30 de jun de 2010

Jackson Lago diz que oposições estarão unidas no segundo turno

     O candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT), recebeu com serenidade a notícia de que o Partido Popular Socialista, PPS, no Maranhão decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) a governador nas eleições de outubro deste ano. Segundo comentou Jackson Lago, o PPS, assim como todas as legendas comprometidas com a luta por um Maranhão livre da oligarquia que completa quase meio século sob o comando da família Sarney, optou por apoiar outra candidatura do campo da oposição.
     “Isso é bom para o processo democrático. É importante que todos os partidos decidam livremente no primeiro turno a melhor forma de se viabilizarem. Temos convicção, no entanto, de que todos nós estaremos unidos em uma grande frente democrática para derrotar a oligarquia Sarney, definitivamente, no segundo turno das eleições”, disse Jackson Lago.
     O pedetista observou que historicamente sempre foi defensor da unidade das oposições como estratagema política para derrotar a oligarquia Sarney. Mas, com a instituição das eleições em dois turnos, a unidade se tornou inaplicável. Daí compreender perfeitamente as composições formadas pelos partidos da oposição.
     A convenção do PPS foi realizada nesta quarta-feira pela manhã no Clube Vanguarda, na cidade de Bacabal. Os delegados do partido referendaram a decisão da Executiva Estadual que se reuniu pouco antes da convenção para deliberar sobre alianças. Eles também decidiram que irão apoiar as candidaturas do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) e do deputado federal Roberto Rocha (PSDB) para o Senado Federal.
     Jackson Lago disse ainda acreditar que no segundo turno das eleições os partidos irão discutir sobre propostas e programas unificados para encontrar meios de exercer a democracia em sua plenitude. “A composição das oposições é muito importante. Se eu não for para o segundo turno apoiarei o Flávio Dino. O mesmo acontecerá com ele em relação a mim”, afirmou o candidato à reeleição.
     A coligação de apoio à candidatura de Jackson Lago ao governo do Estado será formada pelo PDT, PSDB e PTC. Todos os partidos da aliança já realizaram suas convenções. O registro da candidatura de Jackson Lago deve ser solicitado dentro do prazo estabelecido no calendário eleitoral, que termina no dia 5 de julho.
Da Assessoria de Jackson Lago

Museu de Tudo:Nonato Pudim, poeta revolucionário, em pleno ato na década de 70

Executiva do PPS no Maranhão confirma aliança com o PCdoB e PSB

     A comissão executiva do Partidos Popular Socialista, PPS, decidiu pela coligação com o PCdoB e PSB em torno do apoio à candidatura do deputado federal Flávio DIno (PCdoB) ao governo do estado nas eleiçoes de outubro. Em convenção realizada no município de Bacabal hoje pela manhã a decisão foi homologada pelos delegados do partido.
     No sábado passado, 26, o PPS reunido duante convenção nacional em Brasília havia decidido apoiar a candidatura do tucano José Serra à presidência da república. O presidente regional do PPS, Paulo Matos, participou da convenção nacional.
     Dirigentes do partido devem participar da convenção conjunta do PCdoB e PSB marcada para esta quarta-feira, 30, às 16 horas no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa que homologará Flávio Dino como candidato.

PP terá 37 candidados a deputado estadual, três a federal e um ao Senado

     Candidato a vice-governador na chapa de Roseana Sarney, o petista Washington Oliveira e o senador e candidato à reeleição Edison Lobão, foram as personalidades ilustres que marcaram presença na convenção do Partido Progressista, PP, realizada ontem em São Luís.
      Na convenção foi confirmado o apoio à reeleição de Roseana Sarney para o governo do Estado e apresentados os nomes dos pré-candidatos que estarão disputando mandatos nas eleições deste ano.
     Empolgado, o candidato ao Senado pelo PP, Pastor Bel, afirmou que nos 140 municípios já visitados por ele tem pressentido a vitória. O Partido Progressista estará disputando com 37 candidatos à Assembléia Legislativa e três candidatos à Câmara Federal, entre eles o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Roseana e deputado federal Waldir Maranhão.
     A força do PP em escala nacional é incomparável com o cenário estadual. Segundo partido com maior número de filiados, o PP detém 11% dos 11,5 milhões de eleitores filiados a partidos políticos. Isso representa 1,26 milhão de eleitores identificados com os progressistas.
     Com 27 diretórios estaduais o PP elegeu em 2004 553 prefeitos e 4. 276 vereadores. Seis anos depois o partido quer manter o crescimento nas urnas. Com dois deputados na Assembleia, Helio Soares e João Batista, o PP quer ampliar a representação com mais nomes das regiões Tocantina do estado.

