19 de nov. de 2010

Func anuncia vencedores do 33º Concurso Literário e Artístico "Cidade de São Luís"

    A Fundação Municipal de Cultura (Func) anunciou hoje os vencedores do 33º Concurso Artístico e Literário ‘Cidade de São Luís’. No total, 85 obras participaram da edição 2010 do Concurso, com um número de 69 concorrentes inscritos. O concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís” promovido pela Func, órgão da Prefeitura de São Luís, completou 55 anos de existência com 33 edições. É o mais antigo do universo literário maranhense.
    Na categoria literária, o prêmio Aluízio Azevedo ficou com José de Ribamar Saraiva Fernandes com a obra ‘Agreste’. Já na categoria música, prêmio Inácio Cunha, a vencedora foi Karla Cristina Ferro Freire, com ‘Que reggae é esse que jamaicanizou a "Atenas Brasileira"?
O prêmio de Jornalismo ficou com Felix Alberto Gomes Lima, com o trabalho ‘Chico Xavier e o caso Humberto de Campos’.
    O Prêmio Zaque Pedro, para obra literária na área das artes plásticas, que resgatasse a memória de artistas, obras ou movimentos artísticos maranhenses não atingiu o número mínimo de inscrições.
E, as categorias Erudição e Poesia, prêmios: Antonio Lopes e Sousândrade, respectivamente, ainda estão em processo de avaliação.
    Os vencedores receberão certificados, um prêmio para cada categoria no valor bruto de R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais) e publicação das obras contempladas.

Flávio Dino é o único deputado de primeiro mandato premiado quatro vezes seguidas

    Levantamento feito pelo jornalista Rogério Tomaz Jr, do blog Conexão Brasília-Maranhão, entre os anos de 2007 e 2010, aponta que Flávio Dino é o único deputado federal de primeiro mandato no Brasil a receber o prêmio Congresso em Foco em todos os anos dessa legislatura. Dos 513 parlamentares atualmente no Congresso, apenas dez receberam o prêmio em todos os anos de mandato. Além de Flávio Dino,aparecem na lista os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Ivan Valente (PSol-SP), José Carlos Aleluia (DEM-BA), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Luciana Genro (PSol-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Maurício Rands (PT-PE).
    Este ano é a quarta vez que Flávio Dino aparece entre os dez deputados mais atuantes do Congresso Brasileiro. Ele também é finalista em duas categorias especiais: combate à corrupção e defesa da democracia. Os vencedores dessas categorias serão conhecidos apenas no dia 22 de dezembro, quando será realizada a cerimônia de premiação. Os deputados que foram premiados mais de três vezes nessa legislatura também receberão homenagens especiais.
    O Congresso em Foco é uma agência de notícias especializada na cobertura do parlamento brasileiro. Em sua quinta edição, o prêmio homenageia os deputados e senadores que se destacaram no serviço ao povo brasileiro e em questões específicas como promoção da educação e combate à corrupção, por exemplo. No ano passado, Flávio Dino foi premiado ainda como o deputado brasileiro que mais combateu a corrupção. A votação é feita por jornalistas que cobrem o Congresso diariamente e, posteriormente, por internautas.
    Para Flávio Dino, além de ser uma forma de prestar contas do exercício do seu mandato à sociedade, o prêmio ajuda a aumentar a crdibilidade da atividade política brasileira. "No lugar de denúncias, escândalos e ilegalidades, ganham visibilidade as boas idéias e os bons projetos que existem em grande quantidade na política", avaliou.
    A premiação será na segunda-feira, 22 de novembro.
Do Congresso em Foco

