1 de jul. de 2011

Na goela do Sarney

    José Sarney não engoliu até agora escolha de Flávio Dino para a presidência da Embratur. Quando é assim, garante quem conhece a alma de Sarney, ele pode até demorar um pouco, mas vai reagir.
Por Lauro Jardim do Radar On-line de VEJA

Historinha do Maranhão

    O desembargador Deoclides Mourão, tio do escritor, jornalista e poeta Gerardo Mello Mourão, fez acordo com Urbano Santos para candidatura ao governo. Eleito, Urbano não cumpriu o acordo. Deoclides mandou-lhe uma carta :
- Senhor governador, diz o povo que o homem se pega pela palavra, o boi pelo chifre e a vaca pelo rabo. Supondo não ter V.Exa. nenhum desses acessórios, não sei por onde começar.
Por Gaudêncio Torquato

São João 2011: Programação dos arraiais de São Luís desta sexta-feira,1º

Arraial da Maria Aragão (Av. Beira -Mar, Centro)
19h Dança do Coco Pirinã
20h Dança do Boiadeiro Fest Country
21h Show de Gabriel Melônio
22h Bumba-meu-boi de Leonardo (Z)
23h Bumba-meu-boi Mocidade de Rosário (O)
00h Bumba-meu-boi Capricho do Bom Jesus (B)
01h Bumba-meu-boi da Lua (O)
Barracão do Forró
19h – Sales do Acordeon
22h Trio AZT
Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen)
19 Boi da Lua
20 Boi de Apolônio
21 Boi de Sonhos
22 Show de Gargameu
23 Boi de Axixá
24 Boizinho Barrica
Praça Nauro Machado (Praia Grande, Centro)
19 Tambor de Crioula de Maria Simone
20 Barriquinha
21 Boi da Lua
22 Boi Novilho Branco
23 Boi de Leonardo
00 Boi de Upaon Açu
Canto da Cultura (Rua Portugal - Praia Grande, Centro)
19 Cacuriá Assa Cana do Sacavém
20 Tambor de Crioula de Paulinho
21 Boi Unidos de Santa Fé
22 Boi de São Simão
23 Boi de Apolônio
24 Boi de Sonhos

Ano I do Biotônico será comemorado ao vivo no UOL

Celso Borges, Otávio Rodrigues e Zeca Baleiro
    Com 31 programas no ar, publicados quinzenalmente na Rádio UOL, o BIOTÔNICO comemora 1 ano com uma edição especial, que será apresentada direto dos estúdios da TV UOL(http://tvuol.uol.com.br/aovivo/), na próxima terça-feira (5 de julho), às 17 horas. Criado e apresentado por Zeca Baleiro e os amigos Otávio Rodrigues, jornalista e dj, e Celso Borges, poeta e jornalista, o BIOTÔNICO tem formato de almanaque, com curiosidades, bate-papos, aforismos, poesia e muita música.
    E na edição especial de aniversário não será diferente. O trio preparou uma série de curiosidades sobre a produção do programa, revirou arquivos para rever comerciais antigos, mash ups e simpatias (eles prometem uma receita infalível pra manter a pessoa amada). O programa ainda terá poesia, interação com os internautas respondendo perguntas enviadas pela sala de bate-papo e participações especiais virtuais, gravadas especialmente para o Biotônico. Entre elas, o clipe de “Quero ser Cool” com a banda Les Pops, o clipe de “Nós”, produzido com Gerson da Conceição no estúdio Saravá, e “Compromisso”, canção do primeiro cd solo de Mauricio Pereira, gravado por ele e o pianista Daniel Szafran.
    Desde abril, quando o programa completou 1 ano oficialmente, Baleiro, Otávio e Celso lançaram duas enquetes para votação dos ouvintes. Desde então, já receberam as mais diversas sugestões para as playlists com as “10 melhores cantoras de óculos de todos os tempos" e as “10 letras mais bizarras", que serão divulgadas ao vivo, neste Biotônico 32.
    A edição de aniversário também será gravada e depois ficará disponível, na página do programa na Rádio UOL (http://www.radio.uol.com.br/#/programa/biotonico).
    Em um ano de programa, Baleiro, Otávio e Celso já entrevistaram nomes como Zélia Duncan, Maurício Kubrusly, Elifas Andreato, Lorena Calábria, Chico César, Odair José, Rita Ribeiro e Dr. Sócrates, mostraram raridades da música e velhos jingles, homenagearam poetas como Ricardo Corona, Vicente Huidobro e Kenneth Rexroth, e, como um bom almanaque, o BIOTÔNICO distribuiu simpatias, aforismos, adivinhas e trava-línguas, usando e abusando do imaginário popular brasileiro.
    Para assistir Biotônico Ao Vivo, 5 de julho, às 17 horas: http://tvuol.uol.com.br/aovivo/
    Para ouvir Biotônico na rádio UOL: http://www.radio.uol.com.br/#/programa/biotonico ouhttp://www.zecabaleiro.com.br/

