25 de jun. de 2011

Secretarias de Cultura do Estado e Município patrocinam descaracterização do bumba-meu-boi

Uimar Júnior
Uimar Júnior e a Catirina Light
Como nos conta o nosso folclore, que numa fazenda cujo dono era um coronel daqueles cheios de brabeza e que possuidor de muitos escravos, tinha um em quem depositava total confiança.
    O escravo era conhecido e chamado por todos de Pai Francisco.
    O velho coronel também tinha uma cozinheira metida a faceira: Catirina, e ainda um boi belíssimo que era a menina de seus olhos, o boi mais bonito da fazenda. Deixe estar que Pai Francisco e Catirina se namorava e um dia ela chegou com uma notícia e um pedido: a notícia é que estava grávida e o pedido, era que estava com uma vontade imensa, de comer a língua do famoso boi do coronel.O restante da história é sabido: que pai Francisco matou o boi e deu a língua para Catirina comer. Depois de vasta investigação feita pelo coronel, pai Francisco foi descoberto e castigado, mas como é mesmo só alegria o nosso folclore, o boi ressuscitou e tudo foi festa.
    Esta tem sido uma das mais alegres apresentações demostrado pelas nossas brincadeiras de bumba-boi. Os acessórios e as vestimentas faz uma diferença a parte, sempre rico e com adornos dos mais diversos.
   Agora a parte triste e melancólico do nosso verdadeiro folclore: No dia 23 fui ao Parque Folclórico do Ceprama para assistir a algumas apresentações juninas e lá encontrei o "Boi Incantado". Já passava da meia-noite e para surpresa minha, o que me deixou bastante assustado, foi o personagem Catirina, pulando e saltitando. De certa forma me incomodou por ver ela com uma máscara que mais lembrava as máscaras do carnaval de Veneza. Observei também que estava sem a barriga de uma verdadeira Catirina grávida que desejava comer a língua do boi.
    A apresentação deixou-me tão chocado que nãome  contive e fui questionar com o ator que a representava e perguntei o que significava aquela personagem. Ele me respondeu que era a Catirina. Novamente perguntei: A Catirina sem a barriga? A resposta foi sem igual: "Esta Catirina é virgem e não engravida!"
    Decidi me recuperar do susto e me dirigi ao Arraial do São Luís Shopping e lá estava o "Boi da Pindoba" se arrumando para subir ao palco. Outra vez a Catirina me chamou a atenção, pois também estava sem barriga. Antes dela subir ao palco, fui conversar com ‘’a’’ brincante e fiz a mesma pergunta da Catirina do "Boi Incantado". "Ela" me respondeu:"É uma Catirina light e a minha filha já nasceu". Além de estar completamente descaracterizada, percebi que na criação não houve qualquer estudo do personagem, pois a verdadeira Catirina pela tradição tem que ser homem. O Bumba meu boi está perdendo sem origem.
    Eu sugiro aos secretários de Cultura do Estado e do Município, que ao contratarem os grupos nas programações chamem os donos das brincadeiras para reforçarem a história do Bumba-meu-boi e a valorização das tradições. Cada brincadeira recebe uma ajuda de custo. Esta ajuda é justamente para apresentação dessas tradições.
   Aproveito para solicitar aos deputados que elaborem e aprovem projeto de lei que obrigue os representantes das brincadeiras de boi a valorizarem a cultura e as tradições dos personagens do Bumba meu boi.O descumprimento aos dispostos na Lei acarretaria a imediata rescisão do patrocínio do Governo do Estado, uma vez que é extremamente oportuno que os recursos públicos estaduais empregados nos festejos juninos sejam direcionados a resgatar os costumes e tradições locais.
    A festa junina deve retratar os costumes e as tradições do nosso povo, sobretudo do Maranhão, tendo que ter tradição Catirina , Pai Francisco, Índias, Cazumbás, enfim todos os personagens que compõem o Bumba meu boi.
Uímar Júnior é ator performático

