25 de mar. de 2010

José Sarney retira mausoléu do Convento das Mercês

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu retirar o mausoléu que mantinha nas dependências do Convento das Mercês onde funciona a Fundação que leva o nome do ex-presidente da República. Apontado como símbolo máximo do culto ao ego, o mausoléu em granito preto cedeu lugar para um fosso aberto em um pátio do convento do século XVII erguido pela Real Sagrada e Militar Ordem dos Mercedários.

Há outro fosso a olhos vistos nas contas da fundação criada em 1990 pelo ex-presidente da Nova República. Desde que foi abatida por denúncias de desvio de R$ 500 mil da Lei Rounet, a fundação sobrevive praticamente das finanças do senador.

Não bastassem as paredes carcomidas pelas intempéries, na tarde de terça-feira todo os estandes onde estavam expostos retratos da trajetória do político maranhense foram jogados ao chão por um vendaval. O administrador do local, Raimundo, disse que estava providenciando a substituição dos estandes desmontados.

As peças da memória política de José Sarney se deterioram. Os dois automóveis que o serviram no exercício do mandato de cinco anos na Presidência da República apresentam ferrugens em vários pontos. O mais depredado é a caravan de placa MS 0412, do DF-Brasília.

No interior das salas do Convento das Mercês, patrimônio público estadual, na quinta-feira, 24, um pedreiro sem equipamento de segurança rebocava as paredes, solitariamente,  fora do horário de expediente da Fundação José Sarney. Presidida pelo acadêmico – da AML, Joaquim Itapary, ex-secretário do Ministério da cultura no governo Sarney, a Fundação mantém a Escola de Música do Bom Menino com ajuda da CEMAR.

Sarney contava com um empurrãzinho de Lula para conquistar um padrinho para a Fundação. Na Assembleia Legislativa do Maranhão os deputados da base da governadora Roseana Sarney, entre eles o deputado imortal Joaquim Haickel, apresentou proposto para que o estado bancasse a fundação. Se repassar os recursos para a Fundação do pai, Roseana vai indignar os colegas acadêmicos tupiniquins, que de pires na mão aguardam a subvenção suspenda pela governadora.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!