9 de jun. de 2010

Na agulha: Chico Maranhão no Arraial Maria Aragão

Frase de efeito

“O boi é o verdadeiro animal de estimação do brasileiro. Só não está em todos os lares do país por causa do seu tamanho”
Deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do Código Florestal na comissão especial

Com temor de uma provável intervenção nacional petistas realizam vigília a partir de quinta-feira

     A partir desta quinta-feira (10 de junho), petistas, militantes dos movimentos sociais, juventude e aliados da luta em defesa da legalidade do PT e da construção de um Maranhão livre da mais velha oligarquia do país entram em vigília na sede estadual do partido, na rua do Ribeirão, centro de São Luís.
     Na vigília serão hasteadas bandeiras do PT em cor preta, em sinal de luto pelos "companheiros e companheiras" que se curvaram ao sarneísmo.
     Serão acesas velas em toda a sede do partido. Com velas amarelas os petistas maranhenses pretendem sinalizar um alerta à decisão que o Diretório Nacional do partido poderá tomar no dia 11/6 (em Brasília) sobre respeitar ou não a decisão legal, legítima e representativa da maioria dos delegados do Encontro Estadual do partido em unir o PT ao PCdoB e ao PSB, num palanque forte e ético para Dilma - presidente e Flávio Dino - governador.
     As velas brancas, simbolizando a paz,  são interpretam como respeito à legalidade do estatuto e do regimento do PT pode garantir. Velas verdes, representando a esperança de jamais serem vencidos pelo ódio e pelo medo da oligarquia Sarney.
     Por fim, um prato vazio será colocado sobre a mesa vermelha do PT. Com ele, a corrente em solidariedade à greve de fome do deputado federal Domingos Dutra, em Brasília. A cada horário das refeições (café, almoço e jantar), militantes assumem a corrente de solidariedade à greve de fome em defesa do PT. Será o início da corrente maranhense pela legalidade petista.

Socorro Waquim faz corte salarial por conta da crise na Europa

Não obstante o cheiro de mofo, parece piada de português. Contam línguas adocicadas pelo erário que a prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB- na foto rindo à toa), foi ovacionada na cidade em Seixal (Portugal). A alcaide maranhense atravessou o Parnaíba e além Tejo foi participar do 7º Seminário Binacional em Gestão Pública Municipal.
     Detentora de salário superior a um ministro de Estado, a prefeita levou um magote de apaziguados como bagagem. Contam ainda que carregaram as malas da gestora de Timon uma comadre e chefe de gabinete, Isabel Cristina; a irmã e secretária de educação,Suely Mendes; o cunhado e secretário de Assistência Judiciária, Nicolau Waquim (cunhado e secretário da Assistência Judiciária), e o secretário de Administração, aposentado da Advocacia Geral da União, Magno Pires. Foram auxiliar a professora com o datashow em terras de Boccagio.
     Conta Pires que muito impressionou aos portugueses o dispêndio da prefeitura maranhense para construção de um número mais impressionante ainda de residências com água e esgoto sanitário. Abestalhados com o relato dos auxiliares da prefeita, ficaram ao saber que comparativamente Timon está na dianteira de Seixal em matéria de educação. Afinal, segundo Magno Pires, "enquanto a cidade portuguesa com 500 mil habitante possui apenas 19 mil alunos na rede municipal, Timon tem 39 mil matrículas", de acordo com o senso apresentado ao MEC. Na verdade a cidade do Distrito de Setúbal, em Portugal, tem pouco mais de 30 mil habitantes.
     Já em Timon a prefeita não tem merecido tantos e merecidos aplausos. Os servidores públicos são os que trocam os sentidos da ovação. Contaminados pela crise financeira que alcançou a Europa, os auxiliares de Waquim recomendar cortes à moda portuguesa. Além de atrasar os salários – tudo por conta da crise que emergiu a partir da Grécia - Socorro Waquim prepara um golpe no bolso dos servidores, reduzindo salários entre 5 e 15%. Pois, pois. E isso tudo é verdade, como diria aquele cabra do cinema chamado osso ues (Orson Welles), dito no bom português.

Nanico do PSTU promove sua candidatura via internet

Zé Maria (PSTU) lançou ontem (6.jun.2010) um portal com notícias, fotos e vídeos que registram o dia a dia de sua 3ª tentativa de se tornar presidente da República.
Ele também foi candidato em 1998 (quando conseguiu 202.658 votos, 0,3% dos votos válidos) e em 2002 (402.038 votos, 0,47% dos votos válidos). Em 2006, o PSTU não lançou candidato porque apoiou a candidatura de Heloísa Helena (PSOL).
Além de Zé Maria, outros 7 nanicos devem aparecer no menu de candidatos a presidente nas eleições de outubro. O Blog entrevistou todos eles. Aqui as entrevistas.
Do Blog do Fernando Rodrigues

