26 de mai. de 2010

Museu de Tudo: Em São Luís, ônibus sobe rua do Egito na década de 60

Comissão sobre curso superior de jornalismo será instalada nesta quarta na Câmara Federal

     A comissão especial da PEC sobre a obrigatoriedade de curso superior em jornalismo será instalada hoje. A comissão analisará a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
     A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em novembro do ano passado.
     Na reunião, marcada para as 14h30 no plenário 14, também serão eleitos o presidente e os vices e escolhido o relator.

Um caso exemplar onde a Justiça não falhou

Sob o título "Amor Incondicional" (*), a revista eletrônica "Via Legal", do Conselho da Justiça Federal, trata do caso do engenheiro mecânico Adolfo Celso Guidi, de Curitiba (PR), que descobriu há doze anos que seu filho, Vitor, tinha uma doença incurável e degenerativa. A revelação mudou a sua vida. Para salvar o filho, ele perdeu o emprego e endividou-se.
      O engenheiro não imaginava que, anos depois, viveria uma situação surpreendente na Justiça.
      "É uma questão de decisão. Eu decidi lutar pela vida dele", diz Adolfo a Analice Bolzan, apresentadora do "Via Legal".
      Adolfo passou a estudar a doença do filho na biblioteca da Faculdade de Medicina e na internet. Fez pesquisas e contatos por correspondência com especialistas em vários países. Há nove anos, Vitor toma enzimas descobertas pelo pai obstinado.
     A dedicação ao filho interrompeu a vida profissional do engenheiro. "Não sobrou para pagar a prestação da casa", diz. O imóvel foi a leilão.
     Para não perder o bem, Adolfo entrou com uma ação na Justiça Federal. Nas audiências, contou a história de Vitor e por que deixara de pagar as prestações.
     "Quando tudo caminhava para a desocupação do imóvel, a Justiça encontrou uma saída inédita", diz a narradora.
     "Expedir um mandado de desocupação, sabendo de toda a história, seria muito penoso, muito difícil", diz Anne Karina Costa, juíza federal. "Então, surgiu a ideia de utilizar os valores das prestações pecuniárias da Vara Criminal para quitar o financiamento" [Prestações pecuniárias são as penas pagas em dinheiro pelos condenados da Justiça].
      Sensibilizada com a história de Adolfo, a juíza enviou ofício para a Vara Criminal de Curitiba, solicitando a possibilidade de utilizar os recursos do órgão, diante da excepcionalidade do caso.
      Em ação conjunta que envolveu juízes federais, Ministério Público Federal, conciliadores e procuradores da CEF, houve a quitação da dívida de cerca de R$ 48,5 mil.
     Maria Teresa Maffia, conciliadora da Caixa Econômica Federal, participou das audiências de conciliação para reaver as 120 prestações vencidas. Houve retirada dos juros moratórios. "Foi a melhor experiência que eu tive até hoje", diz ela. O advogado que atuou no caso abriu mão dos honorários.
     "Hoje, Vítor é o único no mundo a superar 12 anos de vida com a doença", diz Analice Bolzan.
     Como Adolfo mantém uma pequena oficina mecânica em casa, a perda do imóvel representaria também a perda de sua fonte de renda.
(*)
A matéria foi exibida no "Via Legal" edição nº 392 em 11/03/2010. O programa é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os cinco Tribunais Regionais Federais. Já recebeu vários prêmios na área de Direitos Humanos ao apresentar casos que ilustram a luta do cidadão pela conquista dos seus direitos.

Do Blog do Frederico Vasconcelos

Manchetes dos jornais

ATOS & FATOS - Castelo dá 6% de aumento e justiça ainda suspende greve
CORREIO DE NOTÍCIAS - Cutrim se defende da acusação de tortura
JORNAL A TARDE - Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores do município
JORNAL EXTRA - Justiça determina volta dos professores ao batente
JORNAL PEQUENO - Notícia de queda de secretário de saúde irrita Roseana Sarney
O DEBATE - Iniciado censo escolar
O ESTADO DO MARANHÃO - Greve de professores é ilegal
O IMPARCIAL - Justiça decreta ilegal greve de professores
O QUARTO PODER - Deputado denuncia "compra' de petistas