5 de mar. de 2010

Encontro do PT que vai decidir aliança poderá ser adiado pelo grupo pró-Roseana


Em encontro realizado ontem em Brasília, a comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou resolução para tentar enquadrar as seções estaduais do partido que estão rachadas na escolha do candidato ao governo ou ao senado. A ideia da Executiva e do presidente José Eduardo Dutra é impedir a realização de prévias, mesmo que para isso os encontros estaduais tenham que ser adiado.

     No Maranhão o grupo do deputado federal Washington Oliveira, que controla o Diretório Estadual do PT hoje dirigido pelo ex-superintendente do Incra, Raimundo Monteiro, deve adotar a estratégia do adiamento. O grupo liderado por eles empurra o partido para uma aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney, entre eles o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, filho da deputada estadual petista Helena Barros Heluy.

     Washington Oliveira e Raimundo Monteiro detêm ao menos 80 votos. O número é insuficiente para impor a tese de repetir a aliança nacional no Estado do Maranhão. Concorre em ínfima desvantagem com o grupo do deputado federal Domingos Dutra, adversário histórico do grupo Sarney, que tem 81 votos.

     A hegemonia da tese de aliança com o PMDB, rejeição ou uma terceira proposta, de aliança com o PCdoB do deputado federal Flávio Dino, depende tão somente então dos votos comandados pelo sindicalista Rodrigo Comerciário. São 14 votos que devem decidir a parada.

     Comerciário foi vice de Flávio Dino na eleição para prefeito de São Luís em 2008. Quase ganha o mandato na disputa com a chapa do tucano João Castelo, hoje prefeito de São Luís. Pelos cantos, Comerciário revira o baú de mágoas do companheiro comunista. Nesse espalha brasa o comentário mais comum é que na reta final da campanha, o camarada Dino não fornecia nem mesmo a agenda ao candidato a vice.

     O encontro petista no Maranhão está previsto para acontecer nos dias 26 e 27 de março. A data acertada durante encontro tumultuado dos companheiros não é tão aprovada pelo grupo de Washington Oliveira, que aposta em ganhar tempo para conquistar maioria.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA – Ladrões azarados

ATOS & FATOS - Governo convoca 5.320 professores aprovados em concurso

CORREIO DE NOTÍCIAS - Câmara abre processo de "impeachment" de Arruda

GAZETA DA ILHA – Mais um tenta matar ex-mulher em SL

JORNAL A TARDE – Governo convoca 5.320 professores aprovados em concurso público

JORNAL EXTRA – Salve-se quem puder! Sarney volta sentar na cadeira de presidente

JORNAL PEQUENO – Líder do governo nega intenção de Lula em se licenciar do cargo

O ESTADO DO MARANHÃO – Governo anuncia a contratação de 5.320 professores

O IMPARCIAL – Lei impede a volta do nota na mão

O QUARTO PODER – Menor de 13 anos estupra prima de 7