23 de mai. de 2011

Na agulha: Máquina de salvar elefantes com Beirut Band

MPF investiga Lobão por adiar cobrança bilionária da Vale

Há pouco mais de um mês, a procuradora da República em Brasília Luciana Loureiro Oliveira decidiu ampliar as investigações entre um suposto auxílio de Edison Lobão à Vale. Ela converteu em inquérito uma apuração preliminar para saber se Lobão teria cometido ato de improbidade administrativa ao ter adiado, por ora, que o Departamento Nacional de Política Mineral cobrasse uma dívida estimada em quase 4 bilhões de reais. O dinheiro referia-se a royalties pela exploração de minério de ferro e, caso não fosse pago, o DNPM ameaçava cassar os direitos de mineração da Vale.
(Atualização às 20h47: a assessoria de imprensa de Lobão contactou a coluna para informar que o 'ministro não tomou qualquer decisão sobre o assunto nem sequer teve ingerência sobre os atos do DNPM, os quais, disse, são autônomos)
Por Lauro Jardim do Radar-online de Veja

Museu de Tudo: Cine Roxy (*1950- +23-05-2011) na rua do Egito



Funcionários do hospital do servidor estadual do Maranhão paralisam atividades nesta terça

    Os 579 funcionários do Hospital Carlos Macieira(antigo hospital do Ipem) devem iniciar na manhã do dia 24 de maio( por volta das sete horas) uma paralisação. Eles reclamam de salários atrasados, vale-transportes suspensos, demissões em massa e a alteração na escala de trabalho. Lucimary Santos, presidente do Sindicato dos trabalhadores em estabelecimentos em Saúde do Maranhão, (SINPEES-MA) alerta que esta situação de desorganização tomou de conta do Hospital Carlos Macieira (antigo Ipem) após o governo do Estado ter cancelado o contrato com a antiga administradora da casa de saúde (Cruz Vermelha).
    Na pauta dos trabalhadores estão cinco quesitos de reivindicação, entre eles, o imediato pagamento do salário do mês de abril, a manutenção do emprego de cada um dos 579 trabalhadores anualmente lotados na casa de saúde, o imediato restabelecimento da concessão de vale-transporte, manutenção das escalas de trabalho praticada até o mês de abril e a regularização da situação laboral de todos os trabalhadores lotados no hospital com a definição do vínculo de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias, adicional noturno, adicional de insalubridade, e recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e previdência Social.
Particulares
    Paralelo a greve dos funcionários do Hospital Carlos Macieira, O SINPEES-MA também articulam a campanha salarial dos funcionários dos estabelecimentos de saúde particular. Após várias reuniões com donos de Hospitais da rede particular não foi possível chegar a um consenso e o sindicato decidiu mobilizar os funcionários destes hospitais para a campanha salarial. Lucimary Santos, presidente da entidade avisa que caso não haja por parte da classe patronal interesse em negociar um reajuste mais justo para a categoria cuja data base já venceu em 1º de fevereiro, não está descartada a paralisação.
Da Assessoria do SINPEES

Políticos do Brasil: Deputado baiano defende recuperação para homossexuais e assistência aos cornos


Deputado Pastor Sargento Isidório
     Ex- feirante, cobrador de ônibus e sargento da Polícia Militar, o deputado estadual Manoel Isidório Santana Júnior,48, ganhou projeção ao levar um botijão de gás de isopor para a Assembleia Legislativa da Bahia. “Eu estou fora das drogas há oito anos, mas tenho um irmão que está destruído pelo crack”, conta, garante o deputado Pastor Sargento Isidório (PSB) comparou a primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, a Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce.
    Em um discurso na tribuna Isidório narrou a sua experiência no exame de próstata. Afirmou ter visto “estrelas”. Chegou a defender a implantação de um serviço de “recuperação” para homossexuais “arrependidos” na rede médica estadual.
    Está no terceiro mandato. No primeiro mandato, em 2002, foi eleito pelo PT. Não se separa da Bíblia. À frente da Fundação Dr. Jesus desenvolve um trabalho de “recuperação de dependentes químicos para os mais de 1.170 internos em tratamento”.
    "Eu não sou representante de intelectuais, não sou representante de cultura. Sou um homem forjado no terreno. Fui pra polícia, tenho 29 anos de sargento fazendo movimentos contra as injustiças sociais e contra a opressão. Eu sempre briguei pelos direitos das minorias sociais e chegando a deputado, uma luta minha é para tratar os usuários de drogas porque eu fui também um dependente químico. Lamentavelmente eu me envolvi com as drogas o que me enturmou mais tarde como homossexual", conta.
    Pai de sete filhos, propõe um serviço voluntário de apoio aos homossexuais que queiram discutir. "As pessoas podem errar, ou estar numa posição e achar que está certo e depois se arrepender", diagnostica.
    Foi chamado de protetor dos cornos por apresentar um projeto de apoio psicológio aos traídos."Não é só ao marido vítima de infidelidade conjugal, é assistência psicológica às vítimas porque quem sofre com isso é a criança, são os filhos, porque na hora em que um pai comete uma violência com a esposa, é uma loucura", teoriza.
Com informações do Política Hoje