Esquema de corrupção abrange 80 cidades no Ceará

Promotores acreditam que empreiteiras fantasmas agiram também no Maranhão. Em Senador Pompeu, prefeito, vice e secretários fugiram
André Vargas
    As investigações do Ministério Público no Ceará apontam para um esquema de corrupção que não abrange apenas a cidade de Senador Pompeu, a 275 quilômetros de Fortaleza - cujo prefeito, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), teve a prisão decretada e continua foragido. Ao todo, 80 dos 184 municípios cearenses estão na mira do MP.
    O tamanho do rombo nas contas pública pode superar os 300 milhões de reais. O dinheiro veio de recursos que o governo federal repassou para obras que, além de superfaturadas, acabaram por ser executadas por servidores municipais. Ou seja, o cidadão comum de uma parte pobre do Brasil terminou por pagar duas vezes por um serviço que não recebeu.
    As ligações do grupo que atua na cidade são tão profundas que a expedição dos mandados de prisão vazou, permitindo que Oliveira conseguisse evitar oficiais de justiça e a Polícia Federal (PF). Junto com ele, deixaram a cidade o vice-prefeito, Luís Flávio Mendes, um vereador e mais trinta funcionários da administração pública e das empreiteiras investigadas. Mesmo com informantes, a situação de Oliveira se tornou tão insustentável que seu partido, o PT, tão firme em defender seus integrantes diante de qualquer escândalo, optou por discutir sua expulsão.
    Situada no sertão central cearense, Senador Pompeu ficou administrativamente acéfala durante quatro dias, até o presidente da Câmara de Vereadores assumir a prefeitura, na quinta-feira. Com 26.000 habitantes, ali sequer foram tomados cuidados mínimos para encobrir as irregularidades. O esquema era simples. Empresas contratadas em licitações fraudulentas retiam uma "comissão", entre 4% e 5%, sobre o valor das notas fiscais emitidas por serviços de pavimentação, calçamento e construção de açudes que eram executados por funcionários da secretaria municipal de obras.
    Em setembro de 2010, reportagem de VEJA revelou que a bolada restante engordava a conta de políticos e, suspeita-se, abastecia o caixa dois de campanhas eleitorais em todo o estado. Indícios respingam no governador reeleito Cid Gomes (PSB) e em seu irmão, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que ocupou o Ministério da Integração Nacional, de 2003 a 2009. Era o ministério que repassava as verbas às prefeituras.
Ilegalidades - De acordo com o promotor Luís Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), as ilegalidades detectadas em Senador Pompeu ocorreram em 2008. Cerca de 2,6 milhões de reais foram gastos no município. As empresas suspeitas de participar da fraude têm em comum a figura de Raimundo Morais Filho. Detido em Fortaleza, ele é o dono das empreiteiras Daruma, Falcon, Prátika, Master, Êxito e outras doze que operaram no Ceará desde o final de 2003. "Essas empresas tinham engenheiros, contadores e advogados, mas atuavam sem máquinas ou trabalhadores", comenta o promotor Alcântara.
    As informações que desmontaram o esquema que Morais Filho oferecia às prefeituras estão em mãos do Ministério Público e da Polícia Federal desde 2009, quando seu computador foi apreendido. Pressionado, ele redigiu um depoimento onde detalha as ações da quadrilha. O que o Procap faz desde então é buscar as provas materiais que confirmem o que constava nas planilhas digitais.
    Bem azeitado, o esquema encabeçada por Morais Filho e encampada por Antônio Teixeira de Oliveira - e outros tantos prefeitos - não seguia nenhuma orientação partidária. "Tudo indica que só dependia do caráter do gestor", diz o promotor, que junto com seus colegas acredita ter encontrado evidências de que o esquema também se expandiu para o estado do Maranhão.
De VEJA

