30 de dez. de 2010

Na agulha:Mano Brown mandando ao vivo

Vaga de Pedro Fernandes pode ser preenchida por Nonato Costa

    Se depender do Supremo Tribunal Federal, o suplente Raimundo Nonato de Sousa Costa, que obteve 2.898 votos nas eleições de outubro, pode assumir a vaga de deputado federal a ser aberta com a posse do titular, Pedro Fernandes (PTB), na Secretaria de Cidades.
    Para Nonato Costa, vale a mesma regra que garantiu a posse de Chiquinho Escórcio (PMDB) no lugar de Pedro Novais (PMDB), futuro ministro do Turismo: de acordo com o STF, a vaga aberta com o afastamento do titular pertence ao partido do titular e não à coligação.
    - No entendimento do Supremo, isto independe do número de votos obtidos pelo suplente do partido – explicou o professor Carlos Eduardo Lula, especialista em Direito Eleitoral.
    Davizinho pode continuar sem mandato.
    Neste caso, a vaga de Pedro Fernandes não poderá ser ocupada pelo 1º suplente, Davi Alves Silva (PR), mesmo sendo ele o primeiro colocado da coligação.
    Além de Fernandes, que obteve 113.503 votos, o PTB concorreu com outros três candidatos às vagas da Câmara – o ecnonomista Nonato Costa, com 2.898 votos; Professora Claudete, com 2.763, e Flauberth Amaral, que não obteve votos.
    A decisão do STF foi tomada no início de dezembro, mas a Câmara Federal tem mostrado que não pretende cumprí-la. Decidiu abrir “Procedimento Interno” para analisar a situação. Para Eduardo Lula, no entanto, a posse do suplente é irreversível:
    - Basta que o suplente entre com um Mandado de Segurança no Supremo e terá sua posse assegurada- ensina o professor de Direito.
    Com seus 2.898 votos, portanto, Nonato Costa deve ser deputado federal pelo Maranhão e Imperatriz ganhar um deputado federal
Do Blog do William Marinho

Profetas da chuva participam do décimo quinto encontro no Ceará que terá presença de Fagner

Profetas da chuva em encontro em Quixadá (CE)
    A 15ª edição do Encontro dos Profetas das Chuvas acontece no dia 8 de janeiro, a partir das 8 horas, antigo clube do Agrônomo (Açude do Cedro), em Quixadá (CE). Os idealizadores e organizadores do evento, João Soares e Helder Cortez, calculam que aproximadamente 40 profetas marcarão presença. O cantor Raimundo Fagner deve comparecer ao encontro.
     Alguns convidados especiais também deverão participar da festa, dentre eles os sociólogos, doutores em Antropologia, Karen Penesi, do Canadá, e Reiser Tadeu, da Unicamp. Entretanto, admiradores e curiosos de todos os cantos poderão entrar livremente para assistir o Encontro.
     Criado em meados de 1997 na cidade de Quixadá, o encontro dos profetas da chuva aos poucos ganhou credibilidade e conquistou o mundo. O interesse dos cientistas é prova do suceso das experiências dessa herança peculiar, passada geralmente de pai para filho.
    As previsões dos cientistas populares frustraram as expectativas somente este ano. A maioria deles previu um inverno acima da média no estado do Ceará. As poucas chuvas frustraram as expectativas otimistas, principalmente dos agricultores.
    Paulo Costa, Antônio Lima, Chico Leiteiro e Joaquim Muqueca são alguns dos profetas.
Na véspera do encontro, seis duplas de cantadores de viola saúdam os observadores da natureza. A noitada cultural do VI Encanta Quixadá acontece no Centro Cultural Rachel de Queiroz, ao lado do Memorial da escritora, no Centro da cidade. Nos motes de viola, os repentistas serão desafiados a improvisarem na cantoria temas relacionados ao hábito secular sertanejo de anunciar os sinais da próxima quadra invernosa.
    A entrada é franca. O Encontro dos Profetas da Chuva e o Encanta Quixadá são promovidos pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Segundo João Soares, presidente do Instituto, nenhum órgão oficial e empresas confirmaram até agora algum tipo de patrocínio.
Com informações do Diário do Nordeste