Museu de Tudo: Performance do ator maranhense Moisés Nobre na década de 80

Caravana Laborarte leva atividades culturais para a comunidade de Vila Nova

O projeto Caravana Laborarte nos Bairros realiza mais uma ação em São Luís neste final de semana. No sábado e domingo o evento acontece na Vila Nova e oferece uma vasta programação artística, com oficinas, feira de artesanato e apresentações culturais. Realizado pelo Laborarte com o patrocínio da Vale, o projeto tem o objetivo de divulgar as expressões artísticas maranhenses, facilitando o acesso da comunidade aos bens culturais e incentivando o diálogo sobre a produção da cultura local.
     Durante os dois dias serão realizadas oficinas de bijuteria, cerâmica, pintura e colagem e dança popular, além da feirinha dos artesões da comunidade, que é uma forma de oportunizar a geração de renda para a comunidade local. Para encerrar a programação em grande estilo, estão confirmados espetáculos encenados pela comunidade e também pelo grupo Laborarte, além das manifestações culturais como o Boizinho Brilho do Sol Nascente e o Cacuriá de Dona Teté.
     A Caravana é uma feira de arte com vasta programação artística que compreende bate-papo cultural, oficinas, feira de artesanato e apresentações artísticas. As oficinas são definidas em conjunto com a comunidade, assim como os temas que envolvem os encontros, que compreendem assuntos como infraestrutura e debates culturais.
Confira a programação:
Oficinas
Oficina de Bijuteria
Oficina de Cerâmica
Oficina de Dança Popular
Oficina de Pintura e Colagem
Local: Escola Mariana (Associação de Mães da Vila Nova) - Trav. Bela Vista, 28 - Vila Nova
Horário: 09h às 11h / 14h às 16h

Programação Cultural
Local: Paróquia São José do Bonfim (Igreja Matriz) Caminhada Pela Paz
Horário: 16h  (concentração no Posto de Saúde do São Raimundo)
Missa da Festa de Cristo Rei
Horário: 18h
Quadra da Paróquia São José do Bonfim (Igreja Matriz)
Boizinho Brilho do Sol Nascente - 19h00
Tambor de Crioula - 19h30
Bambae de Saias - 20h30
Da Assessoria da Vale

Sarney nega influência na escolha do novo ministro do STF

    O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), negou nesta sexta (19) a participação do PMDB nas negociações para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, que será escolhido pelo presidente Lula.
    “Esse é um problema que não diz respeito ao Congresso e muito menos à Justiça envolvida com partidos políticos ou gestões políticas”. Porém, Sarney lembrou que o nome de César Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça é forte, “como também muitos outros nomes que têm na magistratura brasileira”.

Lambe-Lambe: MA no Museu da Língua Portuguesa (SP)



Os Vampiros e Nosli Junior no Palco

    O projeto São Luís é um Palco, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levará duas grandes atrações ao Centro Histórico da cidade. Em cena, estarão o músico Nosli Junior e o Bloco Tradicional “Os Vampiros”. O evento será realizado nesta sexta-feira (19), na Praça da Criança (Rua da Estrela com a Rua de Nazaré), a partir das 19h.
    O projeto tem como objetivo valorizar o Centro Histórico, mesclando diversos ritmos do folclore maranhense como o tambor de crioula, cacuriá, blocos tradicionais, shows de artistas locais e os vários sotaques do bumba-meu – boi.
    Os encontros acontecem, regularmente, às sextas-feiras, proporcionando aos visitantes da cidade e à comunidade local mais uma alternativa de lazer, através de apresentações culturais, favorecendo a tradição, a memória e a valorização da cultura maranhense.
    “Estamos valorizando nossos atrativos turísticos e com muita propriedade, tendo em vista que os shows têm recebido muito público da cidade e de outros estados. Hoje temos mais uma opção de lazer no nosso Centro Histórico e isso fortalece o turismo local e participação popular.
Agenda do projeto
Novembro: Nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 19h e dia 26
Dezembro: dias 03,10 e 17