São João 2011: Programação dos arraiais de São Luís neste sábado,25

Arraial da Maria Aragão (Av. Beira-Mar, Centro)
18h Quadrilha mirim Formosinha do Sertão
19h Tambor de Crioula Arte Nossa
20h Quadrilha Asa Branca
21h Show da Big Band
22h Bumba-meu-boi da Maioba (M)
23h Bumba-meu-boi Mocidade Axixaense (O)
00h Boi Pirilampo (V)
01h Bumba-meu-boi Mocidade de Rosário (O)
Barracão do Forró
19h – 22h Seu Raimundinho e o Forró Pé no Chão
Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen)
Boi Encanto do Olho-d’Água
Boi de Coroatá
Boi da Fé em Deus
Show Tereza Cantu
Boi de Nina Rodrigues
Boi de Maracanã
Boi de Morros
Boi da Maioba
Praça Nauro Machado (Praia Grande, Centro)
18h Espetáculo "Cartuns"-Gilson César
19h Boi Cururupu de Eliézio (CM)
20h Show de Gabriel Melônio
21h Boi de Leonardo (B)
22h Boi Brilho da Terra (O)
23h Boi Pirilampo (A)
00h Boi Mocidade de Rosário (O)
01h Boi da Madre Deus (M)
Canto da Cultura (Rua Portugal - Praia Grande, Centro)
18h Show de Zé Lopes e Smith Jr.
19h Quadrilha Mirim Meu Ranchinho da Vila Embratel
20h Boi de Rama Santa (CM)
21h Show de Henrique Duailibe e Marcos Duailibe
22h Boi de Coroatá (O)
23h Boi da Fé em Deus (Z)
00h Boi Brilho da Juventude (O)
01h Boi de Maracanã (M)
Casa do Maranhão (Praia Grande, Centro)
18h Dança do Boiadeiro Cavalo de Aço do Conjunto São Raimundo
18h30 Dança do Boiadeiro Gibão de Couro de Ribamar
19h Dança do Boiadeiro Country Cowboys de Rodeio
19h30 Dança Portuguesa Aliança de Portugal da Alemanha
20h Dança Portuguesa Esperança de Portugal do J. Lima
20h30 Dança Portuguesa Jovem Família de Lisboa de Ribamar
21h Dança Portuguesa Realeza de Portugal do Sacavém
21h30 Dança Portuguesa Unidos de Lisboa da Vila Embratel
22h Dança Portuguesa Beleza de Itapecuru Mirim
22h30 Dança Portuguesa Navegantes de Portugal da Divinéia
23h Dança Portuguesa Sedução de Lisboa de Ribamar
23h30 Dança Portuguesa Ousadia Portuguesa de Itapecuru Mirim
00h00 Dança Portuguesa Brilho e Encanto do Porto de Ribamar
00h30 Dança Portuguesa Filhos de Portugal do Lira
01h Dança Portuguesa Raízes de Portugal da Camboa
01h30 Dança Portuguesa Um Sonho em Portugal da Cidade Olímpica
Ceprama (Av. Vitorino Freire,Madre Deus)
19h Quadrilha Formosinha do Sertão do Monte Castelo
20h Boi de São Simão (O)
21h Show de Cláudio Pinheiro
22h Boi do Bairro de Fátima (M)
23h Boi de Morros (O)
00h Boi Brilho de São João/Novo Boi de Viana (B)
01h Boi de Nina Rodrigues (O)
Parque Folclórico da Vila Palmeira (Av. dos Franceses - Vila Palmeira)
