2 de fev. de 2011

Fé que move o cinema

    Num primeiro momento, a mostra transcendental contará apenas com uma seção competitiva, a de curtas-metragens – candidatos podem se inscrever até dia 15 ( www.cinematranscendental.com.br). Os longas poderão vir a disputar prêmios em edições futuras.
    – O objetivo principal desta primeira edição é mapear as produções já realizadas – esclarece Pádua.     – Pensamos que a melhor forma de fazer isso é através da realização da mostra competitiva de curta-metragens. Outro objetivo é revelar novos talentos, e dar oportunidade para novos diretores e p ro d u t o re s .
Filmes autorais
    Mais ambicioso, o também novíssimo Festival Internacional Lume de Cinema ainda recebe inscrições para suas mostras competitivas (de curtas e longas) e informativas, além de retrospectivas, de sua primeira edição, que acontece entre os dias 14 e 23 de maio em São Luís, no Maranhão. É produzido pela Lume Filmes, distribuidora de DVDs maranhense especializada em títulos de arte, como "Os companheiros", de Mario Monicelli, "O espantalho", de Jerzy Schatzberg, e 'Servidão humana", de Ken Hughes, que agora amplia sua inclinação cinematográfica para o circuito de festivais.
    A disputa principal do Lume será composta por 12 longas, entre nacionais e estrangeiros, e a mostra Olhar Crítico, paralela composta por filmes mais experimentais, também competitiva, por mais 10 produções. Ambos contarão com júris específicos, formado por críticos de cinema, realizadores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
    A principal tela do festival será o Teatro Arthur Azevedo, de arquitetura colonial, com capacidade para quase mil pessoas, mas o festival também se espalhará pelos cinemas comerciais e espaços públicos da cidade.
   – Nosso objetivo é conseguir exibir cerca de 400 filmes durante todo o festival – antecipa Frederico Machado, proprietário da Lume e coordenador do festival de cinema. – Acredito que atingiremos facilmente nossa meta, pois, em menos de uma semana de inscrições abertas, em meados de janeiro, recebemos quase 300 títulos para avaliação. Entre estes estão "The heart of no place" (2009), de Rika O’Hara, vencedor do prêmio de melhor filme no London Independent Film Festival, e a produção italiana "Cosa voglio di piu', de Silvio Soldini.
    O gênero cresceu dentro de um movimento ar tístico que objetiva aliar técnicas a conceitos, a busca de uma ar te voltada para a solidariedade e a religiosidade Lucas de Pádua, coordenador do Festival Transcendental.
Do Jornal do Brasil

Alexandre Almeida confessa sua devoção por Fernando Sarney, Roseana Sarney e José Sarney


Alexandre Almeida

    O deputado estadual estreante Alexandre Almeida (PTdoB),27 anos, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para fazer uma confissão de afeto e devoção: seu sentimento por Fernando Sarney é muito além da representação outorgada por 18.344 eleitores, 0,6% do eleitorado maranhense que o elegeu em 2010.
    "Quero registrar a minha relação pública de afetividade com o empresário Fernando Sarney", desvirginou-se, publicamente, Almeida no primeiro discurso como parlamentar.
    Poderia a declaração ser tomada como um arroubo juvenil não prosseguisse o mesmo em heresias.
    Confinou no mesmo saco os colegas Afonso Manoel (PMDB), Hélio Soares (PP) e Jota Pinto (PR). Em comum disse serem estes também detentores dessa "ligação de afetividade, de amizade, de carinho, de atenção" com o filho mais velho do Senador José Sarney (PMDB-AP).
    Foi o desprezo do deputado Ricardo Murad aos três ungidos pelo empresário, indiciado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal por um rosário de crimes, o fator aglutinador do "bloquinho", grupo de 12 estreantes, mais Manoel e Soares, que alicerçaram a derrota do cunhado da governadora na corrida, antes mesmo do tiro de largada. Manoel era indicado por Fernando para ocupar a vice-presidência. Hélio também estava na cota.
    Alexandre Almeida demonstrou e disse ter "coragem para defender os seus". Mal estar provocou ao ex-presidente Marcelo Tavares (PSB), afirmando que a chapa "Unidos pelo Maranhão", vencedora do pleito para a Mesa Diretora, nasceu com o rótulo mais autêntico de governista, sendo a "mais identificada com o nosso grupo político "que toma Sarney como o "maior da atualidade".
    "Nós conseguimos (sic) construir junto governadora Roseana daqui há 4 anos, o grande governo que ela tanto sonhou", preconizou o desmesurado advogado que no mandato tampão da filha do senador José Sarney dirigiu o Instituto de pesos e medidas do Maranhão.

Favela premia Rainha Gay 2011 com Salário Mínimo e "Lira de ouro"


Diva Drag
     A diretoria da Sociedade Recreativa Favela do Samba está anunciando para o próximo sábado,12, a partir das 20 horas, em sua sede, localizada na Avenida dos Africanos, s/n - Sacavem, a realização da tradicional festa e concurso para escolha da Rainha Gay Favela 2011.
    Os interessados em participar do concurso podem fazer suas inscrições na sede da escola com o carnavalesco Julio Matos, no horário das 14h às 20 h, de segunda a sexta feira.
    Quem sair vencedora do concurso obterá prêmio de um salário mínimo e o troféu ‘Lira de Ouro’, além do direito de desfilar em local destacado no projeto carnavalesco da Favela, que desenvolverá no domingo gordo de carnaval, 06 de março, na Passarela do Anel Viário, o enredo ‘O Boi é Festa’.
    A Festa da Rainha Gay já faz parte do calendário carnavalesco da escola, tornando-se uma das festas mais tradicionais da pré temporada carnavalesca de São Luís. A festa tem um forte poder de mobilizar toda comunidade GLBT da cidade, numa noite de brilho, plumas, paetês e muito silicone, onde não faltam sensualidade e muita criatividade nas fantasias.
    Para animar a festa, foram convidado o grupo de pagode Quinteto Pérola Negra e a bateria ‘Carcará’ da Favela, sob o comando de mestre Júlio.
Da Assessoria

