3 de mar. de 2011

Carnaval de São Luís (MA) 2011 - Bloco Unidos da Madre Deus na Passarela do Anel Viário

Lobão está em alta, enquanto Novais não fede nem cheira na equipe de Dilma Rousseff

    Lobão é imexível na Esplanada dos Ministério. Apesar do apagão no Nordeste que deixou 48 milhões de pessoas no escuro em oito estados, o ministro das Minas e Energia está em alta na administração da presidenta Dilma Rousseff. Além dos ministro do partido, só ele e o ministro Guido Mantega, da Fazenda, estão em condições estáveis.
    Pedro Novais, do Turismo, para ficar bem na fita acomodou pessoas ligadas à Presidenta. Lobão também fez isso, mas de forma discreta à sua maneira.
    Palocci, da Casa Civil; e Gilberto Carvalho, das Relações Instituicionais encabeçam a lista dos bem avaliados por Dilma.
    Entre os por um fio está o ministro do Trabalho, o pedetista Carlos Lupi. Nem mesmo ele sabe se fica. O ministro dos Esportes, o comunista Orlando Silva está na linha de pênalti. Dilma pensa em trocar um comunista por uma filiada ao PCdoB, a deputada federal Lúcia Moraes, ex-prefeita de Olinda.




Com informações do IG

Carnaval 2011: Um maranhense entre os ritmistas da Acadêmicos da Rocinha


O maranhense Thalysson Alves no barracão da escola carioca
    O  maranhense Thalysson Alves, 18 , chegou no Rio com 10 anos sem sequer conhecer o ritmo do samba. Hoje, além de produzir as peças, Thalysson Alves é um dos quase 300 ritmistas sob comando do Mestre Maurão da Acadêmicos da Rocinha, escola de samba que desfile sábado na Sapucaí pelo grupo de acesso.
    Ele integra o  Projeto Arte Cidadã que reúne 50 alunos que participam das atividades de qualificação profissional oferecidas gratuitamente pela agremiação — cursos nas áreas de produção de carnaval, inglês, espanhol, informática, entre outros —, e são responsáveis pela confecção de figurinos, adereços e cenografia do desfile da escola.
    “Toco chocalho e estou preparando algumas composições do nosso abre-alas, motivo de orgulho. Sei que a emoção tomará conta de mim na Sapucaí”, prevê Thalysson.
     Com cinco setores, a Acadêmicos da Rocinha trará cinco alegorias para a Avenida, sendo duas acopladas, segundo o carnavalesco Luiz Carlos Bruno. O carro que fechará o desfile mostrará de forma irreverente os avanços tecnológicos. Um enorme microscópio representará o auxílio dado pelas lentes de vidro. Os integrantes da alegoria vão representar protozoários, amebas e germes, com bastante cor. Também neste carro, estarão presentes os membros da Velha Guarda.
De O Dia

TJMA mantém condenação da Vale por acidente em ferrovia

    A Vale deverá pagar o valor de 35 mil reais por danos morais e um quarto do salário mínimo durante três anos, por danos materiais, correspondente ao período de 2005 a 2007, à família de lavrador morto em acidente ocorrido na ferrovia do município de Açailândia, em janeiro de 2005.
    A decisão foi da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na sessão desta quinta-feira, 3, que revogou a sentença do juiz Cândido José Martins de Oliveira, da 1ª Vara da comarca de Açailândia, proferida em setembro de 2008.
    O acidente ocorreu próximo a um local conhecido como “lixão”, quando um trailer de manutenção da linha férrea da Vale atingiu a vítima, de 74 anos, que vinha da lavoura e faleceu no local.
    Ao contestar a decisão judicial, a Vale destacou que a vítima tinha problema auditivo grave, sendo esse um dos motivos que ocasionaram o acidente, além de usar uma passagem clandestina, a qual impede a visibilidade das locomotivas.
    Na ação de indenização, a viúva da vítima alegou que o mesmo era aposentado e complementava a renda familiar com a produção agrícola. Ao proferir a sentença o juízo de Primeiro Grau reconheceu a culpa recíproca, mas afirmou o dever da empresa de impedir o acesso à linha férrea por terceiros, sendo necessário levantar barreiras ou outro meio de isolamento, principalmente, por ser um local próximo a áreas povoadas e de fácil acesso das pessoas.
    O relator do processo foi o desembargador Stélio Muniz, que teve seu voto acompanhado pelos desembargadores Cleones Cunha e Anildes Cruz.
Da Assessoria do Tribunal de Justiça

Lambe-Lambe: Sinal vermelho para a SMTT em frente a Prefeitura de São Luís

Taí uma sugestão para prefeitos do Maranhão para esse carnaval da tradição

Carnaval 2011: Olodum terá intérprete de Libras no trio

    Pela primeira vez no carnaval da Bahia, um trio elétrico contará com o trabalho de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A novidade será vista no bloco do Olodum e é fruto de parceiria com Associação Vida Brasil. O objetivo é possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva possam participar melhor da folia, a partir da ‘leitura’ da festa que será feita pelos intérpretes nos três dias de desfile do Olodum (sexta, domingo e terça-feira). A iniciativa visa também a divulgação da linguagem dos sinais para a população. A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436, de abril de 2002.


