14 de dez. de 2010

Rita Ribeiro participa de Festival na África


A cantora Rita Ribeiro
     A cantora maranhense Rita Ribeiro participa do Festival Mundial de Artes Negras que acontece até o dia 31 de dezembro, em Dacar, capital do Senegal, na África. Esta é a terceira edição do Festival que tem propósito de revelar a visão de uma África livre, criativa e otimista, em contraponto à generalista versão sombria do continente.
     Este ano (as outras edições foram em 1966, na mesma cidade, e em 1977, na Nigéria) o Brasil, segunda maior população negra no mundo depois da Nigéria, comparece com nomes de peso, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Rappin’ Hood, Margareth Menezes, Paula Lima, Chico César, o cantor e compositor Mombaça e a maranhense.
     O Carnaval do Rio de Janeiro, mais importante manifestação cultural brasileira conhecida mundialmente, fechará a Noite Brasileira em Dacar, com a escola de Samba Império Serrano. O Carnaval de Salvador chega com os grupos Ilê Ayê e Olodum.
     O Festival Mundial das Artes Negras conta também com apresentações de dança e teatro, além de exposições e lançamento de livros. “Ir pra África é como voltar para minha casa. E para o país que vamos agora parece um sonho. É como diz a música: ‘Deve ser legal ser negão no Senegal’”, festeja Mombaça.
Com informações de O DIA

LImpeza seletiva

Os céticos dos efeitos seletivos do projeto Ficha Limpa ganharam dois bons argumentos para renovarem seus temores: a absolvição de Maluf e a nova cassação da casal Capiberibe, pedra no sapato do senador José Sarney no Amapá, em contraste com o tratamento benevolente à governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney.
Do Monitor Mercantil

Mais de 15 mil presos farão provas do Enem

    Os cerca de 15 mil presos, matriculados no Exame Nacional do Ensino Médio, farão a prova nos dias 15 e 16 de dezembro. Conforme o Diário Oficial da União, o primeiro dia de prova, irá coincidir com a data dos candidatos que tiveram problema com as provas amarelas.
    Não existe distinção nas provas feitas por estudantes e por presos. Mais de 600 unidades prisionais e socioeducativas das 27 unidades da Federação participarão da prova. Os responsáveis pedagógicos em cada uma desses pontos inscreveram os interessados.
    No dia 15 os presos responderão às questões ligadas a ciências humanas e ciências da natureza. Já no dia 16, enfrentarão provas de linguagem (que inclui redação) e matemática. Os candidatos que terão direito a novas provas serão comunicados pelo Inep, até o dia 10, por torpedo no celular, e-mail e telefone.
    “Dentro do sistema carcerário brasileiro, desconhecido por boa parte da população brasileira e de famílias de presidiários, os presos têm direito à educação”, declara a tutora do Portal Educação, Emileide da Costa.
    Quanto aos estudantes que tiveram problemas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, informará até o fim desta semana, o número de estudantes, por Estado, que farão as novas provas.

Prefeito de Urbano Santos faz ameaça a blogueiro

    O prefeito de Urbano Santos, Abnadab Leda, está ameaçando o responsável pelo blog Urbano Santos On-line. As ameçaram começaram depois que Iran Avelar divulgou declarações do prefeito contrariado com a eleição do vereador Raimundo para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Urbano Santos.
    Segundo post do Urbano Santos On-Line, Abnadab teria dito que o mandato de Raimundo como presidente teria prazo de validade vencido nesta quarta-feira, 15.
    Avelar está pedindo a solidariedade da imprensa maranhense para que o prefeito não retire do ar o blog que tem prestado serviços à comunidade denunciando os despandos de Abnadab. Após retornar uma ligação recebida o bogueiro ouviu o seguinte: "Pois é cara, aqui quem tá falando é Abnadab. Fui eu que ligueii pra ti. Eu acho que tu tá exagerando na dose. Eu não vou fazer nada contigo", alerta o prefeito antes de anunciar que tomará medidas legais para retirar o blog do ar.

Temer diz que Ciro deverá ter ""cautelas verbais"

    O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) disse que Ciro Gomes (PSB) precisará ter "cautelas verbais" caso seja confirmado em algum ministério do próximo governo. Temer também atribuiu exclusivamente à presidente eleita Dilma Rousseff (PT) a decisão de indicar Ciro.
    "É uma escolha da presidente. Evidente que a partir de agora ele vai tomar as cautelas verbais que o cargo dele exigirá em face, especialmente, da presidência e da vice-presidência", declarou Temer.
    Cotado para a pasta da Integração Nacional, Ciro Gomes já teria dito a pessoas próximas que gostaria de comandar o Ministério da Saúde.
Do Política Hoje

Manchetes dos jornais

JORNAL PEQUENO  - Ex-mulher de médico morto a tiros no hospital se contradiz na polícia
O ESTADO DO MARANHÃO - Helicóptero reforça segurança
O IMPARCIAL - Como será o novo governo Roseana