31 de mar. de 2010

Grita consegue patrocínio de 2009 para montar Via Sacra

Somente na semana passada o Grupo Independente de Teatro Amador – GRITA teve a confirmação pelo governo do estado do patrocínio ao espetáculo Via Sacra. Uma pendência na Procuradoria Geral do Estado ainda relativa ao ano passado justificava a retenção do pagamento do patrocínio de 2009 e o atraso na aprovação do projeto deste ano do espetáculo que ganhará sua 30ª versão nos dias 1 e 2 de abril, quinta e Sexta-feira Santa.

O secretário de Cultura, Luiz Bulcão, deixou para última hora o apoio prejudicando a montagem do espetáculo, um dos mais grandiosos do estado. Foi necessárioi a pressão dos integrantes do Grita para que as negociações chegassem a termo.

Este ano o tema do espetáculo será Via Sacra: uma escola de arte, referência ao Ponto de Cultura que em funcionamento no Grita vai capacitar jovens da área Itaqui-Bacanga em várias oficinas.

Considerado um dos maiores espetáculos de rua do Nordeste, a Via Sacra do Anjop das Guarda envolve um grande número de pessoas em sua montagem. Somente no elenco são cerca de 1.200 integrantes.

A idéia dos dirigentes do Grita é inserir de uma vez por todas a Via Sacra no calendário cultura do estado e do município de São Luís.

Engenheiros, marceneiros, pedreiros, pintores, comunicadores, técnicos, assistentes sociais, administradores, carroceiros, costureiras, estudantes, comerciantes, professores e uma gama de profissionais se envolvem diretamente na montagem do estapetáculo.

O espetáculo deste ano traz novidades: pela primeira vez, haverá uma representação de José, um dos principais personagens da história de Jesus. Nesta cena, José fala com o Cristo, ainda adolescente, sobre a importância do trabalho para o homem. O corredor das reflexões contará com stand´s que mostraram um pouco dos trabalhos de capacitação do Grita. Haverá ainda um memorial do grupo. Em outra cena, Jesus refletirá sobre a sua sagrada missão, o grande trabalho que vai realizar e os “trabalhadores” que o acompanharão. Na caminhada para o calvário, haverá crianças, em uma cena que denunciará a exploração do trabalho infantil.

Segundo o diretor do espetáculo, Waldemir Nascimento, a composição de todo esse evento engloba aspectos religiosos, culturais e sociais, “o Grupo GRITA tem buscado colocar para a sociedade a importância de questões sociais complexas, mas que fazem parte do nosso dia-a-dia. “Respeitamos a fidelização dos elementos principais da história, mas sempre preparamos algumas surpresas para o público, detalhes que diferenciam cada edição do espetáculo”, complementa Waldemir.

Frase

" As regras foram seguidas, tem uma proposta vencedora e é essa que o Partido dos Trabalhadores vai trabalhar".

Paulo Frateschi, observador do diretório nacional do PT, logo após encerrada a contagem de votos que deu maioria para a tese da aliança com o PCdoB do deputado Flávio Dino.

No Painel da Folha de S. Paulo

Tiroteio
Não temos nada contra a aliança nacional do PT com o PMDB. Só não queremos ver a Dilma de braço dado com o Sarney aqui no Maranhão.
________________________________________

Do deputado DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre a decisão do partido de apoiar Flávio Dino (PC do B) contra Roseana (PMDB), que buscará a reeleição ao governo do Estado.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA – Ferro de engomar desaba
ATOS & FATOS - Eleição do PT vai se decidida no tapetão
CORREIO DE NOTÍCIAS – Teto do ferro de engomar desaba e causa pânico
GAZETA DA ILHA – O teto caiu
JORNAL A TARDE –Teto do ferro de engomar desaba e fere cinco pessoas
JORNAL EXTRA - Monteiro diz que a novela não acabou
JORNAL PEQUENO – Deputado ameaça fazer greve de fome se houver intervenção no PT
O DEBATE – Pesquisa divulga preço do pescado no Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO – Secretários-adjuntos assumirão 12 pastas
O IMPARCIAL – Dez secretários deixam o governo
TRIBUNA DO NORDESTE -MP entra com ação contra José Sarney