11 de mai. de 2011

Número de turistas internacionais no Nordeste do Brasil está estacionado


Passeio de camelo em Genipabu, em Natal (RN), na prorgamação da BNTM

O número de chegadas de turistas internacionais no Nordeste está estacionado, segundo dados divulgados pela Embratur. Como forma de reverter esse quadro, começa nesta quinta-feira, em Natal (RN), a 20ª edição da a Brazil National Tourism Mart 2011 (BNTM), Bolsa de Turismo que acontece anualmente através de revezamento entre os estados do Nordeste.
    O evento, que tem prosseguimento até o domingo (15), tem confirmadas as presenças de 395 buyers, que são compradores de pacotes turísticos internacionais. De acordo com a responsável pelos convites aos operadores do exterior, Gabriela Chernichiarro, diretora da Up Brasil, este número poderá ter um aumento em torno de 5% até à data do evento. Ou seja: a BNTM de Natal deverá receber pouco mais de 400 buyers.
    A maioria dos operadores, segundo Gabriela, vem da Argentina (73), seguido por EUA (39), Brasil (37) e Portugal (22). Depois, sempre pela ordem, e de acordo com a diretora da Up Brasil, estarão em Natal buyers do Chile (20), Espanha (20), Alemanha (20), Peru (15), Venezuela (14), França (14), Uruguai (14), Inglaterra (13), Suíça (12), Colômbia (11), Itália (11), Paraguai (oito), Polônia (sete), Suécia (sete), Holanda (seis), Áustria (quatro) e Noruega (três).
    Virão ainda representantes (um operador de cada país) da Croácia, Chipre, Finlândia, Hungria, Líbano e México. Gabriela Chernichiarro comenta ainda que, dos 38 países que estarão representados na BNTM de Natal, nove são de mercados novos, que nunca participaram do evento.
Da coluna Embarque de Ivonildo Lavôr

Políticos do Brasil:Em Tuntum (MA) vereador em quarto mandato é preso suspeito de integrar quadrilha

    O vereador Orleans Moreira Cruz (PMDB), 62, do município de Tuntum (MA) foi preso na terça-feira, 10, sob suspeita de ter sido o mandante de um ataque contra a casa do juiz do município, Pedro Holanda Pascoal. A casa do juiz foi atingida por tiros no dia, 8 de abril, por volta de 1h da madrugada. No momento do atentado, a casa estava vazia.
    Orleans Moreira Cruz está no quarto mandato consecutivo como vereador no município. Peemedebista histórico disputou as eleições em outubro de 2008 pela coligação "A Vitória é do povo", reunindo PC do B, PSDB, PDT e PV. O vereador disputou com candidatos do porte de Pretão, Paca, Delmiro da Sucan, Riba do Soro, Dedé do Demi, Marcos do Carlito, Arteniza do Alan, Zé do Feliciano e outros. Dezenove candidatos disputaram as vagas na Câmara Municipal de Tuntum formada por13 vereadores
    O vereador maranhense é réu em dois processos acusado de ter mandado matar dois agricultores. Suspeito também de participação e uma quadrilha de roubo a bancos.
    Ex-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Orleans possui apenas o ensino fundamental. Nas eleições municipais que renovou o mandato declarou à Justiça Eleitoral possuir patrimônio estimado em R$ 1,4 milhão.
    Nas eleições de 2004, Orleans disputou vaga entre 44 candidatos. Declarou como ocupação ter sido Senador e deputado. Em 2000, Orleans Cruz foi eleito com 7,96% dos votos válidos de Tuntum, correspondendo a 1.314 votos. Em 1996, conquistou o mandato com redondoz 900 votos, pouco mais de 6% do eleitorado tuntumense.
    No momento em que o vereador de Tuntum foi preso estavam ausentes da cidade o presidente da Câmara, Jaidran Brito, e os vereadores Magno Melo, Leda Bílio, Marcus Cunha e José do Feliciano.  Eles se deslocaram para Brasília para participar da XIV Marcha dos Prefeitos.