Município que receberá Refinaria da Petrobras no Maranhão pode realizar novas eleições municipais

      O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar esta semana a ação contra o prefeito do município de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico na campanha de 2008. Bacabeira se prepara para receber a Refinaria Premium I da Petrobras.
    O julgamento pelos sete ministros da corte pode resultar na cassação do prefeito Venancinho.
Caso tenha o mandato cassado, sera realizada novas eleições no município.
    A ação foi protocolada pela coligação “Força que vem do Povo” (PV/PMN/PT), representada pela candidata derrotada Olga Calvet (PV) em  26 de março de 2010. Dados do site do TSE, informam que o recurso está concluso para que o relator declare voto a favor ou contra a cassação do registro de candidatura, bem como o diploma eleitoral. O Ministro Gilson Dipp será o novo relator do processo que vai decidir de vez o futuro político do prefeito bacabeirense.
    Em 2010, o processo nº 89336 chegou a ficar parado por dez meses nas gavetas do ministro Hamilton Carvalhido e, em maio deste ano, a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu novo parecer sugerindo a cassação do diploma do acusado, por achar que as provas são suficientes para demonstrar a ocorrência, caracterizando a violação ao artigo 41-A da Lei das Eleições.

Diário da Assembleia corta parte do bate-boca entre os deputados Bira do Pindaré e Manoel Ribeiro

    Parte do bate-bota entre os deputados Bira do Pindaré (PT) e Manoel Ribeiro (PTB) na sessão ordinária desta quarta-feira, 18, foi suprimida da taquigrafia da Assembleia Legislativa do Maranhão. Por sua vez, não consta no Diário da Assembleia Nº 70, colocado somente nesta segunda-feira, 23, no portal do legislativo estadual.
    Consequentemente não consta no resumo da ata da 50ª sxessão ordinária da décima sétima legislatura as ameaças feitas pelo deputado estadual Manoel Ribeiro ao deputado petista.
    No calor do debate Ribeiro insinuou ameaças físicas à Pindaré que revidou verbalmente ainda na tribuna. O deputado Manoel Ribeiro, líder do governo no legislativo, chegou a se referir à compleição física do deputado petista. Foi o próprio líder que pediu que a discussão de baixo nível constasse na taquigrafia, com objetivo de levar Pindaré à comissão de ética por ter chamado o deputado Magno Bacelar (PMDB), pivô do embate entre os deputados, de "cão de guarda".
    Bacelar tem se notabilizado pela defesa encolerizada do governo Roseana Sarney. Manoel Ribeiro, também colérico, como líder do governo.
Confira abaixo o bate-boca dos deputados registrado no Diário da Assembleia:
DEPUTADO BIRA DO PINDARÉ - V. Ex.ª escolheu ser um cão de guarda do Governo do Estado, é sua opção, eu tenho que respeitar, mas V. Ex.ª tem que respeitar também a nossa opção, de defender o povo do Estado do Maranhão. E é o que eu estou tentando fazer aqui, humildemente, e sempre procurando fundamentar. Trouxe os números, que não é matemática não, são números oficiais que fundamentam aquilo que eu estou dizendo, que se eu não trouxesse, aí sim, eu estaria sendo aqui irresponsável, de forma que...
DEPUTADO MANOEL RIBEIRO - Senhor Presidente, eu gostaria que o orador respeitasse o deputado, chamando de “cão de guarda”, que é isso Deputado? Depois V. Ex.ª diz que não disse, eu estou escutando deputado, isso é falta de respeito.
DEPUTADO BIRA DO PINDARÉNão, é a forma...
DEPUTADO MANOEL RIBEIRO – Não é forma não, é falta de respeito. Eu não aceito isso deputado. V. Ex.ª vai fazer isso com um deputado que lhe tratou bem no discurso dele. V. Ex.ª fazer isso? Não. Eu gostaria Senhor Presidente, que mandasse retirar da taquigrafia e pedisse ao orador que respeitasse os colegas.
DEPUTADO BIRA DO PINDARÉE eu também peço respeito. Porque ele disse, por exemplo, que sou “tucano”, que eu sou do PSDB, aí então, se equivocou. Se ele quer ser tratado com respeito que respeite as pessoas.
DEPUTADO MANOEL RIBEIRO – Ser do PSDB é insulto?
DEPUTADO BIRA DO PINDARÉ - Não, na minha opinião há uma distorção.
DEPUTADO MANOEL RIBEIRO – Agora “cão de guarda” deputado, que isso ontem V. Ex.ª insultou o Judiciário chamou de porcaria, que isso deputado?
DEPUTADO BIRA DO PINDARÉVeja bem, há uma distorção na informação que não é devida, e todos nós sabemos das nossas ligações partidárias, dos nossos compromissos políticos, da nossa linha política. Então, não venha aqui querer distorcer a conduta...
DEPUTADO MANOEL RIBEIROV. Ex. se nós formos discutir ética....Presidente, ele está ocupando o tempo que é do Bloco do Governo
........................................................................

