23 de mar de 2011

Edinho quer mãe como presidente do PSD no Maranhão e promete cooptar deputados estaduais

    O senador Edison Lobão Filho (PMDB) acredita que ao menos quatro dos cinco deputados estaduais do DEM na Assembleia Legislatva do Maranhão irão se transferir para o Partido Social Democrático, PSD, fundado no domingo,20, pelo prefeito de São Paulo, Guilberto Kassab.
    "Vou levar minha mãe para o partido do Kassab”, disse Lobão Filho. A mãe, a deputada federal Nice Lobão  ainda permanece no DEM. Ela é a única parlamentar da bancada federal maranhense, eleita pela sigla que derivou da Partido da Frente Liberal, PFL.
    Edinho, como é conhecido entre amigos e funcionários das empresas da família Lobão, defende que a mãe seja presidente estadual do PSD. A deputado federal Nice Lobão se destacou na legislatura passada por ser a mais ausente na Câmara Federal. Alegou problemas de saúde para justificar as faltas.
    Na Assembleia Legislativa cinco deputados são do DEM: César Pires, Max Barros, Antonio Pereira, Tatá Milhomem e Raimundo Cutrim. Barros está licenciado. É secretário de Infraestura do governo Roseana Sarney (PMDB).
    Lobão Filho deixou o DEM logo que assumiu o lugar do pai no Senado, em 2009, depois que o partido o encurralou no episódio em que foi acusado de usar uma empregada doméstica como laranja.

