5 de abr. de 2010

Operário morre ao despencar de cabine na Alumar, Sindmetal denuncia exploração

O operador de máquina da Alumar, Jefferson dos Santos Alves, 48 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira depois de despencar de uma altura de mais de dez metros junto com a cabine carregadeira em que trabalhava. Com a queda, o operário teve várias perfurações pelo corpo e morte instantânea.


Jefferson dos Santos Alves fazia parte da turma que cumpre o turno da meia-noite, que tem início à zero hora e se prolonga até as seis da manhã. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Maranhão, Sindmetal, os operários que trabalham neste turno são sacrificados por cumprir uma tabela de seis dias consecutivos, com alternância de apenas dois dias. O Sindicato não concorda com o horário e não reconhece o turno em sua convenção trabalhista.


O Sindmetal anunciou que vai acompanhar a família no processo de indenização. Além do mais, integrantes da diretoria do Sindmetal voltaram a alertar sobre o turno que prejudica os trabalhadores.


No ano passado também na Alumar foi registrada uma morte em condições semelhantes com um operário do mesmo turno, só que do quadro de contratados. Jefferson dos Santos Alves era natural de Penalva, na Baixada Maranhense, aonde será enterrado nesta terça-feira pela manhã. O corpo do funcionário da Alumar foi velado na antiga sede do SESI, no bairro da Alemanha, em São Luís na tarde desta segunda-feira.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse turno da noite que você se refere na verdade tem inicio as 23:30hs e termina as 07:30hs numa sequencia de seis dias e dois dias de folga, é conhecido como o "turno da morte", pois o trabalhador é submetido a uma grande jornada de trabalho e pouco descanso e nehum convivio com seus familiares. Essa é a Alumar que poucos conhecem, pois ela faz uma campanha de boazinha e na verdade é uma vilã.

Anônimo disse...

ele era meu tio e ele tinha 38 anos e não 48

Anônimo disse...

Nome correto: Jefferson dos Santos Ayres.

Anônimo disse...

Já trabalhei em horarios bem piores que esses nas contratadas se os funcionarios da ALUMAR são tratados assi, imagine os das contratadas...
o horário era das 17h ás 04 da manhã e tambem das 19h as 07 da manhã será que era dificil...

Anônimo disse...

concordo, o das contratadas sao feito cachorros...

Anônimo disse...

meus pesames para os familiares,tambem sou fucionario da ALUMAR,estou doente,estou afastado,e muitos estão afastados,e muitos estão doente trabalhando.quando saem da empresa,as veses morrem. produtos quimicos etc...digo porque eu sei.

Anônimo disse...

Sai desta empresa por que optei por viver,depois de 12 anos de trabalho escravo.

Anônimo disse...

é triste e lamentavél,conheço os familiares do jeferson,sou de penalva, é triste ter que lembrar a forma de como ele morreu,muito triste e lamentavél.

Anônimo disse...

ESTIVE VÁRIAS VEZES COM O JEFERSON E ELE ERA UMA PESSOA MUITO ANIMADA,AMAVA MUITO SEUS 4 FILHOS MERECIA ESTAR VIVO,E TINHA MUITOS AMIGOS,NÃO MERECIA ESTAR MORTO.SAIR DO CHÃO QUANDO FIQUEI SABENDO DA SUA MORTE,ATÉ HOJE CHORO QUANDO PENSO QUE ELE NÃO ESTAR MAIS AQUI NA TERRA.

Postar um comentário

Comente aqui!!!