Remake - A tragédia dos desabrigados no Maranhão

NÚMEROS DA ENCHENTE NO ESTADO EM 2009
Desalojados: 31.715 pessoas
Desabrigados: 24.083 pessoas
Afetados: 155.853 pessoas
63 municípios foram afetados pelas enchentes no Maranhão
60 municípios estão em situação de emergência
Sete óbitos (2 em São Luís, 1 em São Luiz Gonzaga, 1 em Caxias, 1 em Codó, 1 em Cantanhede e 1 em Coroatá)
OBS: O município de Monção saiu do estado de calamidade pública e encontra em situação de emergência.
CIDADES ATINGIDAS EM 2009
Afonso Cunha; Alto Alegre do Maranhão: Alto Alegre do Pindaré; Apicum Açú; Arame; Arari; Bacabal; Bacuri; Boa Vista do Gurupi; Cajari; Cantanhede; Caxias; Codó; Coroatá; Dom Pedro; Duque Bacelar; Grajaú; Icatu; Igarapé Grande; Igarapé do Meio; Imperatriz; Itapecuru Mirim; Jatobá; Lago da Pedra; Lago do Junco; Lago dos Rodrigues; Lagoa Grande do Maranhão; Magalhães de Almeida; Miranda do Norte; Marajá do Sena; Matões do Norte; Monção; Nina Rodrigues; Pedreiras; Penalva; Peritoró; Pindaré Mirim; Pio XII; Pirapemas; Presidente Vargas; Rosário; São Raimundo do Doca Bezerra; Santa Helena; Santa Quitéria; Santa Rita; Santo Amaro do Maranhão; São Francisco do Brejão; São José de Ribamar; São Luís; São Luiz Gonzaga; São Matheus, Satubinha; Timbiras; Trizidela do Vale; Tufilândia; Turilândia; Tuntum e Vargem Grande.
Fonte: Defesa Civil Estadual em maio de 2009

Prefeitura terá que fazer rampas nas praças Maria Aragão e Gonçalves Dias

    A Prefeitura de São Luís tem até o dia 1º de abril para iniciar obras de adaptação nas praças Gonçalves Dias e Maria Aragão, a fim de garantir o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a estes logradouros. A determinação da 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís proferida nesta terça, 1º, é resultado de Ação Civil Pública ajuizada em outubro do ano passado pela Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
    As adaptações devem ser realizadas de acordo com a Norma 9050, emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Da Assessoria do Ministério Público

Hebe convida Zé Dirceu para tomar vinho e "mandar brasa"!

    "Não acredito que você veio, Zé Dirceu!", gritou Hebe do palco ao ver o ex-ministro José Dirceu na plateia da gravação de seu programa de estreia na Rede TV!, que vai ao ar no dia 15. "Olha, cê tá perto do "Zé Serra", do governador [Geraldo Alckmin]." No intervalo, ela ainda grita para Dirceu: "Ô, Zé, quando acabar o programa, vamos tomar vinho. Vamos mandar brasa!".
    "A gente ficou um tempo sem se falar, mas nos reencontramos na festa de um amigo comum. Adoro a Hebe", dizia Dirceu. Ele vê também o programa de Ana Maria Braga. "Foi muito boa a entrevista da Dilma com ela."
    Eufórica, Hebe mexia com cada um dos convidados. "Dona Lu, governador, me esperem após o fim do programa. A Moniquinha Serra ainda tá aí?". Sim, Monica Serra, mulher de José Serra, sorria da plateia. Já o marido, por conta de um compromisso, tinha saído no meio do programa, quase todo dedicado a sua ex-adversária Dilma Rousseff, com quem disputou a eleição presidencial.
    "Ela é bárbara", dizia Hebe sobre a presidente enquanto mostrava imagens de Dilma no Palácio da Alvorada, andando com o cachorro, sentada num sofá. "Eu pensei que encontraria uma pessoa séria... que nada!". Hebe perguntou à presidente de quais músicas de Roberto Carlos ela gosta. Dilma citou "Detalhes" e "Amigo". "Nunca cantou?". "Já. Alguma vez na vida perdemos o senso crítico", respondeu Dilma.
    Hebe voltava a brincar com os convidados. "Olha a Claudia, da "Robenrag". Não posso falar Kopenhagen, né gente? Sou Nestlé." "Dr. Pedro Albuquerque! O Silvio [Santos, ex-patrão de Hebe] não para de falar de você. Ele, gente, é o cirurgião plástico que faz aqui e ali [indica retoques no rosto]."
    A apresentadora mostra entrevista feita com Paulo Coelho, na Suíça, usando uma nova tecnologia. O escritor aparece como uma holografia no palco. "Olha isso! Que do c...!", dizia Amaury Jr.
    O único detalhe incômodo foi o fato de Dilma ter dado entrevista a Hebe há uma semana -e repetido a dose com uma de suas concorrentes, Ana Maria Braga, que acabou "furando" a loira da RedeTV! ao levar a conversa ao ar antes dela. Mas Hebe não passava recibo. "Ah, não fiquei chateada, não. Imagina! Ela [Ana Maria Braga] tem os mesmos direitos. E lá passou às 8h da manhã, né?"
Da Mônica Bergamo