Agenda dos professores da rede pública estadual no Maranhão

Greve dos policiais civis do Maranhão entra no segundo dia

Valquíria Ferreira
     Os policiais civis iniciaram na terça-feira,22, em todo o estado do Maranhão uma greve por tempo indeterminado. A categoria rejeitou a proposta apresentada pelo Governo do Estado durante a assembleia realizada na tarde de terça, e nesta quarta-feira,23, continua com o segundo dia do movimento grevista.
    A proposta apresentada pelo vice-governador do Maranhão, Washington Luis Oliveira e pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes aos diretores do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol), oferecia a gratificação de 5% de hora extra a partir do mês de abril, mais 5% a partir de junho e um possível ajuste dessas gratificações em 2012, além do auxílio alimentação no valor de R$ 165 para motoristas e rádio-operadores. Em relação ao pedido de ajuste de 20% do salário, o Governo alegou que não é possível, e que o repasse da inflação não é mais pago, e ainda que a possibilidade do pagamento de insalubridade para mais de 600 policiais está sendo estudada.
    As propostas apresentadas beneficiam somente os servidores ativos, por isso a categoria decidiu de forma unânime pela continuidade do movimento grevista. “A proposta apresentada à nossa categoria ficou bem longe do que esperávamos, é muito ruim e não contempla a todos”, afirmou Amon Jessen, presidente do Sinpol.
    Em Imperatriz, os policiais civis se reuniram em assembleia por volta das 16h, onde também decidiram pela continuidade da greve. “A categoria entendeu que essa proposta não condiz com nossas expectativas, por isso continuamos com a greve. Vamos continuar lutando por melhorias”, destacou o secretário-adjunto do Sinpol, Dionézio Martins.
    Os policiais civis querem reajuste salarial de 20%; repasse da inflação acumulada nos últimos dois anos, prevista pela Constituição; aumento das gratificações; pagamento de insalubridade para mais de 600 policiais civis e a implantação do auxílio-alimentação para motoristas e rádio-operadores da polícia. A manifestação do segundo dia do movimento grevista acontece  em frente ao Plantão da Beira-Mar.
INSTRUÇÃO NORMATIVA DA GREVE DA POLÍCIA CIVIL-MA NA CAPITAL E INTERIOR DO MA
Esta Instrução Normativa elaborada pelo COMANDO DE GREVE tem por finalidade regulamentar todos os procedimentos que deverão ser feitos por policiais civis durante a vigência da GREVE. Conforme os assentamentos do Art. 9º da Lei 7.783/89, respeitando sempre os 30% dos serviços essenciais ao atendimento público. Assim como, preceitua o Art. 13º da Lei em referencia, este movimento paredista foi comunicado às autoridades competentes no prazo legal, e para atender a continuidade dos serviços públicos prestados à população pela polícia civil conforme o disposto na Lei 7.783/89 a GREVE funcionará nos seguintes termos:
1) Serão lavrados em todas as unidades policiais os autos de prisão em flagrante delito referentes aos crimes contra a vida, contra os idosos e crianças, assim como os crimes sexuais;
2) Não se fará registro de ocorrência, salvo aquelas relacionadas aos flagrantes permitidos referidos no item anterior;
3) Em se tratando de lesão corporal, não será feito o registro de ocorrência, sendo entretanto, expedido a requisição para exame de corpo de delito, visando preservar a materialidade do fato para posterior confecção do TCO;
4) Serão expedidas as requisições de exames: cadavéricos e crimes sexuais para materialização do crime a ser objeto de investigação posterior;
5) As investigações policiais serão suspensas em quanto durar o movimento grevista;
6) As atividades cartorárias das Delegacias serão restritas aos encaminhamentos referentes aos flagrantes;
7) Os veículos oficiais (viaturas) caracterizadas ou não, somente deverão ser usadas apenas para diligências relacionadas aos flagrantes, nos demais casos, estas deverão permanecer recolhidas no pátio das unidades policiais a que pertencem evitando o vaivém desnecessário, pois lembrem-se: o movimento é paredista e o policial não é motorista particular;
8) A frequência deverá ser assinada diariamente nas unidades de lotação, ou no caso de não haver, comprovar a presença para não ocasionar injustiças posteriores;
9) Ficam suspensas todas e quaisquer visitas aos presos, enquanto a custodia “ilegal” estiver sob a responsabilidade da polícia civil, bem como não será realizado as escoltas, exceto, que tais procedimentos sejam levados a termo pela Polícia Militar, nos casos específicos de auto de prisão em flagrante;
10) O trabalhador grevista não deverá ingerir bebida alcoólica durante a mobilização e/ou manifestações, concentrações, preservando a imagem do movimento;
11) Os policiais deverão usar os coletes que serão fornecidos pelo SINPOL em todos os momentos, quer nas Delegacias, pontos de concentrações ou nas Assembleias, visando dar visibilidade visual ao movimento;
12) O policial grevista não deverá expor qualquer tipo de armamento, pois o movimento paredista é pacifico e reivindicatório;
13) Não se aceitará em hipótese algumas que policiais militares ou funcionários de qualquer outra espécie, estranhos aos quadros da Polícia Civil pratiquem atos típicos e exclusivos da polícia judiciária, tais como: registros de BO’s; oitivas de testemunhas; diligências em viaturas; investigação usando a viatura da polícia civil etc., as pessoas que forem encontradas nesta situação poderão ser presas em flagrantes pelo crime de usurpação da função pública;
14) Os policiais civis grevistas não deverão confrontar-se com policiais militares, temos que agir dentro da legalidade, lembrem-se: somos vidraças;
15) Todos deverão informar a sociedade os verdadeiros motivos da paralisação, que são:
a. Estarmos desde setembro de 2009 sem reajuste salarial;
b. O não repasse da inflação acumulada nos últimos dois anos, prevista constitucionalmente;
c. Congelamento de todas as verbas indenizatórias desde 2007;
d. O não pagamento da insalubridade para mais de 600 policiais civis;
e. A não implantação do auxílio alimentação para motoristas policiais e rádio-operadores da Polícia Civil.
    A luta por melhorias salariais e condições de trabalho dignas não são uma obrigação somente dos dirigentes classistas, mas sim, de cada policial. Não deixe que os chefes imediatos e temporais, muitos, insensíveis a nossa causa, atrapalhem a defesa de seus direitos que representam melhorias para você e sua família, a GREVE é um direito constitucional do trabalhador policial, e a cada dia, será preciso ficarmos vigilantes, pois a sua dignidade profissional depende única e exclusivamente de você. Queremos ganhar um salário justo, e, digno para quem expõe sua vida em defesa da sociedade.
Do Sinpol-MA