Família acusa enfermeira do Hospital Carmosina Coutinho de ter quebrado cabeça de recém-nascido

    A Polícia Civil de Caxias investiga a morte de um recém-nascido no Hospital Maternidade Carmosina Coutinho. Segunda a direção do hospital foi mais um caso de natimorto no município. Mas a mãe da criança, Herlene Cardoso dos Santos, acusa a direção do hospital de negligência.
    Segundo relato de Herlene dos Santos, ela procurou o hospítal na sexta-feira,24, apresentando sangramento. O médico que a atendeu deu alta à paciente informando que o parto se daria em outro momento.
    Na segunda-feira,27, pela manhã Herlene voltou ao hospital e foi atendida por uma enfermeira. A família denuncia falta de pessoal com qualificação na área no Carmosina Coutinho, pertencente à rede municipal de saúde, localizado no Campo de Belém. A direção do hospital se recusa a falar com a imprensa sobre o assunto. A informação dos parentes da vítima é que a criança apresentava a cabeça quebrada após a realização do parto.

Lula firma que Brasil terá cinco refinarias nos próximos anos

    No lançamento da pedra fundamental da refinaria Premium II no porto de Pecém, em Cacauia, ontem, o presidente Lula afirmou que além da refinaria a ser construída no Ceará, o Brasil ganhará outras quatro, lembrou o presidente: em Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
    Duas delas, disse, são por conta da descoberta do petróleo do pré-sal, mas o conjunto de refinarias servirá para tornar o Brasil exportador não apenas de óleo cru mas também de produtos com maior valor agregado, o que poderá gerar mais divisas ao País. E pensar que há sete anos a diretoria da Petrobras dizia que o Brasil não precisava de mais refinarias… “Engoliram a língua, porque vou fazer cinco!”.
    O presidente disse durante seu discurso que pediu ao presidente da empresa que fizesse um detalhado calendário com a etapa de cada momento da obra da Premium II, para deixar nas mesas da presidente eleita Dilma Rousseff, da minitra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e também da diretoria do Ibama para que “todo mundo acompanhasse cada passo”.
Do Blog do Planalto

No claudiohumberto.com.br

PMDB não abre mão de Novais no Turismo
Responsável pela indicação do deputado Pedro Novais (MA) para o cargo de ministro do Turismo, a cúpula do PMDB não abre mão da escolha, mesmo depois da revelação de que ele usou dinheiro público para pagar despesas de motel. Para o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), “o caso está encerrado”, depois que Novais se explicou, verificou que houve “um engano” e devolveu o dinheiro.

Indicado à Eletrobrás figurou em grampo da PF

    Citado como provável presidente da estatal Eletrobrás, o engenheiro Flavio Decat teve seu nome envolvido, em 2009, em investigação da Polícia Federal. Numa gravação, o empresário Fernando Sarney pede ao pai, senador José Sarney, para acomodar na Eletrobrás o amigo Decat, que foi presidente da Eletronuclear. Três meses depois ele virou diretor de Distribuição da estatal, onde permaneceu até abril deste ano.
Chamado
No telefonema ao pai, Fernando Sarney lembrou “daquele amigo lá do Rio” que esperava um “chamado”. Sarney marcou reunião no Senado.
Ataque
Fernando Sarney também contou ao pai, em outro telefonema, que iria “atacar” apadrinhados, para liberar verbas a entidades ligadas à família.
Troca ruim
Haverá reação: Flávio Decat substituiria na Eletrobrás a José Antonio Muniz, um dos executivos mais admirados e íntegros do setor elétrico.

Do claudiohumberto.com.br

Fortaleza faz inveja à prefeitura de São Luís

Manchetes dos jornais

ATOS & FATOS -Roseana anuncia secretariado cobrando empenho e seriedade
JORNAL A TARDE - Roseana anuncia equipe de trabalho do novo governo
JORNAL EXTRA - Roseana Sarney não quer corrupto em seu governo
JORNAL PEQUENO - Roseana afirma que não vai tolerar atos de corrupção em seu governo
O DEBATE - Vereador sofre tentativa de homicídio em Barra do Corda
O ESTADO DO MARANHÃO - Anunciados os secretários do novo governo
O IMPARCIAL - Preso suspeito de abusar de três irmãs