Câmara realiza nesta sexta-feira,19, sessão póstuma em homenagem a Magno Cruz

    Será realizada nesta sexta-feira, na câmara municipal, sessão solene póstuma em homenagem ao engenheiro e militante do movimento negro, presidente de honra do centro de cultura negra do Maranhão, Magno Cruz,que faleceu no dia 3 de agosto deste ano. A proposição da sessão foi do vereador João Batista Mattos (PPS).
Quem foi Magno Cruz
    Magno Cruz era engenheiro civil, por formação, mas se descobriu no movimento negro, elevando o reconhecimento do Centro de Cultura Negra. Foram 30 anos dedicados ao movimento. Por duas vezes, ele foi o presidente da entidade e era considerado, por todos o presidente de honra do Centro de Cultura Negra, fazendo parte do grupo de diretores. Foi um intransigente lutador por justiça social e direitos humanos.
    Fez parte da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e chegou a se candidatar, por duas vezes, ao cargo de vereador pelo município de São Luís. Magno Cruz também foi um dos fundadores do Sindicato dos Urbanitários da Caema, ativista na rádio comunitária Conquista e dos direitos humanos.Foi presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entre outros espaços de atuação. Sua morte pegou de surpresa familiares, amigos e companheiros de luta.

Donos de jornais fazem apelo a Fátima Travassos

APELO Á PROCURADORIA GERAL DO ESTADO
    A Sociedade Maranhense de Jornais-SOJORNAL, em nome de seus associados, solicita aos dirigentes da Procuradoria Geral do Estado que acelerem a tramitação dos processos de pagamento dos serviços prestados à Secretaria de Educação do Estado, pelos veículos de comunicação .
    Os dirigentes dos veículos de comunicação lembram que já estamos no final do exercício e o não pagamento dos serviços que prestamos pode gerar conseqüências graves para as empresas de comunicação que veiculam Notas e Editais do Governo do Estado.
    Por outro lado, não podemos concordar que tais liberações de processos , em sua tramitação pela Procuradoria, demore três meses, como vem acontecendo.
    Diante dos compromissos que temos com nossos credores, a SOJORNAL vem apelar, no sentido de que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado da Educação liberem imediatamente todos os processos dos veículos de comunicação que, desde setembro último, tramitam com lentidão exagerada.
São Luís, 17 de novembro de 2011
SOJORNAL- A Diretoria

Cutrim esbanja prosperidade ao adquirir terreno de mais de R$ 2 milhões

    O deputado estadual reeleito e ex-secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim (DEM), esbanja prosperidade. Encerrada as eleições, o deputado apresentou ainda fôlego financeiro para adquirir pela bagatela de mais de R$ 2 milhões uma propriedade na região do município de Paço do Lumiar. Tamanha é a porção de terra que dentro cabem nada menos que seis açudes com água corrente e variedade de peixes que preencheriam páginas em mais um catálogo do Geia (o instituto litero-cultural dirigido por Jorge Murad, marido de Roseana Sarney).
    Pelas prestações de contas de campanha, Cutrim declarou ter gasto R$ 353 mil com a reeleição. Quase metade desse valor foi oriundo de transferência do próprio ex-secretário. A autoajuda de Cutrim somou R$ 153 mil. Contou também com a colaboração de colegas como a do delegado Geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro, doador do módico depósito de R$ 9.500,00 em espécie.
    Delegado de carreira da Polícia Federal, Cutrim em anos de profissão - parte dela como secretário de estado - acumulou um patrimônio de R$ 1,3 milhões, até julho deste ano, quando apresentou a relação de bens à Justiça eleitoral. No rol de 27 ítens do patrimônio do parlamentar que ocupou a secretaria de segurança de estado por mais tempo na história do Maranhão, há um terreno na Pindoba, que não corresponde à propriedade supracitada, no valor de R$ 70 mil.
    Paladino da moral e dos costumes corretos, Cutrim foi uma das vozes principais contra o governo Jackson Lago (janeiro de 2007 a abril de 2009). Contra Cutrim não há rastro de denúncias na secretaria de Segurança. As acusações sobre a transformação do órgão em comitê político, no intervalo entre abril de 2009 e abril de 2010, foram lançadas de dentro da própria Assembleia Legislativa. O deputado não reeleito Alberto Franco (PMDB) que o diga.