Blogueiro de política é baleado

    O blogueiro Ricardo Gama foi baleado no fim da manhã desta quarta (23), próximo ao Bairro Peixoto, em Copacabana (RJ). Segundo policiais militares do 19º BPM ,ele foi atingido por dois tiros no rosto e um no tórax, disparados por homens que estavam em um carro prata. Pessoas que estavam no local o socorreram e o levaram para o Hospital Copa D'Or, no mesmo bairro. Ele está lúcido e foi levado para o centro cirúrgico.
     O blog de Gama (clique aqui) trata de assuntos polêmicos, relacionados quase sempre à política e a casos de polícia. Sua página faz forte oposição ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes. Nas eleições de 2010, ele divulgou o vídeo do adolescente Leandro, em que Cabral aparecia chamando o jovem de "otário", durante a inauguração de obras do PAC de Manguinhos, em 2009.
No cláudiohumberto.com.br

Liz Taylor morre de coração

    A atriz Elizabeth Taylor morreu na manhã desta quarta-feira, aos 79 anos, de insuficiência cardíaca congestiva.
    A morte foi anunciada pela rede ABC e confirmada pelo filho da atriz, Michael Wilding, e pelo seu assessor.
    O assessor de Taylor declarou que ela morreu "cercada por seus filhos: Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton". Taylor tinha ainda dez netos e quatro bisnetos.
    Segundo a ABC, a família planeja realizar um funeral particular no final desta semana.
"Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição estava estável e era esperado que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu", completou o assessor.
    Seu filho Michael Wilding soltou o seguinte comunicado: ""Minha mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo com grande paixão, humor e amor. Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo."
    A atriz estava internada no centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, desde o início de fevereiro, com problemas no coração.
    Taylor foi diagnosticada em 2004 com a doença que a vitimou. A insuficiência cardíaca congestiva é uma patologia que impede o coração de bombear sangue oxigenado suficiente para suprir as necessidades dos demais órgãos do corpo, o que gera uma sensação de fadiga, dificuldade de respirar, aumento de peso, entre outros problemas.
    Em 2009, Taylor foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas há mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica. Vencedora de dois Oscar, Elizabeth Taylor foi operada de um tumor no cérebro em 1997.
Do Jornal do Brasil

Convite

No Painel da Folha de S. Paulo

tiroteio
"Dossiê não é coisa para novato, e sim para especialista. E Sarney é um superespecialista. A minha geração democrática não pertence a esse submundo."
DO GOVERNADOR TIÃO VIANA (PT-AC) sobre o peemedebista, que, em biografia lançada ontem, acusa-o de ter divulgado um dossiê a partir do qual foi deflagrada a crise dos atos secretos do Senado, em 2009.
Por Renato Lo Prete

No claudiohumberto.com.br

Reclame
O portal do Senado exibe a capa da biografia oficial do senador José Sarney (PMDB-MA) como se fosse uma “Senado Livraria On Line”.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA -Assassinado na porta de casa
ATOS E FATOS - Assassino é acusado de matar e ameaçar de morte 12 pessoas
CORREIO DE NOTÍCIAS - São Luís 400 anos é eleito tema do prêmio Fapema 2011
JORNAL A TARDE - Biografia de Sarney é lançada em Brasília
JORNAL EXTRA - Revolta no São Cristovão
JORNAL PEQUENO - Castelo deflagra programa dos 400 anos de São Luís
O ESTADO DO MARANHÃO - Usuários de ônibus interditam terminal em protesto tenso
O IMPARCIAL - Dia de revolta
TRIBUNA DO NORDESTE - Deputado responsabiliza governo pelas greves

NO PAÍS
CORREIO BRASILIENSE:Juiz bloqueia bens de Roriz, Arruda, Durval e Jaqueline
FOLHA DE SÃO PAULO: Pela 1ª vez, Brasil apoia a saída de ditador líbio
O ESTADO DE S. PAULO:Acordo entrega comando da operação na Líbia à Otan
O ESTADO DE MINAS:Governo emite alerta para risco de lareiras
O GLOBO:BC indica mais restrição ao crédito para conter inflação
VALOR ECONÔMICO:Oferta de ações de controle acirra disputa na Usiminas
ZERO HORA:Kadafi reaparece e desafia coalizão
DIÁRIO DO PARÁ:Bebê é abandonado em quintal
JORNAL DO COMMERCIO:Operação-padrão no IML está encerrada
MEIO-NORTE: Wilson tenta atrair Eike para mineração
O POVO: UMa fuga por R$ 70 mil