João Dória Jr. diz que Pedro Novais "não está funcionando e não vai funcionar"

    O empresário e jornalista João Dória Jr. (foto) ministrou a palestra mais contundente entre as proferidas no lançamento do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, esta manhã, na capital paulista. Ele fez duras críticas ao ministro Pedro Novais e disse que os empresários do setor devem se mobilizar e protestar pela nomeação de outro ministro.
    “Depois de o turismo ter tido dirigentes como Walfrido, Jeanine e Caio Luiz de Carvalho, ter o Pedro Novais é um passo atrás. Ele não é adequado ao setor, não está funcionando e não vai funcionar. Diante das perspectivas do País, o turismo deveria ter o mais competente dos ministros, e não tem. Esse foi um dos únicos erros da presidente Dilma e vocês [empresários do segmento] não podem ficar em silêncio, pois senão estarão corroborando. Eu fico triste em ver o setor perder o ritmo excelente que vinha tendo. O ministro é inadequado e ruim para o Brasil”, disparou Dória Jr.
    O empresário citou ações que, na visão dele, são primordiais para o desenvolvimento do turismo a curto e médio prazos.
    São elas: programa de privatização dos portos similar ao dos aeroportos; investimento em sinalização turística, “opção barata, rápida e importante”; programa de apoio à reforma e construção de hotéis – “há dois anos não se constrói hotel em São Paulo e não há nenhum projeto nesse sentido”; qualificação da mão de obra turística com foco no ensino do idioma inglês; redução e eliminação de barreiras para o ingresso de estrangeiros; aumento na competitividade no transporte aéreo nacional; entre outras.
Do Panrotas

Zeca Belo é eleito para presidir Sincopen sem referência de qualidade

    Em quase vinte anos de existência, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Maranhão, Sincopem, teve apenas dois presidentes, Francsico de Assis Barros Carvalho e José Ribamar Barbosa Belo, o Zeca Belo. Na segunda-feira, 27, o empresário Zeca Belo foi novamente eleito para presidir a entidade.
    "Queremos fazer valer a representatividade do sindicato, que nossos empresários sejam respeitados e tenham oportunidade nas grandes obras públicas e privadas no estado", proclamou Belo após ser eleito em chapa única por 32 votos. O Sincopen tem 51 empresas filiadas gestada a partir da Associação das Construtoras Rodoviárias do Estado do Maranhão (Acrema).
    A intenção de Belo é legítima. Tão quanto aqueles que se servem da MA-202, estrada recuperada ao custo de R$ 4 milhões pela empresa de Zeca Belo, ligando o retorno da Forquilha à Beira-Rio, em Paço do Lumiar. Foi regiamente pago, considerando que em alguns trechos da rodovia estadual o asfalto foi apenas bisuntado.
    A obra se arrastou desde que Roseana Sarney retomou o governo para exercer o terceiro mandato, em abril de 2009. Inaugurada em junho do ano passada, a estrada apresenta pontos de decrepitude, com asfalto rachando e buracos em intervalos regulares ao longo do percurso. Belo costuma ser enfático na explanação de ideais. Esperava-se dele o mesmo na excelência do trabalho contratado pelo governo do estado para servir de referência. Belo não é exemplo.

