30 de dez. de 2010

Profetas da chuva participam do décimo quinto encontro no Ceará que terá presença de Fagner

Profetas da chuva em encontro em Quixadá (CE)
    A 15ª edição do Encontro dos Profetas das Chuvas acontece no dia 8 de janeiro, a partir das 8 horas, antigo clube do Agrônomo (Açude do Cedro), em Quixadá (CE). Os idealizadores e organizadores do evento, João Soares e Helder Cortez, calculam que aproximadamente 40 profetas marcarão presença. O cantor Raimundo Fagner deve comparecer ao encontro.
     Alguns convidados especiais também deverão participar da festa, dentre eles os sociólogos, doutores em Antropologia, Karen Penesi, do Canadá, e Reiser Tadeu, da Unicamp. Entretanto, admiradores e curiosos de todos os cantos poderão entrar livremente para assistir o Encontro.
     Criado em meados de 1997 na cidade de Quixadá, o encontro dos profetas da chuva aos poucos ganhou credibilidade e conquistou o mundo. O interesse dos cientistas é prova do suceso das experiências dessa herança peculiar, passada geralmente de pai para filho.
    As previsões dos cientistas populares frustraram as expectativas somente este ano. A maioria deles previu um inverno acima da média no estado do Ceará. As poucas chuvas frustraram as expectativas otimistas, principalmente dos agricultores.
    Paulo Costa, Antônio Lima, Chico Leiteiro e Joaquim Muqueca são alguns dos profetas.
Na véspera do encontro, seis duplas de cantadores de viola saúdam os observadores da natureza. A noitada cultural do VI Encanta Quixadá acontece no Centro Cultural Rachel de Queiroz, ao lado do Memorial da escritora, no Centro da cidade. Nos motes de viola, os repentistas serão desafiados a improvisarem na cantoria temas relacionados ao hábito secular sertanejo de anunciar os sinais da próxima quadra invernosa.
    A entrada é franca. O Encontro dos Profetas da Chuva e o Encanta Quixadá são promovidos pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Segundo João Soares, presidente do Instituto, nenhum órgão oficial e empresas confirmaram até agora algum tipo de patrocínio.
Com informações do Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!