10 de dez. de 2010

Equipe de transição adia anúncio de ministros

    Assessores da equipe de transição informaram que o anúncio de mais um bloco de ministros do governo Dilma Rousseff, previsto para essa sexta-feira (9), foi adiado para a próxima semana.
    Era aguardada para o início da noite de hoje a divulgação de uma nota oficial confirmando as indicações de Antônio Patriota para o Ministério das Relações Exteriores, e do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), além da permanência de Nelson Jobim na Defesa.

Moto é melhor clube do Maranhão e 59º no ranking da CBF

    O Moto é o melhor clube maranhense no ranking nacional  divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o ranking divulgado ontem o Papão ocupa a 59ºcolocação entre os clubes com 304 pontos. A relação vai vigorar durante todo o ano de 2011.
    Em segundo lugar está o Sampaio Correa, campeão maranhense de 2010, que de acordo com o ranking da CBF, e ocupa o 64º lugar, com 264 pontos. O Maranhão é o terceiro melhor colocado e se encontra em 80º lugar, conforme o mesmo ranking.
    O Cavalo de Aço, campeão maranhense de 2005, se encontra na 136ª colocação, com 43 pontos. Com essa classificação, o clube colorado, mais querido da região tocantina e sul do estado, é o melhor do interior e o 4º do estado.
    O JV Lideral, campeão maranhense de 2009, está classificado na 295ª colocação, com apenas 2 pontos. O Tricolor do Camaçari é um dos clubes mais novos do futebol brasileiro em atividade.
    A Confederação Brasileira de Futebol divulgou também o ranking das federações de futebol de todo o Brasil. A Federação Maranhense de Futebol ocupa a 17ª colocação, com 792 pontos. A entidade já ocupou a 16ª colocação, mas perdeu para a federação da Paraíba.
    O Maranhão está na frente das federações de Sergipe, Piauí, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Ateus fazem campanha em ônibus em Salvador e Porto Alegre

    Marcada para ter início a partir do dia 13 de dezembro de 2009, a  campanha da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Atea, em ônibos terá início nesta sexta-feira, 10 em Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) ,com mensagens a respeito de ateus, ateísmo e religião..
    A iniciativa da Atea apresenta quatro mensagens que expõem um pouco do que pensam os ateus.  Segundo a entidade é mais um passo dado pelo reconhecimento dos descrentes na sociedade como cidadãos plenos e dignos. São 10 ônibus em Porto Alegre, financiados por um único doador paulista que prefere permanecer anônimo, e 5 ônibus em Salvador, financiados com recursos da entidade e outros doadores.
    As peças trazem frases como "Religião não define caráter" e "A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas". A ideia é manter as propaganda durante um mês.
    O lançamento da campanha ocorre pouco depois de o Ministério Público Federal ajuizar ação civil pública contra o jornalista José Luiz Datena pedindo retratação de suas afirmações ofensivas contra ateus. Datena já é alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministéiro Público Estadual e uma investigação criminal na Delegacia de Crimes de Racismo e Discriminação, em São Paulo, requerida pela Atea.
    A campanha teve início no Reino Unido em 2009. Nos EUA os American Atheists veicularam um outdoor em Nova York celebrando o mesmo motivo.Quatro grandes organizações de ateus norte-americanos lançaram em outdoors, ônibus, trens e em jornais e revistas a maior campanha de divulgação ateia já veiculada, segundo relato da American Humanist Association.
    No Canadá, o Centre for Inquiry está lançando a campanha "Alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias", com anúncios em ônibus, eventos educativos e discussões online. Inspirado na famosa citação de Carl Sagan, o material compara Jesus ao pé-grande, OVNIs e outras entidades do mesmo calibre.
Com informações da Folha e Atea

Maioria dos deputados da Mesa Diretora da AL votam pela reeleição

    A maioria do integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão votou a favor do emenda que instituiu a reeleição para os postos, apresentada pelo deputado estadual Carlos Alberto Milhomem (DEM), não reeleito na eleição de outubro deste ano.
    Dos nove membros da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, três estiveram ausente:  o presidente Marcelo Tavares (PSB), o 2º secretário, Valdinar Barros (PT) e o 4º secretário, Marcos Caldas (PRB). Destes, o petista Valdinar Barros foi o único não reeleito no pleito de outubro.
    O Projeto de emenda constitucional recebeu a aprovação de 28 deputados da 16ª Legislatura. A deputada petista Helena Barros Heluy, que não concorreu à reeleição no pleito passado, foi a única a votar contra a PEC. A medida valerá para a próxima legislatura iniciada em fevereiro de 2011.