Nenzim quer estrelar filmes por um punhado de dólares

    Depois de se livrar de uma cheirosa, lixando um habeas corpus na cara da Polícia Federal e ganhar notoriedade nacional por capitanear um rombo de R$ 50 milhões dos cofres do município maranhense de Barra do Corda, o prefeito Manoel Nenzim Mariano, parece ter pegado gostinho pela fama.
    Através da portaria 001/2011, a prefeitura de Barra do Corda abriu concorrência para empresa especializada em produção e publicidade de filmes acerca dos projetos desenvolvidos pela administração do prefeito que escapou fedendo da operação Astiages, que prendeu filho, nora e outros da família Telles na Penintenciária de Pedrinhas. 
    Segundo o aviso de licitação, os filmes estrelados por Nenzim, e sua mulher Santinha, aposentada pelo antigo Funrural, objetivam dar transparência sobre as ações da gestão verde no município dos índios Guajajara e Canela. O enredo é clássico. Só falta agora Nenzim dá depoimento no programa nacional do partido ao lado do deputado federal Sarney Filho.
    O pregão será no dia 10 de junho às 10 horas, na sala de Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Barra do Corda, na rua Isaac Martins, 371 - Centro.

Conselheiros do TCE do Maranhão estão fora do rol de corrupção

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão está acima de qualquer suspeita. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Procuradores de TCEs estão envolvidos em graves irregularidades cerca de 20% dos conselheiros dos tribunais de contas no país. Os conselheiros são responsáveis pelo julgamento da prestação de contas e aplicação dos recursos públicos pelos gestores públicos.
    Pelo levantamento da associação estão na mira da suspeita por corrupção, 54 conselheiros de 17 estados.
    Além do Maranhão não tem conselheiros sob suspeita no estados do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte,  Pernambuco, Tocantins, Amazonas, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.
    No Nordeste, há dois conselheiros acusados em Sergipe. No Ceará, Alagoas e Bahia, um cada. No Centro-Oeste, MT e o DF têm dois, cada. No Sudeste, seis conselheiros de São Paulo são investigados. Quatro em Minas, três no Rio de Janeiro e outros três no Espírito Santo. Na região Norte, são seis em Rondônia, cinco no Amapá, dois em Roraima, um no Pará. No Sul,são cinco no Paraná e três no Rio Grande do Sul.
Com informações do www.claudiohumberto.com.br

Manchetes dos jornais

Maranhão
JORNAL PEQUENO - Motoristas de ônibus iniciam greve por tempo indeterminados
O ESTADO DO MARANHÃO - Rodoviário param hoje transporte coletivo
O IMPARCIAL - Prometidos 80% da frota, mas greve deve parar ônibus
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Barco naufraga no Lago Paranoá com 104 pessoas a bordo
FOLHA DE SÃO PAULO:PM recebe R$ 200 mi em salários irregulares
O ESTADO DE MINAS:Perueiros à solta
O ESTADO DE S. PAULO:Falta de investimentos é ameaça para o etanol
O GLOBO:Conselheiros de Tribunais de Contas são investigados
VALOR ECONÔMICO:BC prevê novas aquisições e fusões de bancos menores
Regional
JORNAL DO COMMERCIO:Mais aperto no consumo
MEIO-NORTE: Após 8 anos, começa obras do Lagoa do Norte
O POVO:Carro bate a 150km/h. Duas pessoas morrem