13 de jun. de 2011

Caixeiras do Divino de São Luís percorrem três regiões do país no Projeto Sonora Brasil

Maria Rosa, Maria de Jesus, Zezé de Iemanjá, Rosa Barboza e Rosa Dias
Cinco caixeiras do Divino Espírito Santo de São Luís estão fazendo parte do Projeto Sonora Brasil 2011/2012. Maria Rosa, Maria de Jesus, Zezé de Iemanjá, Rosa Barboza e Rosa Dias vão apresentar em concertos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a festa do Divino Espírito Santo no Maranhão através de cantigas.
    Em sua 14ª edição, o projeto foi lançado no dia 2 de junho em Goiás (GO) e pela primeira vez terá dois temas: Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil. As caixeiras se enquadram no segundo tema. Na próxima quinta-feira, 16, o grupo se apresenta na Sala Claudio Montoro, no Sesc Manaus (AM)
    Os temas serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. Este ano, o Sotaque do Fole circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2011 serão ao todo 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.
Cidades do circuito: Goiás (Anápolis e Goiânia); Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso (Cuiabá) Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados); Tocantins (Palmas); Acre (Rio Branco); Amazonas (Manacapuru e Manaus); Rondônia (Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho); Roraima (Boa Vista); Pará( Belém); Amapá(Amapá, Laranjal do Jarí, Macapá e Mazagão Novo); Maranhão (Caxias e São Luis); Piauí (Floriano, Parnaíba e Teresina); Ceará (Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral); Pernambuco (Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Carnaíba, Caruaru, Garanhuns, Ibimirim, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata, Surubim, Triunfo); Paraíba (Campina Grande, João Pessoa, Guarabira); Alagoas (Arapiraca e Maceió); Sergipe (Aracajú); Bahia (Feira de Santana, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista).

Ministério Público Federal pede interdição de "lixão" mantido pela prefeitura de Paço do Lumiar

    O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) ajuizou ação civil pública pedindo a interdição imediata de um "lixão" localizado entre os povoados Pindoba e Iguaíba, nas proximidades do manguezal no Igarapé Iguaíba, no município de Paço do Lumiar.
    O empreendimento, mantido pela prefeitura, apresenta pelo menos três irregularidades. Além do funcionamento sem o devido licenciamento ambiental, o "lixão" foi estabelecido na Área de Segurança Aeroportuária (ASA) do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, e tem causado danos ao manguezal no Igarapé Iguaíba, uma área de preservação permanente.
    Antes da ação, o MPF-MA, instaurou inquérito civil público para apurar a denúncia, feita por moradores de Paço do Lumiar. Segundo eles, a prefeitura estaria despejando todo o lixo coletado no município nas proximidades do manguezal, afluente do Rio Paciência, o que estaria causando impactos ambientais negativos e atingindo o pescado local.    Em vista disso, o MPF requisitou vistorias à Empresa Brasileira de Infraestrutur Aeroportuária (Infraero), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O resultado das vistorias confirmam o risco ambiental e aeroportuário.
Da Agência Estado

Brasil lança foguetes de treinamento no Maranhão

    O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, faz nesta segunda-feira (13) a Operação Falcão 1. Serão lançados dois foguetes de treinamento (FTB). É a primeira de uma série de lançamentos prevista para este ano. A primeira fase vai até o dia 22 de junho e terá um total de quatro foguetes lançados.
    As próximas etapas devem ocorrer de 1º a 10 de agosto e de 24 de outubro a 2 de novembro. Os treinamentos proporcionados pelas campanhas de lançamento dos veículos FTB viabilizam a preparação do centro para operações de maior porte, com é o caso do veículo lançador de satélites (VLS), uma família de foguetes desenvolvida no Brasil com a finalidade de colocar um satélite na órbita da Terra.
    O coronel Ricardo Rangel, da Força Aérea Brasileira, explica que essas operações são fundamentais para os Centros de Lançamento, pois permitem o treinamento das equipes técnicas, a manutenção dos meios operacionais e a identificação de novos procedimentos técnicos, incluindo as áreas de preparação, integração, lançamento, rastreio, coordenação operacional, meios aéreos e marítimos de esclarecimento, mecanismos de resgate e evacuação aeromédica, segurança de superfície e de voo.
    Segundo a Agência Força Aérea, os FTB têm comprimento total de 3,05 m. Na Operação Falcão 1 não serão levados experimentos a bordo em nenhum dos dois foguetes, embora haja disponibilidade de 5 kg de carga útil em cada lançamento, com possibilidade de transmissão dos dados para as estações de solo.
Com informações R-7