Rihanna faz brincadeira com Alcione

    A cantora Rihanna, 22 anos, se pronunciou em seu perfil na rede de microblogs Twitter sobre a brincadeira de alguns fãs que a compraram com a brasileira Alcione, 63. Rihanna escreveu: "espero não estar assim aos 50".
    Tudo começou quando os fãs fizeram uma montagem com a capa do CD da cantora Rihanna com uma foto de Alcione ao lado e também postaram na rede.
Do Terra

Operadora europeia admite novos voos charter para São Luís

   Na sequência do aumento de capacidade, por avião maior, na operação charter da Sonhando/terraBrasil para o reveillon, Tomaz Metello admite novos voos para São Luís do Maranhão em 2011 e afirma que “a falta de voos diretos penaliza o destino e o turista”.
    A informação está num comunicado da euroAtlantic, no qual Tomaz Metello é citado, afirmando que “sempre tivemos a noção que, apesar da crise económica, o fato de o programa oferecer um preço/qualidade justo, iria gerar expectativas no mercado”.
    Metello refere-se ao recente aumento de capacidade na operação charter de reveillon da terraBrasil para o Maranhão, em mais 70 lugares, pela substituição do Boeing 757 por um 767, em qualquer caso da euroAtlantic, acionista da Sonhando, operador das várias marcas “terras” (terraBrasil, terraÁfrica, etc.).
    No mesmo comunicado Mettelo prevê que no próximo ano, “caso sejam reunidas condições”, serão realizados novos voos para o Maranhão, onde, recorda-se na informação, o grupo Pestana, um dos accionistas da euroAtlantic, detém o hotel de cinco estrelas Pestana São Luís.
    Mettelo afirma que “a falta de voos directos penaliza o destino e o turista”, e sublinha a atractividade turística do Maranhão: “Os portugueses sentem uma grande atracção pelo Nordeste e por São Luís do Maranhão”, e acrescenta que “o apelo de uma cidade portuguesa datada de 8 de Setembro de 1612 com uma rica paisagem cultural com o maior conjunto de azulejaria portuguesa da América Latina, além da oferta única dos Lençóis Maranhenses entre outros postais é muito forte”. Tudo razões para regressar em 2011, portanto, os turistas e a euroAtlantic.

No claudiohumberto.com.br

Eles se amam
No jantar da casa do senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE), quarta, Lula fez emocionado elogio a José Sarney, declarando-se seu amigo, “com orgulho”. Avisou: “É tolice tentar me intrigar com Sarney”.

Quilombolas terão que abrir caminho para foguetes no Maranhão


Crianças brincam em casa de pau-a-pique de comunidade quilombola em Alcântara (MA)

    O governo vai oferecer empregos e outras "compensações" às comunidades quilombolas para tentar resolver o impasse que inviabilizava o início da ampliação do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão.
    Uma minuta de decreto ao qual a Folha teve acesso, produzida pela AGU (Advocacia Geral da União) deve ser apresentada ao presente Lula hoje. O documento estava pronto há pouco mais de dois meses, mas o governo não queria o desgate político durante o período eleitoral.
    O decreto estabelece o programa "Alcântara Sustentável",com benefícios aos quilombolas que vivem na região, onde funciona o Alcântara Cyclone Espace, empresa binacional Brasil/Ucrânia com 100% do capital público (50% de cada país).
    A Folha apurou que o Ministério da Defesa quer ampliar o território para mais perto do mar e fazer outros sítios de lançamento de foguetes com "mais segurança".
    O decreto que chegará às mãos de Lula obrigará 21 das 106 comunidades quilombolas (um total de 408 famílias) a serem realocadas. Com isso, o CLA, que hoje tem cerca de 8.500 hectares, dobraria.
    Em troca, o governo oferece moradias, empregos na construção da base, rodovias com acesso ao mar para pesca,e cotas nas escolas que serão construídas para os filhos do engenheiros e técnicos que chegarão à região com as obras. Não haverá, porém, compensação financeira.
    O texto foi construído por 22 órgãos, entre eles Casa Civil, gabinete GSI(Gabinete de Segurança Institucional), e os ministério do Desenvolvimento Agrário, da Defesa e do Meio Ambiente.
   Após a aprovação do presidente Lula, o documento será submetido, em janeiro, aos líderes quilombolas.
Da Folha de São Paulo

Manchetes dos jornais

AQUI -MA - Mercado de tranbalho: Procuram-se estagiários
ATOS & FATOS - Crime passional: Prsso suspeito de matar diretor de hospital
CORREIO DE NOTÍCIAS - Deputadoa aprovam instituição da reeleição na AL
JORNAL A TARDE - Assembléia Legislativa aprova reeleição da mesa
JORNAL EXTRA - Deputados destinam: R$ 8 milhões pra boi e invenção do diabo
O DEBATE - Preso suspeito de matar médico estangulado
O ESTADO DO MARANHÃO - Assembleia aprova PEC da reeleição
O IMPARCIAL - Investigação: Polícia perto do assassino de médico