13 de jun. de 2011

Brasil lança foguetes de treinamento no Maranhão

    O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, faz nesta segunda-feira (13) a Operação Falcão 1. Serão lançados dois foguetes de treinamento (FTB). É a primeira de uma série de lançamentos prevista para este ano. A primeira fase vai até o dia 22 de junho e terá um total de quatro foguetes lançados.
    As próximas etapas devem ocorrer de 1º a 10 de agosto e de 24 de outubro a 2 de novembro. Os treinamentos proporcionados pelas campanhas de lançamento dos veículos FTB viabilizam a preparação do centro para operações de maior porte, com é o caso do veículo lançador de satélites (VLS), uma família de foguetes desenvolvida no Brasil com a finalidade de colocar um satélite na órbita da Terra.
    O coronel Ricardo Rangel, da Força Aérea Brasileira, explica que essas operações são fundamentais para os Centros de Lançamento, pois permitem o treinamento das equipes técnicas, a manutenção dos meios operacionais e a identificação de novos procedimentos técnicos, incluindo as áreas de preparação, integração, lançamento, rastreio, coordenação operacional, meios aéreos e marítimos de esclarecimento, mecanismos de resgate e evacuação aeromédica, segurança de superfície e de voo.
    Segundo a Agência Força Aérea, os FTB têm comprimento total de 3,05 m. Na Operação Falcão 1 não serão levados experimentos a bordo em nenhum dos dois foguetes, embora haja disponibilidade de 5 kg de carga útil em cada lançamento, com possibilidade de transmissão dos dados para as estações de solo.
Com informações R-7

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!