11 de jun. de 2011

Novos municípios do Maranhão podem criar gentílicos impronunciáveis

    Prevalecendo a Resolução Legislativa nº 25/2011aprovada pelos deputados estaduais do Maranhão em maio que devolveu a autonomia de criação de municípios à Assembleia Legislativa, o mapa do estado no futuro será retalhado por nomes curiosos, estranhos ou coisa parecida.
    O prazo para apresentação de requerimento com propostas de emancipação se encerrou às 18 horas deste sábado, 11. Antes do fim, ao menos 69 pedidos foram encaminhados à Assembleia. As solicitações com nomes e títulos eleitorais foram encaminhadas à mesa da Assembléia pelos deputados padrinhos da ideia a partir do fomento adesista dos propalados líderes comunitários.
    Nomes próprios, comuns, nativos e indecifráveis povoam a lista de pretensos municípios. São nomes curiosos que devem constranger conterrâneos no uso do gentílico. Aprovada a rodo a criação de tantos quantos desejarem tornar-se município, no Maranhão coabitarão palestinos, paraisenses, mimosenses e quem conseguir sair do sub-registro.  
Confira alguns nomes dos pretensos novos municípios:
Palmeiral
Cana Brava
Acoque
Mundo Novo
Santa Teresa
Bananal do Maranhão
Nazaré do Bruno
Anapurus
Nova Esperança do Maranhão
Brejinho dos Cocais
Santa Tereza
Santana dos Carvalhos
Itereré
Madragôa
Mocambinho
Mapari do Maranhão
Mundo Novo
Coqueiro do Maranhão
Juçaral-Mirim
Bacuri da Linha
Nova Vida
Paruá
Jacaré do Maranhão
Vale do Pindaré
Livramento
Caxias da Paz
Cabeceira
Palestina
Roberto Leite
Lagoa verde
Alto Bonito
Cikel das Alvoradas
Cajazeiras
Auzilândia
Paraíso
Trizidela do Mearim
Barão de Tramaí
Palmeiral do Mearim
Cordeiro do Maranhão
Porto Santos do Maranhão
Três Lagoas do Manduca
Lucindo
Queimados
Raimundo Su
Feira de Várzea
Chega Tudo
Olho D´Água
Independência
Mimoso
Auzilândia
Santo Onofre
Campestre do Maranhão
Cocos
Santa Vitória
Ipiranga do Maranhão
Lagoa Comprida
Vitória do Baixo Parnaíba
Morada Nova do Pindaré...

Clipoema:O Bicho, de Manoel Bandeira

Gil Cutrim mantém ficha suja em sua equipe de governo

    Até sexta-feira,10, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edmar Cutrim, mantinha em sua equipe de governo um ex-vereador com contras reprovadas pelo TCE.
    Além da ficha suja no tribunal de contas José Ribamar Dourado Nascimento, ex-presidente da câmara municipal de São José de Ribamar (2000-2004) é condenado pela Justiça por atos de improbidade adminstrativa pelo juiz da 1ª Vara da Comarca do município, Márcio Castro Brandão.
    Dourado é casado com a ex-prefeita Maria das Neves, enteada  do prefeito Jota Câmara (falecido no ano passado), enrolada também na Justiça.
    Neves apoio a eleição do prefeito Luiz Fernando Silva (DEM), atual secretário da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), que nomeou Dourado para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda de Ribamar em 2009.
    O juiz acatou Ação Civil Pública, o Ministério Público que elenca além das contas reprovadas, outras irregularidades praticadas por Ribamar Dourado como despesas indevidas, ausência de processo licitatório, fragmentação de despesas e intempestividade no envio ao TCE dos relatórios de gestão fiscal. O juiz Márcio Brandão adiantou que, após o trânsito em julgado, o nome de Dourado será incluindo no cadastro de pessoas condenadas por atos de improbidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Calcinha Preta lidera enquete sobre bandas de forró de O Povo

    Calcinha Preta, Garota safada e Aviões do Forró, nessa ordem, lideram a enquete que o jornal O Povo, do Ceará, realiza junto aos internautas sobre qual será a melhor banda de forró deste São João?

    Vinte e três bandas participam da pesquisa de O Povo Online. Por enquanto, as bandas Forró Rekebra e Banda Líbanos empatam na última colocação.
    A maior parte das bandas elencadas é conhecida do público do Nordeste incluindo o Maranhão. Nomes como Anjo Azul e Dorgival Dantas são poucos citados pelos amantes do new forró.
    Dorgival aparece como quinto da lista, mas sua distância de votantes em relação às três primeiras é abissal. Ele e o Forró Muído estão na casa de um dígito enquanto as líderes da enquete somam acima de 20% da preferência dos internautas.
Para votar clique aqui

Deputado vascaíno quer dar título para Roberto Dinamite pela conquista de campeonato

Waldermar Têrr
    Por conta do Vasco da Gama ter se sagrado campeão da Copa do Brasil, o deputado Magno Bacelar (PV), torcedor do time carioca, anunciou na sessão desta quinta-feira (9) que vai apresentar proposta de concessão de título de Cidadão Maranhense para o presidente da equipe, o ex-jogador de futebol Roberto Dinamite. Bacelar explicou que a Copa do Brasil é o mais importante campeonato brasileiro de futebol porque todo país participa.
    O parlamentar afirmou que possui um carinho especial pelo Vasco, porque o pai dele, Moacir Bacelar Nunes, já falecido, era “um autêntico vascaíno” e que a conquista da Copa do Brasil foi “um momento de glória”.
    Magno Bacelar afirmou que “o Vasco fez uma partida brilhante, perdeu de 3x2, mas, de certa forma, ele venceu em casa e mostrou-e um grande time, vencendo um grande campeonato”, disse Magno Bacelar.
    Em relação ao título de Cidadão Maranhense, Magno Bacelar garantiu que ele é uma forma de homenagear o deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco.
    O deputado disse que haverá um jogo no Maranhão no qual Romário estará e aproveitar a oportunidade para o título de cidadão também para Roberto Dinamite, e defendeu o direto de “tratar do assunto, porque, no Maranhão, há muitos vascaínos, e esta Tribuna é do povo, é dos vascaínos, é dos flamenguistas, é dos botafoguenses, é de todo mundo”.
Da Assessoria da Assembleia Legislativa

Santo de casa

"O São João nos outros estados já está quase acabando e aqui ainda nem começou. Se não fosse o arraial da Maria Aragão, nada tínhamos"
Radialista Geraldo Castro no programa Abrindo o Verbo, na rádio Mirante AM, da família da governadora Roseana Sarney (PMDB), na sexta-feira,10 de junho.

Manchetes dos jornais

Maranhão
AQUI-MA - Dois tiros na cabeça
O ESTADO DO MARANHÃO - Roseana propõe em fórum política tributária para o NE
O IMPARCIAL - Secretários por uma semana em Paço do Lumiar
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Empresas de ônibus dão calote de R$ 23 milhões
FOLHA DE SÃO PAULO:Aliados criticam e oposição elogia ministra de Dilma
O ESTADO DE MINAS:Apagão em BH deixa um milhão sem luz
O GLOBO:Dilma troca articulação por pesca. E vice-versa
VALOR:Estímulos regionais devem compensar perda do ICMS
ZERO HORA:Cinzas deixam saudo de 203 voos para remarcar
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Terros e morte em ônibus
JORNAL DO COMMERCIO:A hora da via mangue
MEIO-NORTE:142 traficantes forma presos só em Teresina
O POVO:PF desarticula milícia armada no Metrofor