Lobão diz que governo vai forçar redução do preço do combustível da BR distribuidora

    O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou no final da tarde desta quarta-feira, 11, que o governo deverá atuar para forçar a redução do preço do combustível distribuído pela BR Distribuidora, no patamar de "6% a 10%".
    Lobão acrescentou que a diminuição do preço também deverá atingir o etanol. A expectativa do governo é que os demais distribuidores acompanhem a iniciativa da estatal.
    Lobão fez essas declarações ao participar de evento da Frente Parlamentar em defesa da Infraestrutura, ocorrido nesta tarde na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, e que não constava de sua agenda oficial.




Lambe-Lambe: Grafite em esquina do bairro da Liberdade, em São Luís (MA)

CGU e PF desbaratam esquema de fraudes em São João do Paraíso

Slogan da administração do prefeito Galdino Leite
    A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta quarta-feira ,11, a Operação Usura, planejada para dar cumprimento a 25 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que deverão ser cumpridos em São Luís , Imperatriz, São João do Paraíso e Barra do Corda. A operação, que tem o apoio da Promotoria da Justiça de Porto Franco, no estado do Maranhão, contou com um efetivo de aproximadamente 84 policiais federais e 15 auditores da CGU.
    As investigações visam a coibir os desvios de recursos públicos federais repassados à prefeitura municipal de São João do Paraíso, 532 quilômetros distante de São Luís, notadamente nas áreas da Educação (Fundeb), Saúde (Piso de Atenção Básica e Assistência Farmacêutica Básica), contratos de repasse e convênios. O prefeito do munícípio Raimundo Galdino Leite está sendo procurado pela PF. Tem prisão decretada. Galdino Leite4 estaria em Brasília (DF), participando da XXII Marcha dos Prefeitos.
    A Operação Usura tem por base principal nota técnica elaborada pela CGU, que aglutinou informações contidas nos Relatórios de Fiscalização do 30º Sorteio, recheado de irregularidades e já publicados na internet, bem como informações decorrentes das análises do material apreendido por ocasião da Operação Rapina III (2009) e os inquéritos civis instaurados pela Promotoria de Justiça de Porto Franco.
    A malversação de recursos públicos apurada até o momento e objeto da Operação Usura alcança as administrações Municipais de São João do Paraíso dos quadriênios 2005/2008 e 2009/2012 (em curso) e resultou em prejuízos ao erário da ordem de R$ 5.570.000,00.
Modus operandi
    A atuação da quadrilha, em parte, assemelhava-se àquela observada nas Operações Rapina, pois contava com a atuação de gestores e ex-gestores de contas públicas para a realização de saques em espécie, saques contra recibo, saques em outras agências, saques com cheques avulsos etc., com o objetivo de desvio de valores, os quais eram posteriormente acobertados por meio de licitações “montadas” e contratos fraudulentos firmados com empresas inidôneas.
    Além disso, segundo as investigações, os envolvidos também eram responsáveis por movimentação de cheques sem provisão de fundos; ausência de procedimentos licitatórios, suas dispensas e inexigibilidades; contratações irregulares; pagamentos por bens/serviços e obras não realizados ou superfaturados; e operações de agiotagem lastreadas com cheques de contas públicas.
    Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, peculato e emprego irregular de verbas públicas e formação de quadrilha (previstos no Código Penal), além de fraude a licitação (art. 93 da Lei 8666/93), crime de responsabilidade de prefeito municipal, corrupção ativa e passiva, e, ainda, lavagem de dinheiro prescrita.
Da Assessoria de Comunicação Social

Tributo do mundo a Bob Marley (1945-1981)

Museu de Tudo:Há 30 anos Natty Naifson celebra o rei do reggae na Liberdade, em São Luís (MA)

Tribunal de Justiça do Ceará proíbe cordelista de utilizar o nome "Seu Lunga"

"Seu Lunga"
    O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o cordelista Abraão Bezerra Batista deixe de utilizar a expressão “Seu Lunga” em publicações ou qualquer outra forma de divulgação. A decisão foi publicada pelo TJCE nesta terça-feira.
    “Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra, na medida em que tais publicações desnaturam a sua imagem perante à comunidade”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.
    Conforme os autos, Abraão Bezerra Batista publicou, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Seu Lunga”, o cordel intitulado “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”.
    Joaquim Santos Rodrigues afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir-lhe a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.
    Em decorrência, ajuizou ação ordinária, com pedido liminar, requerendo que Abraão Bezerra Batista não publicasse mais cordéis com a expressão “Seu Lunga”. Alegou que, em virtude das publicações, tem sido alvo de chacota na sociedade Juazeirense, impedindo-o de ascender socialmente.
De O Povo

