17 de out de 2010

No Painel da Folha de S. Paulo

Toga justa1 A campanha para escolher, em novembro, o sucessor de Mozart Valadares na Associação de Magistrados Brasileiros reproduz o clima eleitoral do país. Nelson Calandra (OS), da oposição, rejeitou a votação pela internet por temer um “processo viciado e acusou a AMB de fornecer lista incompleta dos sócios.
Toga justa 2 Em nota, a AMB, que apoia a candidatura do juiz Gervásio Santos (MA), considerou o ataque “injusto e leviano”. E repudiou a acusação da oposição para a qual a entidade que pregou a Ficha Limpa para os políticos quer agora ”sujar” a eleição dos juízes.

Charge: PV põe na balança as duas opções para presidente

Maranhão tem sexta superpopulação carcerááia do país

    Dados do Ministério da Justiça revelam que o Maranhão é o sexto Estado da federação que tem preso a mais que a capacidade do sistema penitenciário. Segundo levantamento do ministério o número de presos no estado é de 5.798, enquanto que o número de vagas é de 2.947, o que significa que a população carcerária está 96,74% acima do permitido.
    Com percentuais superiores ao do Maranhão estão Pernambuco, que encabeça a déficit, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina. O menor é o Rio de Janeiro que tem 24.399 e 23.893, com percentual de 2,12% acima da sua capacidade.
    Nas eleições de 3 de outubro, 169 presos provisórios e adolescentes internados estavam aptos a participar do processo. O Tribunal Regional Eleitoral instalou urnas na CCPJ em Pedrinhas, em São Luís, onde estavam habilitados a votar 63 presos provisórios; na Casa de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ de Imperatriz, com 25 eleitores; e Central de Custódia de Presos de Justiça de Caxias, com 53 eleitores. Havia programação para colocar urnas, também, em São José de Ribamar, na Unidade de Internação Masculina Centro da Juventude Esperança, com um total de 28 internos.
    Na sessão instalada na CCPJ em Pedrinhas. Segundo levantamento ainda extra-oficial pouco mais de 30 presos foi votar. Os votos foram computados para a 90ª Zona Eleitoral de São Luís.

Manchetes dos jornais

O ESTADO DO MARANHÃO - Roseana reforça campanha de Dilma no segundo turno
O IMPARCIAL - Coroadinho em guerra