8 de mai. de 2010

Escórcio tenta inflar candidatura de Roseana em Açailândia com candidata inelegível

O município de Açailândia terá ao menos três candidatos de peso a deputado estadual nas eleições de outubro. Irmão Carlos (PSDB), que tentará a reeleição; Gleide Santos (PMDB), ex-prefeita por nove meses em 2003; e Bebeto Alves (PDT), ora envolvido em uma disputa intestina pelo apoio do prefeito tucano Ildemar Gonçalves (foto).

Dos três, Gleide Santos é a muleta provável de Roseana Sarney no município de Açailândia. Monitorada pelo ex-secretário de Relações Institucionais em Brasília, Chiquinho Escórcio (PMDB), candidato a deputado federal, Gleide tem problemas de inegibilidade. Com contas rejeitadas pela Câmara a ex-prefeita titubeia em entrar na disputa. Ainda mais sem o apoio de líderes que inflaram sua votação na eleição de 2008, como Deusdete Sampaio (PDT).

Ildemar Gonçalves está mesmo inclinado em apoiar um sobrinho, Segiomar dos Santos, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ressabiado depois do rompimento com o vereador Juscelino Oliveira (PP), Gonçalves pretende contribuir para eleger os seus mesmos.

O prefeito de Açailândia não é um exemplo de aglutinador das forças políticas do município. Pelo contrário. Tucano convicto, deve marchar com o candidato do partido ao governo, provavelmente Jackson Lago. Com avaliação regular no município, Gonçalves deve fazer valer a máxima do vereador caxiense Catulé: "governo é como cobra, pode estar morta, mas mete medo".

Já o palanque de Roseana, com Gleide ou sem Gleide, é puro carvão em Açailândia. No município, um bairro inteiro, o Pequiá de Baixo, se movimenta contra as cinco siderurgias filiadas ao sindicato dirigido por Cláudio Azevedo, um aliado de Roseana Sarney cotado para ocupar a Secretaria de Estado de Agricultura no primeiro momento do governo. Azevedo declinou do convite em prol de seus negócios com a siderurgia que ora expulsa 385 famílias das suas causas por não suportarem mais tamanha poluição.

Com informações do Blog Sem Censura, de Wilton Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!