Zé Vieira está na vez dos com "ficha suja" no STF

O deputado Zé Vieira (PR), que substituiu na Câmara Federal em janeiro de 2009 o atual prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), faz parte da relação dos 48 parlamentares que respondem a processos junto ao Supremo Tribunal Federal instaurado no período em que tramitou na Casa o projeto Ficha Limpa, cerca de oito meses. Os parlamentares são citados em inquéritos e ações penais recebidas pelos ministros do Supremo.
     Vieira possui três inquéritos no STF. Em uma deles, de abril deste ano, é acusado de crime de responsabilidade e peculato. Nos outros dois são atribuídos ao ex-prefeito do município de Bacabal, crimes previstos na legislação extravagante, supostamente, praticados quando do exercício daquele mandato.
     Entre julho e novembro do primeiro ano de seu mandato, Zé Vieira gastou R$ 119.940,00 em pagamento de horas de voo em jatinhos. No intervalo de um mês, entre julho e agosto de 2009, o deputado hoje filiado no mesmo partido do vice-presidente da República, gastou R$ 32 mil para fazer o percurso mesmo percurso. Saindo de São Luís e segundo para Riachão, Grajaú, Presidente Dutra/ Codó/Bacaba, retornando a São Luís. O parlamentar da bancada federal maranhense lidera a lista dos que mais gastaram com fretamento de aviões.
Veja os processos de Zé Vieira (PR-MA)
Inquérito 2942 Crimes previstos na legislação extravagante
Data de autuação: 13/04/2010
Inquérito 2943 Crimes previstos na legislação extravagante
Data de autuação: 13/04/2010
Inquérito 2945 Crime de responsabilidade e peculato
Data de autuação: 14/04/2010
Com informações do Congresso em foco

Maranhão: Lavrador em casa de farinha no município de Icatu

Sacadas: Em cartaz nesta quarta-feira



No Painel da Folha de S. Paulo

Ficha. Em Roraima, o PT anunciou apoio a Neudo Campos (PP) para o governo. O pepista chegou a ser preso pela Polícia Federal , acusado de chefiar esquema de fraudes em folha de pagamento do governo.

Manchetes dos jornais

JORNAL PEQUENO - Deputado confirma a greve de fome contra chapa PT-Roseana
O ESTADO DO MARANHÃO - Preço do Viagra cai 50% a partir de hoje
O IMPARCIAL - Professores em greve terão ponto cortado
O QUARTO PODER - Impeachment: Vereadores querem a cabeça de Castelo

Carpinejar faz do twitter um canal máximo de poesia

      Segundo a Wikipédia, enciclopédia básica do universo virtual, o twitter "é uma rede social e microblogging que permite a seus usuários enviar e receber atualizações de outros utilizadores". O limite são 140 caracteres para encerrar uma ideia, uma mensagem, algo que beire o inteligível.
     Supõe-se que pela limitação, escrever um livro pelo twitter seria tarefa impossível, mas não impensável. Foi o poeta Fabrício Carpinejar quem rompeu a norma. Sem exceder o limite o bardo do Rio Grande acrescentou à sua bibliografia www.twiter.com/capinejar, livro inaugural inscrito na história contemporânea da literatura. Feito no twitter, o livro de Carpinejar é marcante na língua portuguesa pelo pioneirismo proposto. "A ousadia e criatividade do poeta", saudadas na orelha por Abonico.Confessa o poeta que tudo se iniciou com uma brincadeira e terminou se tornando sério. 
     Evitando o aforismo presumível, Carpinejar constroi uma linguagem em sintonia fina com a ansiedade e volatibilidade da escrita - ou literatura - que perpassa as redes sociais. Extrai dos 140 caracteres dicção inédita, ou pelo menos inusual.
     Já na epígrafe, Carpinejar dá a dica do que desvelará pela frente: “Só nos tornamos cúmplice da vida, quando dizemos – de todo coração – uma banalidade” cita o poeta e filósofo romeno Cioran, em “Silogismo da Amargura”. Na apresentação dá o troco: ”Se for possível não deixarei minha morte inédito, A banalidade também merece ser escrita”. Na mesma apresentação Carpinejar goteja seu pensamento sobre a literatura: ”escrever é também pensar fiado”.
     Mas como diria o poeta, sigamos algumas das 416 máximas do www.twitter.com/carpinejar

“O olhar de despedida é o mais bonito: o que confere que não esqueceu nada no olhar do outro” about 1 hour ago from web

“Não me tornei mais verdadeiro com o tempo, fiquei apenas sem paciência” about 12 hours ago from web

“A volúpia é um pânico contente” 10:27 PM Sept 6th from web

“O que é autêntico acaba em sátira. O que é falto não sobrevive à paródia”  11: 39 PM Sept 5 th from web

“Fujo de amigos virtuosos. A virtude do outro é cobrança” 5:17 PM Sept 5 th from web

“Não se vicei na maldade, ela nunca se satisfaz” 1:00 PM Sept 5 th from web

Abandonamos a utopia quando abrimos uma conta no banco” 10: 05 AM Sept 5th from web

“Escutar não é deixar de falar, è deixar de se ouvir” 10: 53 PM Sept 5th from web

“Desde a queima de sutiãs, o fogo usa langerie” 4:55 PM Aug 28th from web

“Literatura é educar para o avesso. Quando educa para o conhecido, já é sermão” 2:12 PM Aug 26th from web