Os bens de Cutrim
1 RESIDENCIAL Outros bens imóveis 22.000,00
2 DOIS LOTES CALHAU Outros bens imóveis 70.000,00
3 S PEDRO IATAPIRACO Outros bens imóveis 80.000,00
4 FLAT MONT BLANC Outros bens imóveis 100.000,00
5 PINDOBA PAÇO DO LUMIAR Outros bens imóveis 70.000,00
6 MEDICAL CENTER VENDIDO Crédito decorrente de alienação 50.000,00
7 ED RIVERA CONFORT APT TREZENTOS E OITO Outros bens imóveis 80.000,00
8 ED RIVERA P TREZENTOS E DEZ Outros bens imóveis 50.000,00
9 ITAPIRACO Terreno 1.000,00
10 IMPORT SAURER Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 1.000,00
11 GM VECTRA Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 5.000,00
12 TOYOTA BAND Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 1.000,00
13 REB TELACAR Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 1.000,00
14 HONDA CIVIC LXS FLEX Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 40.000,00
15 MMC L DUZENTOS GLS Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 5.000,00
16 BB Outros créditos e poupança vinculados 23.126,92
17 APT MEEIRO Outros bens imóveis 112.000,00
18 APT Outros bens imóveis 210.000,00
19 RUA SAO PEDRO SESSENTA A ITAPIRACO MAIOBA SÃO JOSE DE RIBAMAR Outros bens imóveis 10.000,00
20 RUA PROJETADA AV CARLOS AUGUSTO PARQUE JAIR SÃO JOSE DE RIBAMAR Outros bens imóveis 10.000,00
21 ALPHAVILLE COND ARAÇAGY RODOVIA SN LOTE Outros bens imóveis 10.000,00
22 RUA RIO CLARO COND VILLAGE OLHO DAGUA PARCELADO Outros bens imóveis 271.804,50
23 JTD DOIS MIL QUARENTA E SETE Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 5.000,00
24 PARQUE VITORIA DOIS LOTES Outros bens imóveis 10.000,00
25 DOIS APT PARQUE DOS PASSAROS PAGO EM PRESTAÇÕES Outros bens imóveis 25.183,44
26 CRIAS Outros bens móveis 32.000,00
27 CRIAS Outros bens móveis 12.586,00

IV Feira do Livro de São Luís: Programação desta sexta-feira,19

AUDITÓRIO MARIA ARAGÃO (100 LUGARES)
16hs - Jean-Marie Loudes - Lançamento do livro "O Fantasma do Tarrafal"
18hs –Os Blocos Tradicionais do Maranhão - Inventário Nacional de Referencias Culturais/Blocos Tradicionais
20hs – Antonio Albino Rubim

AUDITÓRIO JOSÉ LOUZEIRO (200 LUGARES)
19hs – Claudia Pecegueiro e Raimunda Ribeiro - O livro como instrumento de sabedoria
21hs – Márcio Vassallo (RJ)- "Mário Quintana"

CAFÉ LITERÁRIO (40 LUGARES)
18h30min – Bioque Mesito e Hagamenon de Jesus - A geração poética maranhense atual (perplexidade e expectativa)
20hs – Comissão Maranhense de Folclore - Conhecendo Carlos de Lima

CASA DO ESCRITOR
15h - Ana Elizandra Gomes Ribeiro/Gilberto Gomes – Quatro mão – Todas com poesia
16h - José Maria de Jesus e Silva – Visões de mundo e da história
17h - Mario Belo Neto – O Jesus de barro – Religião e mitologia
18h - Casemiro de Medeiros Campos – Gestão escolar e docência
19h - Esmeralda do Carmo Ortiz(Jornalista) Esmeraldo, porque Dancei
20h - Paulo Melo Souza – Palestras sobre as mais recentes produções do autor (Cultura Afro-Maranhense e poesia)
21h - Vilmar Sidnei Demamam Verna – Comunicação ambiental – Reflexões e práticas em educação e comunicação ambiental

