10 de mai. de 2010

Emigração no Maranhão é ainda uma das maiores do país

Ao menos 70% dos municípios maranhenses registram índice de emigração superior à media nacional. Isso corresponde a uma movimentação de saída em 151 municípios maranhenses.

     A confirmação desse dado será feita pelo Censo Demográfico 2010 que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, inicia no dia 1° de agosto deste ano.

     Por conta dessa peculiaridade o município de Gonçalves Dias, no Maranhão, foi um dos dois escolhidos no país para realizar o teste de pré-coleta do Censo Demográfico 2010. O outro município escolhido para o teste pertencente ao estado de São Paulo.

     Segundo o diretor da unidade estadual do instituto no Maranhão, Marcelo Virginio de Melo, parte dessa movimentação da população é de trabalhadores que migram para estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Lá eles são absorvidos, principalmente, no trabalho do corte de cana de açúcar.

1 comentários:

Evandro Araújo disse...

Prezado Henrique, um dos fatores que ainda contribui e contribuiu ao longo dos anos a movimentação de maranhense da sua localidade de origem para outros grandes centros, na região do médio Meraim, pois cada localidade deve ter sua própria peculariedade, foram as cheias do Rio Mearim e a farta mão de obra com a perda dignidade,ociosas que se entregam a bebida, promiscuidade e com qualificação para execerem serviço rudementares. Digo isso por vivenciar e ser um dos números deste índices de mobilidade. Até a década de 80 e meado de 90 um outro fato era ausência de escolas de 2º grau e Universidades, muito embora falte cursos direcionados ou específicos para o aproveitamento da potencialidade de cada região hoje, este item, já não preponderante.Mas precisa expandir na formaçção técnica ou tecnologica, pois a automação de serviço está bem perto.

Postar um comentário

Comente aqui!!!