Na coluna da Mônica Bergamo

TURISMO MESMO
Já o ministro do Turismo, Pedro Novais, quebrará a tradição do cargo e passará o Carnaval bem longe dos destinos brasileiros da folia. Vai para uma feira em Berlim.
Da Folha de S. Paulo

Manchetes dos jornais

AQUI-MA -Assalto na Vila Palmeira: Reagiu e foi esfaqueado
ATOS & FATOS -deputado denuncia que Vale prejudica nossos pescadores
JORNAL A TARDE- Governo assiste atingidor por enchentes em Trizidela do Vale
JORNAL EXTRA - Deputado questiona possível esquema de propina na Vale
O ESTADO DO MARANHÃO - Presas duas quadrilhas de traficantes no Maranhão
O IMPARCIAL- À espera do milagre

NO PAÍS
CORREIO BRAZILIENSE:Governos apelam para comissionados
FOLHA DE S. PAULO:Gaddafi ataca e ameaça com milhares de mortes
O ESTADO DE MINAS:Prostituição, drogas e morte na Afonso Pena
O ESTADO DE S. PAULO:Pilotos se negam a atacar e Kadafi sofre nova derrota
O GLOBO: BC aumenta os juros pela 2ª vez no governo Dilma
VALOR ECONÔMICO: Dilma adota estratégia de exportação para o pré-sal
ZERO HORA:Na mira da Justiça
DIÁRIO DO PARÁ: Falta de leite causa 4ª morte
JORNAL DO COMMERCIO:Ônibus mudam e afetam um milhão de pessoas
MEIO-NORTE:Filho vai ao enterro do pai e morre na volta
O POVO:Vozão soberano

Cinco torceram pelo Sampaio na Ilha do Retiro

    Cinco torcedores bolivianos ilustres fizeram a festa da torcida maranhense na ilha do Retiro no jogo do Sampaio Correa e Sport pela Copa do Brasil.
    O time do Maranhão enfrenta agora o Santo André, que eliminou o Naviraiense na última semana.

FICHA TÉCNICA
SPORT 2 x 2 SAMPAIO CORRÊA-MA
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 02 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez-BA
Assistentes: Alessandro Álvaro de Rocha Matos e José Carlos Oliveira dos Santos (ambos da BA)
Cartões Amarelos: Tobi (Sport); Carlinhos, Deca, Johildo e Bruno Limão (Sampaio Corrêa)
Cartão Vermelho: Magrão (Sport)
Gols: SPORT: Wellington Saci, aos seis minutos do segundo tempo, e Tadeu, aos 21 minutos do segundo tempo; SAMPAIO CORRÊA: Robinho aos 19 minutos do primeiro tempo e Roni, aos 24 minutos do segundo tempoSampaio Corrêa)
SPORT: Magrão; Vitor, Igor, André Astorga e Dutra; Tobi (Ruan), Hamilton, Elvis (Tadeu) e Wellington Saci; Ciro e Carlinhos Bala (Rodrigo Calaça). Técnico: Hélio dos Anjos
SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Carlinhos (Bruno Limão), Johildo, Robinho e Deca; Ismael, Eloir, Kleo e Leandro Mineiro (Gabriel); Carlos Renato e Júnior Chicão (Roni). Técnico: Sandow Feques