Juiz de Bacabal manda novamente presos para casa

     Parte dos presos detidos na delegacia de Bacabal (250 km de São Luís) vai cumprir pena em casa.O juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Bacabal, Roberto Oliveira de Paula, determinou que os 11 detentos cujos processos tramitam na 2ª vara cumpram suas penas em prisão domiciliar.
    Se forem vistos fora de casa, serão considerados foragidos.
Outros 20 detentos permanecem na delegacia. A Defensoria Pública do Maranhão pede a interdição da carceragem do distrito e a transferência de todos os presos.
    Segundo a defensoria, a delegacia não obedece os padrões mínimos exigidos pela Lei de Execuções Penais.
    No domingo (30), reportagem do "Fantástico", da TV Globo, mostrou imagens da delegacia com detentos dormindo amontoados e alguns acorrentados em uma espécie de jaula, expostos à chuva.

Vereador José Joaquim defende aumento de IPTU em São Luís de mais de 8 .000% a partir deste ano

    Líder do governo na Câmara Municipal de São Luís e marido da secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos, o vereador José Joaquim Ramos (PSDB), desempenhou um papel de triste figura nesta quarta-feira em entrevista sobre o aumento de mais de 8 mil por cento do IPTU em São Luís.
    Na justificativa emaranhada de Ramos, o aumento aproxima dos valores reais de mercado e cobre uma defasagem acumulada desde 2001. Feito Pilatos, o vereador de São Luís não atribui à Câmara qualquer responsabilidade sobre os efeitos do golpe projetado pela prefeitura sobre os contribuintes.
    Decano do legislativo municipal, o vereador chega ao cúmulo de que o lançamento dos valores nesse patamar  seja de livre arbítrio do prefeito João Castelo, tucano como ele. José Joaquim enxerga benefícios na nova lei - a que elevou valores do IPTU acima dos índices da inflação - por manter isentos imóveis com valor venal de até R$ 50 mil. Isso atingiria perto de 80 mil famílias no município de São Luís.

No claudiohumberto.com.br

“Tenho nesta posse o gosto da despedida”
JOSÉ SARNEY, REELEITO PRESIDENTE DO SENADO, ANUNCIANDO QUE EXERCE O ÚLTIMO MANDATO

Na coluna do Ancelmo Góis

Dia ruim
O assunto é recorrente. Não faz muito sentido que a posse do presidente e dos governadores seja no dia 1º de janeiro, em pleno réveillon. Desta vez, Sarney promete corrigir o assunto, apresentando uma emenda constitucional.
De O Globo

Charge do dia - Nossa múmia

No Painel da Folha de S. Paulo

Eu sei...
Em carta enviada a Edison Lobão (Minas e Energia) para rebater acusações de fraude na compra de ações da hidrelétrica da Serra do Facão (GO), o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, cita todos os diretores da estatal e membros do Conselho de Administração que endossaram a operação.
...o que você fez...
Entre os mencionados estão Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Valter Cardeal, diretor da Eletrobras, e Fábio Rezende, a quem é atribuído dossiê sobre o caso Serra do Facão.
...no verão...
Próximo a Dilma, Cardeal é cotado para posto-chave no setor elétrico. Nadalutti, que deverá perder o cargo para Flávio Decat, é ligado ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
...passado
Em prejuízo dos interesses de outros peemedebistas, Edison Lobão estimulou a escolha de Decat para Furnas como forma de evitar sua ida para a presidência da Eletrobras, onde o ministro quer manter José Antonio Muniz Lopes.
Até aqui 1
Insatisfeito com a perda serial de postos na administração federal, o PC do B, agora circunscrito ao Ministério do Esporte, considera que a eventual escolha de Henrique Meirelles para ocupar o cargo de Autoridade Pública Olímpica "pode ser a gota d'água".
Até aqui 2
Os comunistas foram retirados da presidência da Finep, da secretaria do MinC responsável pelos "pontos de cultura" e de cargos nas secretarias de Igualdade Racial e das Mulheres. Lamentam ainda o desinteresse do governo por Flávio Dino. Quanto à ida de Meirelles para a APO, jamais foi discutida com o partido.
De Renata Lo Prette

Manchetes dos jornais

AQUI-MA - Por um triz
ATOS & FATOS - Chapa fechada: Arnaldo Melo vence eleição na Assembleia com 25 votos
CORREIO DE NOTÍCIAS - Arnaldo Melo é eleito presidente da AL
JORNAL A TARDE - Arnaldo Melo é eleito presidente da Assembleia
JORNAL EXTRA - Arnaldo Melo novo presidente da AL
JORNAL PEQUENO - Arnaldo Melo vence a eleição com ampla maioria
O DEBATE - Após denuncia 40 presos são transferidos para São Luís
O ESTADO DO MARANHÃO - Sarney reeleito no senado; Arnaldo Melo presidirá Assembleia
O IMPARCIAL -  Por que?
TRIBUNA DO NORDESTE - Eleição de Arnaldo melo mostra unidade política