14 de out. de 2011

Sarney blinda receita do Maranhão

Lauro Jardim, Radar on-line
    A resistência de José Sarney em mudar o rateio do FPE [Fundo de Participação dos Estados] se explica em números. Hoje, o Maranhão recebe 3 521 bilhões de reais por ano (terceiro maior beneficiado), enquanto São Paulo, por exemplo, fica com 487 milhões de reais (segundo pior repasse).
    Sarney argumenta que os estados mais pobres têm de ganhar mais – no rateio atual, estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste levam 85% do FPE enquanto Sul e Sudeste ficam com 15%.
    Já o STF e parte dos senadores avaliam que a distribuição deve ser de acordo com a arrecadação de cada estado – menor receita, maior repasse do FPE. Projeto de Randolfe Rodrigues e Romero Jucá, nesse sentido, tramita no Senado desde março, mas encontra obstáculos em Sarney.
De VEJA On-Line

Chico Buarque exclui Nordeste da turnê de "Chico"

    O Nordeste está fora do roteiro da turnê do cantor e compositor Chico Buarque com início em 5 de novembro e que deve percorrer cinco capitais do país com novo show.  "Chico", o nome do show, será apresentado em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Outras cidades serão incluída na turnê, mas a produção não adiantou.
    O show tem repertório predominante de músicas do novo trabalho de Chico Buarque e outras dos 45 anos de carreira do cantor. Com duração de 90 minutos terá ao todo 28 músicas.
    A banda formada por João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros) é a mesma das  turnês de As Cidades (1999) e Carioca (2006).
CENÁRIO - Em momentos diferentes do show, o cenário será formado por três grandes reproduções sobre tecido (duas de 9m x 4,5m e uma de 6m x 4,5m) - um desenho de Oscar Niemeyer (A Mulher Nua) e duas pinturas de Cândido Portinari (O Bloco Carnavalesco e O Circo) -, além de uma escultura móvel de uma Fita de Möbius, objeto topológico muito utilizado em estudos matemáticos.
A turnê Chico:
5 a 8 de novembro - Palácio das Artes, em Belo Horizonte
28 e 29 de novembro - Teatro Sesi, em Porto Alegre
15 a 18 de dezembro - Teatro Guaíra, em Curitiba
5 a 29 de janeiro - Vivo Rio, no Rio de Janeiro
1 a 25 de março - HSBC Brasil, São Paulo


Assista ensaio de "Chico":

charge do dia - Duke

Manchetes dos jornais

Maranhão
O Estado do Maranhão: Governo pressiona e MT garante obra da BR-135
O Imparcial: Obra de duplicação da BR-135 começa em julho, diz DNIT
Região
Diário do Pará: População vira escudo de bandido
Jornal do Commercio: Recife vai construir 15 edifícios-garagem
Meio-Norte:  59,38% querem o PT com candidato próprio
O Povo: Bando explode caixa eletrônico e atira em delegacia
País
Correio: GDF suspende uso de arma de choque em blitz do Detran
Estadão: Economia desacelera além do previsto, mostra índice do BC
Estado de Minas: Não aos espigões
Folha: Governo reduz previsão do PIB
Globo: Falta de fiscalização causa mais uma tragédia no Rio
Valor: Japão contesta na OMC alta do IPI sobre carros
Zero Hora: O metrô mais próximo