Chico Buarque fala de "Tipo um baião", música do seu próximo CD


    O site oficial de Chico Buarque vai liberar, nesta sexta-feira (1º), a música inédita "Tipo um Baião", que faz parte do novo CD do músico, produzido pela gravadora Biscoito Fino. O site www.chicobastidores.com.br já disponibilizou um vídeo onde Chico fala sobre a música, aumentando ainda mais a ansiedade dos fãs pela liberação de "Tipo um Baião".
    Uma outra música do CD também já foi liberada pela gravadora por meio de uma promoção. Ao comprar o CD "Chico" antecipadamente pela página da Biscoito Fino, a pessoa recebe uma senha individual para ouvir a inédita "Querido Diário", conhecer todas as outras músicas antes do lançamento, assistir entrevistas com Chico Buarque, imagens dos bastidores e um documentário sobre as gravações.
    "Chico" será lançado no próximo dia 22 de julho. A obra tem 10 faixas, com participações especiais de João Bosco em "Sinhá", de Thais Gulin em "Se Eu Soubesse" e de Wilson das Neves em "Sou Eu", parceria de Chico e Ivan Lins já gravada por Diogo Nogueira.

Exército abre concurso com duas vagas para comunicação social

    O Departamento de Educação e Cultura do Exército lançou edital com 69 oportunidades a profissionais de Nível Superior. O concurso vai selecionar candidatos ao Curso de Formação de Oficiais do quadro complementar para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx),de 2012.
    As chances são para candidatos do sexo masculino e feminino nas seguintes áreas: Administração (10 vagas), Biblioteconomia (2), Ciências Contábeis (6), Comunicação Social (2), Direito (7), Enfermagem (5), Informática (14), Pedagogia (3), Psicologia (2), Veterinária (4) e licenciatura em Biologia (2), Espanhol (2), História (2), Inglês (4), Matemática (2) e Língua Portuguesa (2). Além de diploma comprovando a conclusão do curso, os candidatos devem ter registro profissional.
    O Exército também exige que os candidatos tenham idades entre 20 e 36 anos, tenham no mínimo 1,60m (aos homens) e 1,55m (mulheres). É proibida ainda a inscrição de grávidas, devido à incompatibilidade com os exercícios físicos exigidos no processo seletivo.
    As inscrições começarão no dia 25 de julho e vão até as 16h de 15 de agosto. Interessados devem acessar o site www.esfcex.ensino.eb.br/esfcex. A taxa de participação é de R$ 110.
De O DIA

0800 da Beija-Flor não convence imprensa oficial dos Sarney no Maranhão


Laíla e Neguinho vendem a Beija-Flor para os reis da soja

    Jornalistas ligados ao Sistema de Comunicação da familia Sarney e a aliados não estão convencidos de que a parceria entre o governo do estado e a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, seja toda na base do 0800 (confira aqui).
    Embora os diretores da escola neguem que o enredo terá o compasso do tilintar da moeda, não há quem acredite no poder de persuação do tema "São Luís 400 anos - O encantamento do Maranhão".
    Espécie de franchising do carnaval carioca a Beija-Flor de Nilópolis mal fechou as negociações com o governo do Maranhão para o tema que levará para a avenida em 2012 já se postou no balcão para fechar o tema de 2013. Será o estado Mato Grosso, do ex-"rei da soja" e senador Blairo Maggi (PR-MT), que poderá ser tema do Carnaval do 2013 da escola de samba carioca.  A mesma equipe técnica comanda por Laíla, com participação de Neguinho da Beija-Flor,  esteve em Cuiabá, nos últimos dias 9 e 10 de junho para iniciar as pesquisas visando à construção do enredo carnavalesco. O tema deve homenagear as belezas e os atrativos mato-grossenses. No Mato Grosso o produtor cultural Mario Zeferino faz a ponte.

