Luís em abril de 2002 com o afastamento do titular que se desincompatibilizou para a segunda disputa pelo governo do Estado. Sua primeira medida foi dar uma espanada nos pedetista que comandavam o cofre da prefeitura, notadamente o secretário de Fazenda, Aziz Santos.
     Como consequência do saneamento, Tadeu Palácio passou a ser olhado com hostilidade pelos velhos comandantes do socialismo moreno na ilha de Upaon-Açu. Pense em algo esdrúxulo. O troco veio em 2008, quando o PDT turbinou a campanha de Castelo com a militância remunerada e com dinheiro do erário estadual.
    Agora Tadeu diz que ao grupo Sarney. O último ingênuo do grupo ainda não nasceu.
Com informações do Atos & Fatos

Ouça a entrevista de Lula às rádios comunitárias

Frase do dia

Lula disse que se um dia perguntarem a ele a razão do sucesso do seu governo, já tem a resposta pronta: “Porque fizemos o óbvio”.

Juca Ferreira não deve permanecer no MINC

Ao coro de "Fica, Juca!", pedidos da plateia presente à cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural no Rio de Janeiro,na noite de ontem,2, para permanência do ministro da Cultura, o baiano Juca Ferreira, o presidente Lula o comparou com os pedidos dos torcedores brasileiros para que Pelé não se retirasse dos gramados, no início da década de 1970, e deu a pista: “Homens como você não precisam de cargo para fazer as coisas pela Cultura e por este País”.

No Painel da Folha de S. Paulo

Oportunidade O PT cogita abdicar da primeira secretaria do Senado,posto a que terá direito por ser a segunda maior bancada, em troca da primeira vice. Como José Sarney (PMDB-AP) reconduzido à presidência e cada vez mais afastado da rotina da Casa, o partido aposta que o vice ficaria com um bom naco do comando.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA - Golpe!:A arte do crime
ATOS & FATOS - Bom para o Maranhão: Edison Lobão confirmado ministro de Dilma Rousseff
JORNAL A TARDE - Castelo assina contrato para construção de casas do Programa Pró-Moradia‏
JORNAL EXTRA - Moradia para o povo: João Castelo assina contrato para construção 596 casas
JORNAL PEQUENO - Petrobras quer reduzir custo de refinarias no MA e no CE
O DEBATE - Ministério Público contra bandeira 2 nos táxis
O ESTADO DO MARANHÃO - Dengue avança em São Luís
O IMPARCIAL - Sem espírito de Natal
TRIBUNA DO NORDESTE - Castelo assina contrato para construção de 596 casas