Homens são presos por trocar ingressos de show de Luan Santana por sexo com menores no Piauí

    Carlos Amistrong Castedo Braga de Carvalho, 31 de idade, Valmiro de Sousa Bezerra, 32 de idade, e Marcos Gonçalves Gomes do Nascimento, 32 de idade foram atuados em flagrante pelas práticas dos crimes previstos no art. 217, art. 243 e artigo 12 do Código Penal Brasileiro. O fato ocorrido no último final de semana, em Parnaíba (PI).
    Segundo a policia, os três acusados ofereceram por troca de sexo ingressos do show do Luan Santana para as menores de inicias M.C.S.A, de 15 de idade e L.M.N, 13 anos de idade. No inicio eles negaram qualquer relação com as menores. Ao chegar à casa de um dos acusados a policia não encontrou as adolescentes, que teriam saído na moto de um dos acusados, mas foram apreendidos roupas e celulares que segundo a mãe de uma das vitimas, pertencia à filha dela, assim como munições de calibre “38” dois passaportes, um veiculo Corola preto, uma moto Honda Biz preta e vários outros objetos.
    Os três acusados foram encaminhado para a Central de Flagrantes e em seguida presos na delegacia da Mulher à disposição da Justiça.
    Na tarde de segunda feira, 9, os documentos pertencentes aos indivíduos Valmiro Sousa Bezerra, Carlos Amistrong Castedo Braga de Carvalho e Marcos Gonçalves do Nascimento foram entregues aos próprios no 1º DP de Parnaíba.
Do Meio-Norte

Manchete do dia - Jornal Extra

Na coluna do Ilimar Franco

BATALHA ADIADA
O governador Sérgio Cabral (RJ) entrou em campo para derrubar a sessão do Congresso prevista para hoje. Nela, seria votado pedido de urgência para apreciar o veto à redistribuição dos royalties do petróleo. A mudança prejudica o maior estado produtor: o Rio. Após Cabral falar, por telefone, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), os senadores Francisco Dornelles (PP) e Lindberg Farias (PT) colheram assinaturas dos líderes, na Câmara e no Senado, para adiar a sessão.

NA CRISTA DA ONDA
Integrante do grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o ministro Pedro Novais (Turismo) não se conteve ontem, na Marcha dos Prefeitos, ao avistar o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Aos gritos, ele se dirigiu ao prefeito: “Kassab, guarda um lugar pra mim no PSD!”. Kassab, aliás, deixou o encontro abraçado e aos cochichos com o ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos), também do PMDB.
De O Globo,



Charge do dia - Sinfrônio

Manchetes dos jornais

Maranhão
AQUI-MA - Cinco bandidos mortos
JORNAL A TARDE - Governadora Roseana lança plano de formação profissional
JORNAL EXTRA - Bahia é o estado mais miserável do Brasil. Maranhão é o segundo
JORNAL PEQUENO - maranhão tem maior população em extrema pobreza do pais
O DEBATE - Ação Global acontece neste sábado no Tibiri
O ESTADO DO MARANHÃO - Vereador de Tuntum preso por mortes e formação de quadrilha
O IMPARCIAL - Vereador suspeito de atentado contra juiz
TRIBUNA DO NORDESTE - Professores grevistas vaiam parlamentares
4º PODER - Claro, Tim, Oi e Vivo ajudam crime em São Luís
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Médicos e planos brigam e consumidor leva a pior
FOLHA DE SÃO PAULO:Conselhos dão renda para aliados de Kassab
O ESTADO DE MINAS:A febre do consumo não baixa...
O ESTADO DE S. PAULO:Tarifas bancárias sobem até 124%
O GLOBO:Governo Chávez pediu que Farc matassem opositores
VALOR ECONÔMICO:Serviços indexados puxam inflação
ZERO HORA:Demissões marcam mudançã de modelo no Vale Calçadista
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Paralisação deixam 200 mil sem aula
JORNAL DO COMMERCIO:stema monitora clima e barragens
MEIO-NORTE:Faltam médicos para atender piauienses
O POVO:Sem Nicácio, Vovô defende vantagem contra Flamengo