28 de dez. de 2010

Tiririca terá de se submeter a cirurgia para retirar pedra na vesícula

    O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), terá de se submeter a uma cirurgia para retirada de cálculos na vesícula. Ele deu entrada na emergência do Hospital São Matheus, em Fortaleza, nesta terça-feira, 28.
    Segundo informações apuradas pelo O POVO Online junto a uma fonte que trabalha no hospital, o parlamentar está internado em um apartamento no primeiro andar do hospital.
    Devido aos primeiros sintomas, dores abdominais, inicialmente foi cogitado que ele estaria com gastroenterite. Em seguida, os médicos suspeitaram que seria uma inflamação no apêndice. Por volta das 18h30min, o humorista foi submetido a uma ultrassonografia, que confirmou o diagnóstico de cálculos na vesícula.
    Tiririca deu entrada por volta das 13 horas na unidade, gerou comoção entre fãs que estavam no local, tomou soro e foi encaminhado a um apartamento. Ainda não se sabe quando será feita a intervenção cirúrgica.
    O filho do humorista, Everson Silva, o Tirulipa, informou à imprensa que Tiririca teria exagerado na alimentação neste período de fim de ano.

Brasil é campeão mundial de assassinatos de gays e travestis, diz antropólogo

    Os anos de Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva são marcados pelo avanço institucional no reconhecimento de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), mas, também, pelo aumento da violência causado pela homofobia. De acordo com dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), no ano passado 198 pessoas foram mortas em razão de preconceito e intolerância quanto à orientação sexual.
    Este ano, segundo a ONG, já estão documentados 232 assassinatos. "Nunca, em 30 anos, esse número chegou a ultrapassar 200. Isso faz do Brasil o campeão mundial de assassinatos sobretudo de gays e travestis”, afirmou o antropólogo Luiz Mott, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fundador do GGB.
    Ele lamentou que o governo Lula não tenha capacitado a segurança pública para proteger esse segmento da população e nem criado um sistema de informações sobre a violência contra esses grupos, conforme previsto na segunda edição do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH 2), aprovado durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
Com informações da Agência Brasil

Cinco cantoras farão show na posse de Dilma


A cantora Zélia Dunca
     Se a presidente eleita Dilma Rousseff não conseguiu atingir a meta proposta por ela mesma de colocar mulheres no comando de 30% dos ministérios, a presença feminina será massiva na festa da posse.
    As cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália e Zélia Duncan farão o show “Cinco ritmos do Brasil” a partir das 18h30, após a cerimônia da posse, em um palco na Praça dos Três Poderes
    As apresentações, com entrada franca, começam às 10h e vão até às 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A festa também irá comemorar a posse do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

Na agulha: Bob Dylan descendo o vale

O projeto de Novais para o turismo

    Só depois que o agora notório Pedro Novais foi indicado por José Sarney para assumir o Ministério do Turismo que o seu único projeto para o setor começou a andar. A proposta obriga o Executivo a fornecer informações, mapas e publicações de interesse turístico em aeroportos, rodoviárias e ferroviárias.
    Apresentado em setembro do ano passado, o projeto foi aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara em maio passado. Mas só chegou à Comissão de Constituição e Justiça na semana passada, após Novais virar ministeriável. Sem mais sessões da CCJ este ano, o projeto tramitará apenas em 2011.

Turista no próprio estado
    Pedro Novais – futuro ministro do Turismo que, segundo reportagem de O Estado de S. Paulo de hoje, pagou em junho um motel em São Luís com dinheiro da Câmara dos
    Deputados – mantém um curioso hábito: o de gastar a verba indenizatória em hospedagens no Maranhão, estado pelo qual foi eleito, mas não mora (vive no Rio de Janeiro).
    Desde julho, ele gastou cerca de 2 000 reais da cota a que tem direito em hotéis em cidades maranhenses. A maior parte, cerca de 1 600 reais, foi empregada em um hotel na capital.
Por Lauro JardimPor Lauro Jardim, de VEJA