Partidos homologam nesta quarta-feira apoio a Flávio Dino

     A convenção do PCdoB, marcada para esta quarta-feira, 30, vai homologar a aliança da legenda com o PSB. Serão oficializados também os nomes dos candidatos a deputado federal, estadual e a senador. PcdoB e PSB aguardam também uma definição do PPS, que também pode se integrar à candidatura de Flávio Dino ao governo. A convenção será realizada a partir das 16h, no auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa.
     Os três partidos irão para a campanha pregando a renovação no cenário político e administrativo do Maranhão. Para o presidente do PCdoB e coordenador de campanha Márcio Jerry, a candidatura de Flávio Dino é a expressão do sentimento de mudança que está disseminado em todo o Maranhão. “A população sente que é hora de ser diferente. Quer um governo que trabalhe para todos os maranhenses e não só para uma família”, disse Márcio Jerry.
     Esse sentimento de mudança também é defendido pelo próprio Flávio Dino, que lembrou que o projeto de mudar o Maranhão atende a um anseio popular. “Encaro este desafio com um forte sentido de responsabilidade e de compromisso com o povo. Não se trata de uma pretensão, pessoal, de um mero desejo meu. Mas de uma convocação feita pelo povo, por centenas de lideranças e movimentos sociais”, disse Flávio Dino.
     Flávio Dino analisou ainda a conjuntura maranhense atual. Ele lembrou que o Maranhão é um estado rico e com um grande potencial de crescimento. “Mas para isso é preciso mudar o comando da política, que fracassou e empurrou o estado para as últimas colocações em todos os indicadores sociais”, analisou.
Apoios
     Militantes do PT também participarão da convenção do PCdoB. Eles mantém assim a posição política aprovada pela maioria da legenda em encontro partidário realizado no dia 27 de março e que aprovou a coligação da legenda com o PSB e o PCdoB. “Apoiamos a candidatura do Flávio Dino. Todos os petistas sérios, que são a maioria no Maranhão, estão com ele”, disse o deputado federal petista Domingos Dutra.
     O novo apoio esperado para a candidatura Flávio Dino é o do PPS. O partido fará sua convenção mais cedo que a do PCdoB. O evento será no Clube Vanguarda, em Bacabal, das 8h da manhã até o meio-dia, onde deverá definir se apóia ou não a candidatura de Flávio Dino. A decisão é aguardada com muita expectativa pelos dirigentes partidários do PSB e do PCdoB. “A entrada do PPS fortalece a nossa candidatura e amplia as já grandes possibilidades de vitória", avalia Márcio Jerry.
Da Assessoria de Flávio Dino

No Painel da Folha de S. Paulo

Meia mozarela... O PMDB tende a optar, hoje, por uma soluçao "híbrida" em Santa Catarina: abrir processo de expulsão contra Eduardo Pinho Moreira, impedindo que ele seja vice na chapa do DEM, mas sem implodir de todo a aliança local entre peemedebistas e "demos".
 ...meia calabreza Isso atende o pedido de Ideli Salvatti (PT-SC) que dará a Dilma seu único palanque no Estado e teme o efeito de uma intervenção, mas ao mesmo tempo contempla o desejo de Michel Temer de punir Moreira. Além disso, a costura deve permitir que o DEM mantenha o apoio a Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA- Jogo e morte
JORNAL PEQUENO - Partidos homologam candidatura de Flávio Dino ao governo do MA
O ESTADO DO MARANHÃO - Vox Populi cofirma a liderança de Dilma
O IMPARCIAL - Candidatos aguardam decisões do DEM e PPS

PPS-MA realiza convenção nesta quarta em Bacabal

     O PPS do Maranhão realiza nesta quarta-feira (30) sua convenção estadual, no Clube Vanguarda, no município de Bacabal. O evento definirá os candidatos do partido para deputado estadual e federal, Senado e governo. No estado, o partido ainda estuda qual candidato apoiará para o governo. Flávio Dino (PCdoB) e o ex-governador Jackson Lago (PDT) disputam o apoio da legenda
Do Portal do PPS

Uma visita de cortesia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, esteve no final da tarde desta terça-feira (29/06) com o presidente José Sarney, em audiência no Senado.