1 de mai. de 2010

PP do Maranhão se decidiu por Dilma via Roseana

     Levantamento da Folha de S. Paulo publicado em reportagem da edição deste 1º de maio aponta o PP do Maranhão como tendente a integrar a aliança dilmista. Não há apenas uma tendência, o Partido Progressista é um aliado inato do grupo Sarney e, por conseqüência, vai apoiar a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro deste ano.

     A decisão de subir no palanque de Dilma Rousseff (PT) pelas mãos de Roseana Sarney (PMDB) é definitiva entre os progressistas tupiniquins. Presidente estadual do PP, o deputado federal Waldir Maranhão (Foto), que até o início de abril ocupou a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia, de polpudo orçamento, não deu sinal de algum pendor pelos serristas.

     O deputado é um dos 50 vogais da Executiva Nacional do PP. Maranhão e o deputado estadual Hélio Soares, segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, integram o diretório nacional do partido.

     Na Assembleia Legislativa o PP integra o Bloco Parlamentar Democrático. Dois outros deputados progressistas integram a base parlamentar de apoio da governadora Roseana Sarney: Fátima Vieira e João Batista. Vieira, filha do deputado federal José Vieira, também do PP, decidiu cair fora do cenário político. Fenômeno eleitoral da região tocantina, o depuado Batista tem dificuldades na reeleição diante do turbilhão de conterrâneos que almejam cargo idêntico na vida pública.

     Se o presidente nacional do PP, deputado Francisco Dorneles (RJ), for vice de Serra, a situação do PP se complica no estado. Afinal, Roseana conta com o PP para ter a hegemonia na propaganda gratuita de TV, assim como a companheira Dilma. Ex-candidato a prefeito de São Luís nas eleições de 2008, Maranhão conquistou apenas 2.644 votos correspondente da 0,54% dos válidos.

     O PP tem o segundo maior número de filiados entre os 27 partidos políticos brasileiros. Supera PSDB e PT e fica abaixo apenas do PMDB. Das 553 prefeituras que o partido elegeu em 2008,o Maranhão tem apenas 16, pouco mais de 2%. A partir desses números puros, pode-se afirmar que o PP maranhense terá peso pena na decisão de Dornelles sobre qual palanque dos presidenciáveis optará.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!