19h Cacuriá de Dona Teté
20h Boi Estrela de Bequimão (O)
21h Tambor de Crioula de Maria Luísa
22h Show de Carlos Gomes e Valber Carvalho
23h Boi Brilho de São João/Romana (Z)
00h Boi de Coroatá (O)
01h Boi de Iguaíba (M)
Viva Anjo da Guarda
19h Tambor de Crioula de Joel
20h Show de César Roberto e Alberto Trabulsi
21h Boi de Cururupu da Vila Conceição (CM)
22h Boi de Palha (A)
23h Boi Brilho da Amizade (B)
00h Boi Brilho da Terra (O)
01h Boi de São José dos Índios (M)
Viva Bairro de Fátima
19h Tambor de Crioula de Paulinho
20h Boi Mocidade Axixaense (O)
21h Boi Unidos Venceremos (Z)
22h Boi Estrela de Bequimão (O)
23h Show de Rose Maranhão e Loba
00h Boi de Palha (A)
01h Boi de Ribamar de Matraca
Viva Cidade Operária
19h Dança do Boiadeiro Alegria de Dançar Estrela de Rodeio de Ribamar
20h Show de Luciana Pinheiro e Carlos Berg
21h Boi de Morros (O)
22h Boi Capricho do Bom Jesus (B)
23h Boizinho Tucum (O)
00h Grupo GDAM
01h Boi da Pindoba (M)
Viva Estiva
19h Dança do Boiadeiro Country Botão de Ouro do Maiobão
20h Boi de Dona Zeca (Z)
21h Show de Naldinho Pinheiro e Sarah di Fátima
22h Boi Brilho da Juventude (O)
23h Boi Capricho do Povo (B)
00h Boi Encanto do Olho D'Água (O)
01h Boi Brilho de São João do João Paulo (M)
Viva João Paulo
19h Cacuriá Brilho do Vinhais
20h Show do Grupo Mexerico
21h Boi Brilho da Amizade (B)
22h Boi de Cururupu de Eliézio (CM)
23h Boi da Maioba (M)
00h Brincadeira do Urubu
01h Boi Brilho da Ilha (O)
Viva Liberdade
19h Cacuriá da Vila Gorete
20h Boi de Redenção (O)
21h Show de Rogéryo du Maranhão
22h Boi Mocidade de Rosário (O)
23h Boi de Iguaíba (M)
00h Boi Trono de Ouro (O)
01h Boi Capricho do Bom Jesus (B)
Praça da Saudade (Madre Deus)
19h Boi Cururupu da Vila Conceição (CM)
20h Cacurelê
21h Show de Cris Campos e Chico Nô
22h Boi de São Simão (O)
23h Boi de Ribamar de Matraca
00h Boi Brilho da Liberdade (B)
01h Boi Brilho de Mirinzal (O) 
Viva Vila Embratel
19h Dança do Boiadeiro Bailão de Rodeio de Ribamar
20h Boi Lendas e Magias do Centro Histórico (O)
21h Boi Pirilampo (A)
22h Show de Paulinho Akomabu e Tadeu de Obatalá
23h Boi de São José dos Índios (M)
00h Caroço de Tutóia
01h Boi de Vargem Grande (O)
Vila Junina (São Luís Shopping - Av. Carlos Cunha, Jaracaty)
19h Dança Sertaneja Estrela de Prata
20h Folias Juninas (Os Foliões e Grupo Gamar)
21h Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
22h Show Mano Borges
23h Cacuriá de Dona Teté
00h Boi da Maioba (Matraca)
01h Boi Barrica (Alternativo)