Programação desta segunda,13, no Cine Rio Anil

14h00 – O Pai dos meus filhos
16h00 - Copacabana
17h15 - Vênus Negra
18h20 – Uma doce mentira
20h25 – Xeque Mate

São João 2011: Programação do Arraial da Maria Aragão desta segunda,13

19h – Tambor de Crioula Proteção de São Benedito (Vera Cruz)
20h – Dança Portuguesa Brilho e Encanto do Porto
21h – Show de Papete
22h – Grupo de Dança Fogo Caipira
23h – Bumba-meu-boi do CEIC (O)

Lula e Roseana Sarney poderão dar nomes a novos municípios no Maranhão

    O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, poderão dar nomes a novos municípios no estado. Requerimentos de criação do município de Presidente Lula, desmembrado de Balsas, no sul do Maranhão, foi encaminhado pelo deputado Stênio Rezende (PMDB).O artigo 37 da Constituição Federal a proíbe a denominação de espaços públicos com o nome de pessoas vivas.
    Foram os deputados estreantes Eduardo Braide (PMN) e Francisca Primo (PT) que apresentaram a proposta de criação do município Governadora Roseana Sarney, originário de Santa Luzia.
    O senador João Alberto (PMDB),ex-governador e ex-vice-governador do estado também poderá batizar município criado a partir da repartição do território e Bom Jardim.
    Dos 216 requerimentos de criação de municípios encaminhados à assembleia Legislativa do Maranhão, assegurados por resolução legislativa aprovada nesta legislatura, 13 fazem homenagens a pessoas. Vivas como o atual prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e falecidas, como os exs deputados estaduais João Evangelistas, Waldir Filho e Moisés Reis.A aprovação de criação dos municípios dependem ainda de realização de plebiscito.
Nomes próprios de novos municípios:
Presidente Lula - Balsas
Stênio Rezende (PMDB)
Governadora Roseana Sarney - Santa Luzia
Eduardo Braide (PMN) e Francisca Primo (PT)
Senador João Alberto - Bom Jardim
Hemetério Weba (PV) e Roberto Costa (PMDB)
Deputado Mercial Arruda - Formosa da Serra Negra
Lideranças comunitárias
Deputado João Evangelista - Zé Doca
Neto Evangelista (PSDB)
Deputado Waldir Filho - Lago da Pedra
Neto Evangelista (PSDB)
João Afonso Cardoso (povoado Lagoa da Cruz) - Gonçalves Dias
Valéria Macedo (PDT)
João Peres - Araioses
Tatá Milhomem (DEM)
Lucindo - Poção de Pedras
Rubens Pereira Júnior (PC do B) e Carlinhos Florêncio (PHS)
Manoel Milhomem - Barra do Corda
Tatá Milhomem (DEM) e Magno Bacelar (PV)
Moisés Reis - Codó
César Pires (DEM)
Raimundo Su - Alcântara
Victor Mendes (deputado licenciado)
Roberto Leite - Itapecuru Mirim
César Pires (DEM)

Manchetes dos jornais

Maranhão
JORNAL PEQUENO - Assembleia Legsilativa quer criar maios 126 municípios no Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO - Protocolados 126 pedidos de criação de municípios
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Concursos em alta, apesar dos cortes
FOLHA DE SÃO PAULO:Fifa impõe parceiros às sedes da Copa-2014
O ESTADO DE MINAS:4.200 pedras no caminho da Copa
O GLOBO:Planalto vai abrir os cofres para acalmar Congresso
VALOR ECONÔMICO: FAD prevê uma década de altas para as commodities
ZERO HORA:Cinzas voltam a cancelar voos
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Independente e Paysandu na final do Parazão 2011
JORNAL DO COMMERCIO:Desordem e perigo na areia da praia
MEIO-NORTE:Dias sai na frente para prefeitura
O POVO:Novas delegacias, velhos problemas