18 de jun. de 2011

Bumba meu boi - A farra boi de junho

Por Otávio Rodrigues
Foto:Márcio Vasconcelos

O Maranhão possui uma forte cultura popular que nos últimos dias de junho
eclode em uma festa de rua grandiosa
    Junho é mês de São João, o que no Maranhão é sinônimo de bumba meu boi. O auto, ou "brincadeira", que mistura as tradições europeia, africana e indígena acontece nos últimos dez dias de junho e envolve quase toda a população. Os "batalhões" - nome dado aos grupos - surgem nas ruas, quadras e terreiros ao som de bravíssima percussão cantando e dançando sob roupas brilhantes e chapéus de pena e de fita, entre outras alegorias. O boi cenográfico, aparentemente vivo por conta da habilidade do homem que está ali dentro, salteia e avança furioso excitando a turba e desafiando os vaqueiros, personagens da trama. Embora ocorra em todo o estado, é em São Luís, a capital, que a maioria dos grupos de boi se reúne se revezando nos encontros de rua e nos espetáculos organizados pelo poder público. O bairro de Madre de Deus é um dos mais tradicionais nesse festejo. E, além da brincadeira do boi, nesta época são grandes as chances de trombar com uma roda de tambor de crioula, outra marcante manifestação popular, já reconhecida como Patrimônio Nacional. Tanto pela expressão cultural quanto pela grandeza, o São João maranhense não deve nada a outros encontros juninos Brasil afora. Mais que isso, sua originalidade nos obriga a dizer que se trata de um folguedo único, incomparável.
Da revista Viagem e Turismo (Edição de junho- nas bancas)

São João 2011: Programação do Arraial da Maria Aragão e Vila Junina deste sábado,18

ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO - Avenida Beira-Mar, Centro
18h às 19h – 4º Aniversário do Tambor de Crioula
20h – Dança Portuguesa Sonho de Lisboa
21h – Show de Alê Muniz e Luciana Simões
22h – Boi Novilho Branco (V)
23h – Bumba-meu-boi de Axixá (O)
00h – Bumba-meu-boi de São José dos Índios (M)
01h – Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues (O)
Barracão do Forró 19h – Forró Regado
22h – Flor do Sertão
ARRAIAL DA VILA JUNINA - São Luís Shopping - Avenida Carlos Cunha, Jaracati
19h – Quadrilha Formosinha do Sertão
20h – Barriquinha
21h – Boi de Rosário (Orquestra)
22h – Boi de Maracanã (Matraca)
23h – Show Fabrícia
0h – Boi de Axixá (Orquestra)
1h – Boi da Maioba (Matraca)

Marcha nacional da liberdade

Charge do dia - Humberto

SBPC 2012 elege temas em enquete na internet

    Qualquer internauta poderá votar, a partir desta segunda-feira, dia 20, para escolher os principais temas que serão abordados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em São Luís, de 11 a 15 de julho do ano que vem. Por meio de enquete, disponibilizada na página da Universidade Federal do Maranhão (UFMS) www.ufma.br , cada pessoa poderá escolher três das seguintes opções: Bioma, Cultura, Energia, Pobreza e Sustentabilidade. As mais votadas serão avaliadas e analisadas pelo Conselho Nacional da entidade, durante a 63ª Reunião Anual que será realizada no próximo mês de julho, em Goiânia (GO). “Os grandes temas a serem debatidos na SBPC de 2012, em São Luís, serão objeto de escolha de toda a sociedade e não apenas das comunidades científica e acadêmica. Todas as opções apresentadas têm identidade com o nosso Estado e o Brasil”, explicou o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.
    As reuniões anuais da SBPC são o maior evento científico da América do Sul e do Caribe e a sua 64ª edição fará parte da programação de comemoração dos 400 anos de fundação da Cidade de São Luís. Cerca de 20 mil professores, pesquisadores, estudantes e convidados estão sendo esperados.
    No próximo semestre, serão realizadas a “Quinta da Ciência e da Cultura” e a “Caminhada da Ciência”, forma de mobilização para a 64ª SBPC. A “Quinta da Ciência” ocorrerá a cada última quinta-feira do mês e provocará no público maior interação com a ciência, de maneira descontraída.
Da Assessoria

Presidente da Codevasaf pode ser do Piauí

    O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, declarou que a presidente Dilma Rousseff vai nomear nos próximos dias o novo presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rios São Francisco e Parnaíba) e pode ser um piauiense.
    Um dos nomes cotados é o do irmão do governador Wilson Martins (PSB), o atual secretário estadual de Desenvolvimento Agrário , Rubem Martins.
    “Eu conversei com a presidente Dilma Rousseff e a nomeação do presidente da Codevasf sai nos próximos dias. A designação para os segundo e terceiro escalão já foi retomada. No início desta semana saiu a nomeação para a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e vamos ter agora a nomeação para a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Acredito que até o final do mês sairão as nomeações dos órgãos do Ministério da Integração Nacional”, falou Fernando Bezerra.
    Falou que o Piauí tem bons nomes para ocupar a Codevasf e o governador Wilson Martins é um parceiro na escolha do novo presidente da Cdodevasf.
Do Blog do Efrém Ribeiro

Ravel é enterrado em São Paulo

    O corpo do cantor Eduardo Gomes de Faria, conhecido como Ravel, foi enterrado na tarde desta sexta-feira no cemitério do Araçá, em São Paulo.
    Sucesso nos anos 70 com a dupla Dom e Ravel, o cantor morreu ontem, aos 64 anos. Ele teria sofrido um infarto. O corpo de Ravel foi velado também no cemitério do Araçá.
    A dupla Dom e Ravel se tornou popular nos anos 1970 com a canção "Eu Te Amo meu Brasil". Outra música da dupla, "Você também é Responsável", foi tema do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral.
    A ligação dessas canções com a ditadura militar levou a dupla ao ostracismo nas décadas seguintes. Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, morreu em 2000 aos 56 anos de câncer no estômago.

Manchetes dos jornais

Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO - Tristeza e emoção marcam despedida
O IMPARCIAL - Ele vai fazer falta
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Lei Seca flagra 36 motoristas por dia
FOLHA DE SÃO PAULO:Governo agora promete divulgar despesas da Copa
O ESTADO DE S. PAULO:Governo quer que regra de licitação da Copa seja definitiva
O ESTADO DE MINAS:Política - Você reclama... mas você poderia participar
O GLOBO:STF terá novas regras para evitar golpe de mensaleiros
ZERO HORA:TJ estuda só criar comarca em cidade que aceite presídio
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Polícia reforça combate ao crime
JORNAL DO COMMERCIO:Mães entregam filhos acusados de crime
MEIO-NORTE:PM: Sou viciado em crack
O POVO:Polícia realiza a maior apreensão em cinco anos