Luminenses repudiam decisão do Tribunal de Justiça no caso Bia Aroso Venâncio

    O Movimento S.O.S. Paço do Lumiar – formado por 19 entidades – manifestou nesta quinta-feira (30), por meio de documento, uma nota de repúdio dos luminenses da decisão do Tribunal de Justiça que promoveu o retorno de Bia Venâncio à Prefeitura de Paço do Lumiar. A decisão foi considerada um aval à corrupção da administração pública da prefeita, com desvios de verbas na Previdência Social do Município (PrevPaço) e no Ministério das Cidades, perfazendo um total de mais de R$ 14 milhões.
    Segundo as entidades de Paço do Lumiar (veja lista abaixo), o argumento do Judiciário não tem elementos suficientes e nem fundamentação. “O processo que a prefeita responde na Comarca de Paço do Lumiar está farto de provas incontestáveis, que durante o período em que esteve no comando do Executivo Municipal desviou milhões de reais dos cofres públicos”, alerta o Movimento S.O.S. Paço do Lumiar.
    As provas a que se referem os luminenses têm a ver com uma fiscalização feita por auditores federais da Previdência Social no Instituto de Previdência de Paço do Lumiar, em outubro de 2010. Nela, foi constatada falsificações no Certificado de Regularidade Previdenciária, com valores de comprovantes de repasses desiguais com os depositados. Uma diferença de R$ 570.920,30.
    Em outra auditoria, Bia Venâncio é suspeita de desvio de dinheiro junto ao Ministério das Cidades com liberação de recursos no valor de R$ 13.677.909,00 para pavimentação de vias públicas nos bairros do município. De acordo com a nota de repúdio, as denúncias foram investigadas pela promotora Gabriela Tavernard com auxílio da Polícia Civil, “verificando-se formação de quadrilha, processos licitatórios fraudulentos, falsificação de documentos, desvio de dinheiro público”, entre outros crimes.
    “Vários documentos foram submetidos a exames grafotécnicos no Instituto de Criminalística (Icrim) que constatou a falsificação da assinatura do contador”, ressalta a nota das entidades do Movimento S.O.S. Paço do Lumiar. No final da nota de repúdio, o movimento reitera a continuidade da luta pela transparência na administração do município e por justiça; que pugna pelo afastamento da prefeita Bia Venâncio. “O Judiciário não pode ceder a chantagens de uma prefeita”.
As entidades que assinam a nota de repúdio são:
Associação de Moradores do Habitat Edinho Lobão
Associação de Moradores do Conjunto Silvânia
Associação de Mulheres de Paço do Lumiar
Associação de Moradores Comunitária do Conjunto Roseana Sarney
Associação Beneficente Nacional Peniel
Associação Beneficente dos Moradores do Rio São João e Adjacências
Centro do Parque Copacabana Cultura Popular
Conselho Comunitário dos Paranãs
Coordenação do Movimento Paço do Lumiar
Grupo Independente do Loteamento Alta Paranã
Grupo de Mulheres de Paço do Lumiar
Grupo Solidariedade em Defesa da Ética e Cidadania de Paço do Lumiar
Igreja Católica Sagrada Família
Igreja Assembléia de Deus
Instituto Cristão de Edcuação e Assitência ao Menor Carente
União dos Moradores do Maiobão
União de Moradores da Vila Epitácio Cafeteira
União de Moradores da Vila Gaspar

Manchetes dos jornais

Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO - Juízes terão prazo de 15 dias para provar residência
O IMPARCIAL - Bando sequestra família para assaltar banco
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Preço de carro zero no DF cai até 12% em 2011
FOLHA DE S. PAULO:De Havana, Chávez conta pela TV que tem câncer
O ESTADO DE MINAS:Descaso, protesto e caos, ou seja,mais do mesmo
O ESTADO DE S. PAULO:Banda larga popular começa a ser oferecida em outubro
O GLOBO:STF livra juízes de dar expediente integral
VALOR:Massa salarial ainda cresce 8% ao ano
ZERO HORA:Para evitar desgaste, Piratini recua na inspeção veicular
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Internet a R$ 35 chega em 90 dias
JORNAL DO COMMERCIO:Prefeituras desprezam verba de saneamento
MEIO-NORTE:HU abre com temporários e vai ter emergência
O POVO:Cinco pessoas da mesma famílias morrem em acidente