Correios lançarão edital de concurso no início de janeiro

    O edital definitivo do concurso dos Correios deve ser divulgado no início de janeiro, segundo comunicado da empresa, que realizou uma audiência pública para analisar sugestões e discutir a minuta das regras para o concurso. Ainda não foi definido o número exato de vagas nem a data da prova.
    No dia 2 deste mês, foi anunciado oficialmente o cancelamento do concurso para preencher 6.565 vagas, o maior do país em número de inscritos, com mais de 1 milhão de candidatos. Na mesma data foi publicado o edital de um novo concurso no “Diário Oficial da União”, mas sem detalhes.
    Segundo a assessoria de imprensa, a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) recebeu 60 sugestões sobre o assunto, via e-mail, que foram analisadas e apresentadas na audiência.
    A expectativa da empresa é aplicar as provas até o segundo bimestre de 2011 e iniciar as contratações ainda no primeiro semestre. Todas as etapas do concurso serão acompanhadas pela Polícia Federal. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Os Correios irão disponibilizar terminais em suas agências para que candidatos sem acesso à rede mundial de computadores possam se inscrever.
    A ECT realizará licitações para diferentes etapas do concurso, como elaboração, impressão e aplicação das provas, dentre outras. As informações são do Diário do Pará com Folhapress. (DOL)

Lambe-lambe: Parada de ônibus na avenida São Luís Rei de França

Maranhense que arremessou filho recém-nascido por cima do muro em Belém é notícia no mundo

    A maranhense Elinaura Nascimento Santos, 20 anos, está nas manchetes dos jornais da Europa nesta trerça-feira. Na noite de Natal, a babá que mora em Belém (PA) após dar à luz a uma criança Naná (Elinaura) a embrulhou em uma sacola e arremessou o embrilho para a vizinhança da casa onde trabalhava. Depois de cair de um muro de mais de dois metros de altura, a criança sobreviveu por um milagre.
    Como justificativa para o ato, ela conta que tinha medo da reação de sua família, que vive no Maranhão. “Minha mãe sempre disse que não queria ninguém com filho em casa”, disse. Mais consciente do crime cometido, ela espera agora ser perdoada. “Gosto muito de criança e quero tê-lo comigo. Não queria machucar ninguém”, garante.
    Para Bezerra, dono da casa onde Elinaura trabalhava como babá, o ocorrido foi uma surpresa. “Ninguém sabia que ela estava grávida. E mesmo depois de ter o neném ela passou o Natal normalmente conversando com todo mundo”, afirma. Sobre a permanência da jovem na sua residência, ele acredita não ser mais viável. “Naná era uma excelente babá, mas com as críticas dos vizinhos e da opinião pública acho melhor que ela não more mais aqui”.
    A notícia é destaque no site do jornal Correio da Manhã, de Portugal, na sessão Mundo.
Com informações do Diário do Pará

Aumento de salário de vereadores de São Luís é inconstitucional

    Especula-se sobre o aumento salarial dos vereadores de São Luís em mais uma afronta contumaz aos preceitos da Constituição Federal. A carta é clara sobre reajuste. Num português claro:todo reajuste aconteçerá no fim de cada legislatura. Portanto, os salários dos vereadores só podem ser reajustados no final de 2012.
    Pela Constituição, vereadores de cidades com mais de 500 mil habitantes, o teto é de até 75% dos salários dos deputados estaduais. Com o novo salário dos deputados estaduais de R$ 20.025, em 2013 os vereadores de Teresina poderão ganhar cerca de R$ 15 mil. Pouco se sabe sobre o salário de um vereador em São Luís. É segredo de câmara.

O pensamento de Lula sobre democracia

"Acredito na democracia e na necessidade de alternância. Aí você pega o terceiro e quer o quarto, aí você pega o quarto e por que não o quinto? De repente você está criando uma ditadurazinha."
Presidente Lula durante o último programa "Café com o Presidente" de sua gestão, veiculado ontem, dia 27 de dezembro.

Ouça a entrevista na íntegra aqui

Manchetes dos jornais

ATOS & FATOS - Mulher é assassinada a pedrada dentro de ônibus
CORREIO DE NOTÍCIAS - Moto não irá para reunião com a federação
JORNAL A TARDE- Agências bancárias de todo o país não funcionarão no dia 31
JORNAL EXTRA- Tijolo de seis furos mata mulher dentro de ônibus
JORNAL PEQUENO - Refinaria do Maranhão é obra mais cara do país
O DEBATE - Reveillon 2011 nas praias de São Luís
O ESTADO DO MARANHÃO - Educação do Maranhão foi a que mais avançou em 2009
O IMPARCIAL - Avanço na educação: Maranhão é estado que teve melhor desempenho entre 2006 e 2009