Brasileiros substituem portais de notícias por redes sociais

Izabela Vasconcelos
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revela que 45% dos internautas brasileiros consideram que as redes sociais substituem as informações dos portais de notícias. Para 60%, as redes sociais oferecem toda a informação necessária para se manter atualizado. O estudo “Many-to-many- o fenômeno das redes sociais no Brasil” foi feito em setembro e divulgado na última semana. O Ibope ouviu mais de oito mil pessoas, em onze regiões metropolitanas do Brasil.
Otimização de tempo
Para Juliana Sawaia, gerente de Inteligência de Mercado do Ibope Mídia, o resultado não vai contra os portais, já que muitas das informações transmitidas pelas redes partem dos próprios sites noticiosos. “A maioria das matérias postadas nas redes são provenientes de algum outro site, portais, blogs, fóruns etc, e muitos veículos de comunicação já possuem páginas e perfis nas Redes. Com essa opção os usuários seguem os assuntos que efetivamente lhes interessam, otimizando o seu tempo em vez de irem diretamente a sites específicos”, avalia.
Informação e relacionamento
Para a gerente do Ibope, o relacionamento nas redes é importante nesse contexto, porque os internautas tendem a buscar com mais frequência as informações de seus contatos. “Um outro fator a ser analisado é que esse fenômeno das Redes fortalece o laço das pessoas que participam dela. Portanto, a tendência é que cada um confie mais nas informações dos seus “contatos” e que busque por elas mais frequentemente do que em um portal de notícia por exemplo”.
Portais x grau de instrução
Apesar de 45% dos internautas considerarem que as redes substituem os portais de notícias, essa aceitação cai gradativamente conforme o grau de instrução do entrevistado, e chega a 22% das pessoas que possuem nível superior. “É interessante ver que quanto maior o grau de instrução, menor é essa dependência das redes”, explica a especialista.
O estudo também mostra que o Orkut é acessado por 91% dos internautas brasileiros, o Facebook por 14%, Twitter 13%, MySpace 2% e Sonico 1%. Desses entrevistados, 74% preferem seguir amigos e familiares, 60% celebridades e artistas, 35% jornalistas e sites de notícias, 26% empresas e profissionais relacionados ao trabalho e 18% empresas/produtos que consomem.
Do Comunique-se

Testemunha do processo Capiberibe é esfaqueada

    O cinegrafista Roberval Coimbra Araújo, 39, responsável pela reviravolta no processo de cassação dos mandatos do casal João e Janete Capiberibe (PSB-AP), foi esfaqueado no último dia 6 e disse ontem à Folha, em um hospital de Macapá, que já vinha sofrendo ameaças.
    Capiberibe e sua mulher foram cassados por compra de votos nas eleições de 2002, quando se elegeram senador e deputada federal pelo Amapá, respectivamente.
    Em dois depoimentos dados em julho deste ano, Roberval Araújo, ex-funcionário de uma TV da família do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), disse que o político comprou três testemunhas no processo de cassação do casal Capiberibe. Com ferimentos no peito e nas costas, ele falou ontem à Folha minutos antes de passar por uma segunda cirurgia no Hospital de Emergências da capital amapaense.
Folha - Como aconteceu a tentativa de homicídio?
Roberval Coimbra Araújo - Estava na cidade [Laranjal do Jari (AP)] para fazer a cobrança de um trabalho. Fui abordado por um garoto. Ele me pediu dinheiro, eu disse que não ia dar para vagabundo. Ele me deu uma facada no peito e tomou meu celular. Tentei correr, e ele me deu outra facada nas costas.
Não posso acusar ninguém, mas ele veio para me matar. Por isso, não descarto um atentado. Estou sem segurança, temo pela minha vida e pela da minha família.
O que o sr. teme?
Fui muito perseguido, fui realmente ameaçado de morte. Pessoas passam por mim e dizem: "Ei, rapaz, o que tu tá fazendo com tua vida?".
Como o sr. conheceu o senador Gilvam Borges?
Era funcionário dele, trabalhava como operador de áudio. Dois dias depois das eleições de 2002, fui levado a ele por outro funcionário.
No dia da eleição, o Ministério Público Federal fez uma apreensão de dinheiro, material de campanha e de uma lista com com 5.000 nomes, que supostamente eram pessoas que receberiam R$ 26 por voto do Capiberibe.
Ele [Gilvam] me deu a função de localizar três testemunhas, que estavam naquela lista, para depor contra.
O sr. fez isso em troca de quê?
Ele me ofereceu casa, carro, melhores condições para a minha família. Eu caí na maionese, aceitei a proposta. No primeiro dia, me deram um carro com gasolina. Em 48 horas eu consegui três testemunhas. Eu disse a elas que não teriam mais problemas relacionados a finanças.
E por que o sr. e as outras três testemunhas mudaram o depoimento em junho?
Eu fiquei como cinegrafista da televisão. Até o momento em que ele [Gilvam] assumiu o Senado, em 2005. A Justiça cassou o Capiberibe. Aí começou o conflito meu e das outras testemunhas. O Gilvam não cumpria o acordo. Eu precisava de uma casa, de um carro e de um emprego [melhor], e nada.
Da Folha de S. Paulo

