10 de jun. de 2011

Lambe-lambe: Roseana Sarney e Alexandra Tavares, vínculo ainda as une na Cohab

Em 42 municípios do Maranhão mais de 30% das pessoas com 10 anos ou mais são analfabetas

    Em 42 municípios maranhenses, dos 217 do estado, um percentual acima de 30% da população não sabe ler nem escrever. Os dados foram ratificados nesta sexta-feira,10, pela superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. Belágua, São João do Sóter e Marajá do Sena têm o maior número de analfabetos com idade superior ou igual a dez anos.
    Em Belágua dos 4.664 habitantes com idade de 10 anos para cima, 2.955 são alfabetizados, isso significa em números que 36,64% dessa população  ainda se encontra na condição inaceitável de analfabetos.
    Na região metropolitana o município de São José de Ribamar tem maior percentual de pessoas analfabetas nessa mesma faixa etária. São Luís tem o menor número. Segundo dados do IBGE, dos 862.904 habitantes com 10 anos ou acima dessa idade da capital, 823.966 são alfabetizados. Isso confere à cidade que no próximo ano completa 400 anos de fundação um percentual de 4,51% de analfabetos.

Presidente da Func arma barraca para irmã no arraial com nome da comunista Maria Aragão

    Presume-se que o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Func, Euclides Moreira Neto, tenha exata noção do exercício do cargo público.Suas práticas, porém, têm demonstrado despreparo para tal, de maneira pública e notória. A última de Moreira Neto se coaduna na esteira da indecência administrativa:Na hora de sortear os felizardos das barracas do Arraial da Praça Maria Aragão, o presidente pôs na cabeça da lista uma irmã e o motorista, em detrimento de tantos quantos argumentaram interesse e merecimento.
     O arraial está montado até o dia 3 de julho na praça desenhada por Oscar Niemeyer, na avenida Beira-mar, em São Luís, numa homenagem à comunista Maria Aragão. As barracas foram comercializadas - a terceiros - por R$ 2.500,00. Em dez dias de funcionamento o lucro já começa a aparecer para os barraqueiros.
    Professor do departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, Ufma, Euclides Moreira passou boa parte de sua carreira acadêmica  à frente do Departamento de Assuntos Culturais, DAC, da instituição federal de ensino. Por lá imprimiu digitais robustas como o Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo e o Femaco, festival maranhense de coros, entre outros eventos recorrentes. Tudo com viés personalista. Ao perceber sua longevidade desgastada no DAC, logo tratou de formatar uma fundação a partir de então responsável pela realização do festival de cinema em parceria com a Ufma.
    Quando se trata de impessoalidade Euclides Moreira só enxerga seu perfil no espelho. Um camaleão  inoculado pelo vírus do poder podre. Quando muito, se espelha nos próceres que o acobertam, como o prefeito João Castelo (PSDB), subproduto do sarneysmo na política do Maranhão.

No Painel da Folha de S. Paulo

contraponto
Caso encerrado
Reunidos no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, horas depois de anunciada a escolha de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, peemedebistas discutiam os problemas da articulação política do governo quando alguém jogou na roda a pergunta:
-E se por acaso a Dilma oferecer ao PMDB a Secretaria de Relações Institucionais?
José Sarney foi rápido no gatilho:
-Este assunto nós não precisamos nem debater, porque o cargo não nos será oferecido.
Por Renata Lo Prete

No claudiohumberto.com.br

PMDB VETA IDELI...
O PMDB não quer Ideli Salvatti no lugar do ministro mosca-morta Luiz Sérgio (Relações Institucionais). O martelo foi batido na madrugada de ontem, em jantar no Palácio Jaburu, com o vice Michel Temer.
...E ADMITE VACCAREZZA
José Sarney, presidente do Senado, e Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB, fecharam com Michel Temer: preferiam o PMDB no ministério, mas decidiram apoiar Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Manchetes dos jornais

Maranhão  
JORNAL A TARDE - Roseana Sarney participa de encontro de governadores do Nordeste em Fortaleza
JORNAL EXTRA - Roseana vai reajustar salários de servidores
JORNAL PEQUENO - Maranhense morto no Pará era fujitivo da Justiça no Maranhão
O DEBATE - Programa beneficia mais de cem mil jovens em São Luís
O ESTADO DO MARANHÃO - OGX vai procurar mais gás natural e óleo no Maranhão
O IMPARCIAL - Estaleiro vai gerar 1.400 empregos em São Luís
TRIBUNA DO NORDESTE - Cem mil crianaçs de São Luís terão leite da prefeitura
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Máfia do transporte usa greve para elevar tarifa
FOLHA DE SÃO PAULO:Eletropaulo é ineficiente sob chuva, diz Alckmin
O ESTADO DE MINAS:Chuva e vendaval paralisam BH
O ESTADO DE S. PAULO:Ministro da articulação nem saiu e PT se digladia pelo cargo
O GLOBO:Bombeiros exigem anistia para negociar com Cabral
VALOR:Estímulos regionais devem compensar perdas do ICMS
ZERO HORA:Efeito do vulcão
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Enem encerra inscrições hoje
JORNAL DO COMMERCIO:Nota alta para o ensino integral
MEIO-NORTE:8 mortes violentas em 24 horas
O POVO:Ministro anuncia recuperação de 77% das BRs do CE