21 de mar. de 2010

Autor de homenagem a Sarney tem folha corrida recheada de crimes

O nem tão jovem Ruy Oliveira Pires (foto), 36 anos, assessor especial da Secretaria de Estado Esportes e Juventude, preside o Conselho Estadual de Juventude, CEJOVEM. Nessa condição organizou a homenagem ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no espaço Renascença na sexta-feira passada.

Ruy Pires está cogitado para suceder o secretário Roberto Costa, apadrinhado do vice-governador João Alberto (PMDB), que se desincompatibilizará para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele figura como protagonista no processo sobre desvio de recursos na União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Luís, UMES.

O escândalo veio à tona em 2002. O inquérito policial 7460/00 resultou no processo de Nº 372001 que se encontra na Primeira Vara de Justiça Criminal da Capital. Junto com Pires, 18 pessoas foram indiciadas pela Primeira Promotoria de Justiça Criminal. Elas são acusadas de estelionato, apropriação indébita, furto qualificado, formação de quadrilha, entre outros.

No entendimento de ao menos cinco promotores de Justiça os indiciados utilizaram diversas inatividades criminosas. A polícia apurou que eles lesaram centenas de pessoas para obter vantagens ilícitas. Arquivado por razões estranhas, o processo contra Pires foi reativado em novembro do ano passado.

Nos autos do processo, Pires figura como fraudador da ata da eleição que o tornou presidente da entidade entre 1994 e 1996. Como assessor de Costa, Pires foi guindado à presidência do Conselho Estadual de Juventude.

Na sexta-feira ele viveu seu momento de glória. Coroou uma movimentação que vem alinhavando desde que passou a fazer parte da equipe de Roberto Costa e presidir o CEJOVEM. Usa como cooptação viagens a Brasília e outros artifícios turbinados com recursos públicos.

A homenagem ao senador acusado de esconder nomeações em atos secretos, chefe de um poder oligárquico que se pretende perpétuo, não condiz com o espírito de liberdade inerente à juventude. Com quase rugas de corrupção, Pires trava o curso da história com a reverência ao caquético. Longe dele cometer o crime de lesa-majestade.

Na folha corrida de Ruy Pires constam práticas criminosas como emissão de cheques sem fundos;fraude em notas fiscais e outros incursos nesse universo que não abomina. Mais detalhes da  folha corrida do presidente do CEJOVEM pode ser encontrada no Blog Acorda Alice

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!