30 de nov de 2010

Morre autor de famoso jingle da Varig

    O jingle "Estrela Brasileira", de Caetano Zammataro Neto, foi cantado até pela Xuxa. Fez tanto sucesso que, no início desta década, acabou retomado pela empresa.
    Caetano Zamma, como era conhecido, foi músico e compositor. Teve obra gravada pelo cantor Agostinho dos Santos e, até recentemente, trabalhou com canções publicitárias, como a que fez para a Jovem Pan para a cobertura da Copa de 2006.
    A carreira ele começou como locutor na rádio São Paulo, até que aos poucos foi migrando para a música. Muitos na família do pai, dono de uma olaria, tocavam algum instrumento ou cantavam.
    Em 1962, acompanhou o grupo de músicos brasileiros que se apresentou no histórico concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York. Como tinha um amigo nos EUA, decidiu ficar por lá trabalhando com produção.
    No Brasil, passou pela Bandeirantes e por empresas de publicidade. Sua casa em São Paulo era um ponto de encontro e foi o local onde jurados avaliaram as músicas inscritas para o Festival da Excelsior de 1965. Ele foi produtor musical da emissora.
    No começo do mês, debilitado e em cadeira de rodas, lançou um livro sobre sua carreira. O marcador de páginas traz uma frase sua: "Música e amor nascem do nada, vêm de repente e vivem com a gente para sempre".
    Morreu na segunda (22), aos 75, de câncer de garganta. Deixa viúva, três filhos e dois netos. A missa de sétimo dia será hoje, às 19h, no colégio São Luís, em São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!