Manchetes dos jornais

ATOS & FATOS - Visita do Presidente: Lula vem ao Maranhão dia 5 e Roseana faz grande festa
JORNAL EXTRA -Fala que eu te escuto!: Deputado gastam dinheiro do povo para bater papo com presos
O ESTADO DO MARANHÃO - Refinaria premium vai ajudar o Brasil a deixar de importar derivados
O IMPARCIAL - Os problemas de Pedrinhas...e as soluções
TRIBUNA DO NORDESTE - Deputados visitam caldeirão do inferno

Flávio Dino: "Papel da oposição é cobrar e apresentar propostas"

    Em entrevista coletiva concedida ontem a blogueiros da cidade de Imperatriz, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA), segundo colocado nas eleições para o governo do estado, disse que o papel da oposição no Maranhão é cobrar e apresentar propostas. A entrevista foi concedida no restaurante Cabana do Sol, às 13h.
    Flávio Dino voltou a defender a necessidade de se mudar o modelo de desenvolvimento do Maranhão. "É preciso distribuir as riquezas, garantir direitos a todo o povo maranhenses e desenvolver o estado por inteiro, respeitando as vocações regionais", disse ele. A exemplo do que propôs durante a campanha, Flávio Dino criticou também o modelo de desenvolvimento econômico do Maranhão pautado unicamente nos grandes projetos. "O desenvolvimento do Maranhão será alcançado com uma administração honesta e vontade política", afirmou.
    Durante a entrevista, o deputado federal também cobrou da governadora reeleita o compromisso assumido de entregar à população 72 hospitais até o dia 31 de dezembro. "Ela marcou publicamente essa data como o prazo para a entrega dos hospitais. É bom lembrar também que hospital não é só um prédio. Hospital precisa estar equipado e com pessoal apto para atender à população", cobrou Flávio Dino.
Eleições
    Respondendo às perguntas de jornalistas e blogueiros da região tocantina, Flávio Dino disse também que a sua campanha para o governo do estado foi feita em condições desiguais em relação à candidata reeleita. "Ela declarou à Justiça Eleitoral um gasto de cerca de R$25 milhões. É mais, por exemplo, do que o governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral", afirmou o deputado.
    Ele lembrou também que a coligação da governadora tinha cinco vezes mais tempo de televisão que todos os outros candidatos. "Disputamos uma eleição em condições de extrema desigualdade. Por isso, consideramos que obtivemos um bom resultado. Consolidamos um campo de oposição no Maranhão, campo esse que vai crescer nos próximos anos", afirmou.
Da Assessoria