Suplente do DEM espera assumir "em breve" vaga na Câmara Federal

                                                                              Suplente de deputado federal, o terapeuta Mario Henrique Borges de Souza, natural de Riolândia (São Paulo), que disputou a uma vaga pelo DEM na coligação "O Maranhão não pode parar F1" nas eleições de outubro de 2010, nutre concreta esperança de integrar "em breve" a bancada federal do estado na Câmara Federal.
    Em anúncio pago pulicado na edição deste sábado do jornal "Aqui-MA" do Diários Associados no Maranhão, o suplente Mario Henrique deixa o recado insinuante aos seus eleitores, em especial aos Clube das mães em São Luís e mais 136 dos 217 municípios maranhenses onde conquistou voto.
    A bancada maranhense que assumiu mandato em fevereiro deste ano conta com três suplentes: David Alves Silva (PR), chico Escórcio (PMDB) e Costa Ferreira(PSC), todos da mesma coligação. Mario Henrique declarou ter gasto R$ 26.641,00 na tentativa de ser eleito, cifra muito inferior a reeleitos como Gastão Vieira que declarou ter gasta quase um milhão em despesas de campanha. Com 1.774 votos obtidos no pleito, Mario Henrique está numa posição a perder de vista na lista de suplentes.

Suplente da Coligação “O Maranhão  não pode parar F1”:
Davi Alves Silva Júnior (PR) - 68.602 votos;
Chiquinho Escórcio (PMDB) - 53.547 votos;
Costa Ferreira (PSC) - 51.414 votos;
Ricardo Archer (PMDB) - 48.794 votos;
Paulo Marinho Jr. (PMDB) - 48.139 votos;
Monteiro (PT) - 42.929 votos;
Antônio Bacelar (PV) - 42.430 votos;
Lúcia (PV) - 31.772 votos;
Terezinha Fernandes (PT) - 24.501 votos;
Rodrigo Comerciário (PT) - 23.231 votos.

Ouvinte diz ser censurado na rádio São Luís AM

    Em carta dirigida ao D. Pêta, publicada na edição deste sábado do Jornal Pequeno (25/06/2011),o ouvinte Antonio Carlos denuncia censura praticada na Rádio São Luís AM, emissora pertencente ao grupo de comunicação Zildene Falcão. Veja abaixo a carta:
Caro Dr. Peta;
    É com bastante pesar e lamento que eu informo a sociedade maranhense que ainda existe em nosso Estado herdeiros da Ditadura Militar no meio radiofônico. Estou terminantemente proibido de participar da programação jornalística da Rádio São Luís, via telefone, à exceção dos programas específicos "Informativo Militar" e "Estação Ministério Público".
    Ainda assim, eu sou consultado sobrte o que vou falar antes de entrar no ar. A minha indignação fica por conta da inadissibilidade do fato. Em pleno século XXI, egos atrasados comandas concessões de meios de comunicação. Lamentável sobre todos os aspectos.
(Antonio Carlos - São Luís MA)

No claudiohumberto.com.br

TURISMO VOLTA A PAGAR FESTAS SUSPEITAS NO INTERIOR
Sem alarde, o ministro Pedro Novais (Turismo) voltou a liberar recursos para eventos, após a devassa da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal. Só em Minas a CGU e o MP investigaram 79 eventos, autorizados pelo Ministério do Turismo, financiados com emendas ao Orçamento de deputados federais e todos suspeitos de superfaturamento. Alguns inclusive não teriam sido realizados.
DINHEIRO NO RALO
Somente em 2009, quando iniciaram as investigações, mais de 1.500 eventos receberam cerca de R$ 250 milhões do Ministério do Turismo.

Manchetes dos jornais

Maranhão
AQUI-MA - Infância roubada
JORNAL PEQUENO - Ministro diz que o turismo "vai dar grande salto no Maranhão"
O ESTADO DO MARANHÃO -  Supremo mantém suspensa cobrança do IPTU de São Luís
TRIBUNA DO NORDESTE - Polícia federal investiga ataques de hackers
4º PODER - Oi engana maranhenses
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:14 fugitivos perigosos do entorno rondam o DFFOLHA DE SÃO PAULO:Governo aciona PF para investigar ataques de hackers
O ESTADO DE S. PAULO:Hacker faz novos ataques e PF entra na investigação
O ESTADO DE MINAS:Novos alvos da pirataria
O GLOBO:Brasil vive boom de compra de imóveis por estrangeiros
ZERO HORA:Novas mortes por gripe A mudam mapa de vacinação no RS
Regional
JORNAL DO COMMERCIO:Empate e vaias na Ilha
MEIO-NORTE:Piauí tem 8 mortos violentas em 24 horas
O POVO: Insegurança ronda a Praia do Futuro