11 de set. de 2010

Uma vítima da revolução na educação em plena Baixada Maranhense

Luanderson dos Santos Gaspar é um jovem de 17 anos, com aparência de idade muito menor, maranhense, nascido em Bequimão, município de Baixada Maranhense, que estranha completamente o que seja facebook, orkut,msn, etc.
     Como ele, outras dezenas de adolescentes estudantes do Centro de Ensino Manoel Beckman desconhecem o que sejam redes sociais ou qualquer sinonímia envolvendo o mundo da informática e da rede de computadores universal.
     Como pessoa, Luanderson nem mesmo sabe a precisão de navegar. Sobrevive com os pais no município com um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Tanto que não dá para praticar a compra local da merenda escolar diante da total ausência de produção de alimentos. Nem o peixe acessível na maré basta para chegar à mesa de muitas famílias no município.
     Luanderson já é cidadão emancipado. Exercerá o direito sagrado do voto em 3 de outubro. Não secreta seu voto. O traz na ponta da língua: nome e número binário no ato. Para acionar os demais na urna eletrônica precisará da cola, no caso sem a pecha ilegal que o acossa na escola.
     O jovem bequimaoense nunca entrou em uma lan-house. Sabe da sua existência.tanto quanto as máquinas, todas quebradas desde tempos imemoriais. Junho, julho...faz tempo que só uns quatro de sua turma acessam a sala de informática. São aqueles que sabem "mexer" com elas.
      No entanto, um ou dois cliques sobre o ícone do internet explored ou mozilla mudariam completamente a vida de Luanderson, quando então ele tomaria conhecimento da revolução vitual apregoada pelo governo do Maranhão que o toma como alvo. Tão real quanto a nuvem de fundo visual do windows nos computadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!